Claudio Seto: mudanças entre as edições

De
(New page: '''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais ...)
 
Sem resumo de edição
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Claudio_seto250.jpg|center|frame|Claudo Seto.]]
'''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um [[polímata]] brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de [[quadrinhos]] no Brasil), poesia, fotografia, [[animação cultural]] e [[bonsai|bonsaísmo]].
'''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um [[polímata]] brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de [[quadrinhos]] no Brasil), poesia, fotografia, [[animação cultural]] e [[bonsai|bonsaísmo]].


Linha 46: Linha 48:
[[Categoria:Personalidades]]
[[Categoria:Personalidades]]
[[Categoria:Descendentes]]
[[Categoria:Descendentes]]
[[Categoria:Cultura japonesa]]

Edição atual tal como às 20h37min de 11 de julho de 2010

Claudo Seto.

Claudio Seto (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de quadrinhos no Brasil), poesia, fotografia, animação cultural e bonsaísmo.

Nasceu em Guaiçara, interior de São Paulo, em 1944. Introduziu o estilo mangá nos quadrinhos brasileiros em 1963, quando passou a a trabalhar na Editora Edrel, com as publicações "O Samurai" e "Ninja - o Samurai Mágico", que tinham seu texto e desenhos.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Em 1975, depois do fim da Edrel devido a censura ditatorial, Seto retornou a sua cidade natal, onde foi eleito vereador por duas gestões. Seu último livro foi "Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão", publicado pela Devir.

Origem do nome

O nome Claudio Seto foi adotado por Chuji a fim de receber um diploma no curso primário. Na época, na escola rural de Jundiaí, no bairro do Engordadouro, não entregavam diploma para pagãos (Chuji era budista). Chuji, e mais meia dúzia de nisseis que estudavam lá, foram devidamente catequizados como faziam com índios na época colonial. Cláudio era o nome de seu irmão gêmeo que na época estava morando no Japão. O mestre descreveu-se, numa entrevista, como um "falso Cláudio Seto". (A atriz Suzana Vieira tem a história semelhante a deles.)

Carreira

O nome Claudio Seto também foi pseudônimo comum dos irmãos Cláudio e Chuji Seto, quando faziam quadrinhos para a Editora Edrel. Chuji passou a infância no Japão, onde visitava o estúdio de Osamu Tezuka e Cláudio foi discípulo de Sanpei Shirato. Na época da Edrel, eles fundaram em Curitiba o estúdio Seto Produções Artísticas e criaram personagens inspirados no que se produzia no Japão daquela época. Em 1978, Seto passou a fazer parte da Editora Grafipar de Curitiba, onde trouxe de volta sua personagem Maria Erótica que era publicada pela Edrel<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>, republicou suas histórias de Samurai e voltou a desenhar mangás com seu Super-Pinóquio (claramente inspirado em Astro Boy de Osamu Tezuka)<ref>Predefinição:Citar web</ref>, criou também a personagem Katy Apache, inspirada na personagem de Raquel Welch no faroeste Hannie Caulder de 1971, onde vestia apenas um poncho.<ref>Predefinição:Citar web</ref>. Foi conselheiro da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), na época de sua fundação em 1984, e depois foi presidente da unidade Paraná da mesma.<ref>http://www.abrademi.com/claudioseto.html</ref> Claudio Seto faleceu em 15 de novembro de 2008 vítima de AVC.<ref>Morre Claudio Seto</ref> <ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre o Quadrinista Claudio Seto</ref> Predefinição:Ref-section

Ver Também

Predefinição:Links

Predefinição:Esboço-artista-bd Predefinição:Esboço-mangá Predefinição:Portal3