A lenda Saiyuki

De Nikkeypedia

[editar] A lenda Saiyuki

A lenda Saiyuki.
A lenda Saiyuki.


[editar] Lenda

Muito antes de Dragon Ball, o nome Son Goku já era bastante conhecido no Japão. De acordo com o Saiyuki (Uma viagem para o Oeste), romance épico escrito na China no século 16, Son Goku era o rei dos macacos, dotado de enorme força, imortal e invulnerável. Também tinha a seu favor várias armas e artes mágicas, como o Nyoibo, um bastão mágico que se podia esticar até o infinito e a Kintoun, a arte de voar montado numa nuvem magica dourada. Um dia, orgulhoso da sua enorme força, Son Goku tentou dominar o mundo dos deuses. Buda então propôs o seguinte: se Son Goku conseguisse ir além do domínio do poder de Buda, receberia o domínio do Céu. Son Goku então voou o mais longe possível com a sua nuvem até chegar a um lugar com cinco montanhas, deixou lá a sua marca e voltou para onde estava Buda. Buda então mostrou um dos seus dedos que estava com a marca deixada por Son Goku. As tais montanhas nada mais eram que os dedos de Buda. Perdendo a aposta, Goku foi preso num rochedo nas montanhas mais longínquas (Montanha Pauzo). Quinhentos anos depois, ele foi libertado pelo monge Sanzô (Bulma) e com o seu grupo, formado também pelo porco Cho Hakkai (Oolong) e pela criatura aquática (muitas vezes representada por um "K", um ente lendário) Sa Gojô (Yamacha), ele parte para a Índia a fim de receber o livro sagrado de Buda e redimir-se. No meio do caminho, eles têm muitas aventuras enfrentando terríveis demónios e monstros, mas Son Goku arranjava sempre maneira de derrotá-los com a sua força e esperteza. No começo, Son Goku não obedecia às instruções de Sanzô (Bulma), mas este enganou-o fazendo-o colocar um aro que apertava a cabeça do macaco ao ser entoada uma fórmula mágica, causando-lhe grande dor. Só assim Sanzô conseguia manter Goku sob o seu comando.

Basicamente, esta lenda conta a história de um macaquinho que morava no céu e que se chamava Son Goku. Ele possuía poderes mágicos e flutuava em cima de uma nuvem chamada Kintoun. Muito irrequieto, Goku só fazia asneiras, comia e lutava contra os deuses que, para castigá-lo, mandaram-no para a Terra. Para voltar ao mundo celestial ele precisava fazer boas acções e uma delas era ajudar o monge Sanzô (Bulma) na sua jornada pela iluminação espiritual (reunir as 7 Bolas de Cristal).

Explicação e correspondência entre Dragon Ball e a Lenda Saiyuki

Em harmonia com a lenda Saiyuki, Toriyama ajustou os seus personagens de apoio para substitutos dos companheiros tradicionais de Son Goku na sua aventura. Bulma vai para o lugar de Sanzô, o monge, Oolong toma o lugar de Hakkai, o porco; e Yamcha é Gojô, o monstro do rio. Os paralelos são quase exactos, com pequenas variações - na lenda original de Saiyuki, o Son Goku é obrigado a trabalhar para Sanzô por causa de um aro que apertava a cabeça do macaco ao ser entoada uma fórmula mágica, causando-lhe grande dor. No mundo de Toriyama, Oolong é quem recebe a ordem repressora de Bulma (Bombom PP). Até o objectivo do grupo de reunir as Bolas de Cristal se deve á busca de Son Goku e os seus companheiros pelos sutras sagrados e sem preço. As Bolas de Cristal têm o poder de realizar os sonhos – que certamente não têm preço. Mas aparentemente, a ideia original de Dragon Ball não foi além dessa primeira jornada estilo Saiyuki pelas Bolas de Cristal. "No começo, eu planeava terminar Dragon Ball quando todas as esferas fossem reunidas."

Ferramentas pessoais