Agostinho Shibata

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:13, 24 Outubro 2008 (editar)
Brunosavi (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (11:49, 3 Novembro 2008) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

 
Linha 22: Linha 22:
[[Categoria:Descendentes]] [[Categoria:Descendentes]]
 +[[Categoria:Personalidades]]

Revisão atual

O primeiro Brigadeiro-de-Infantaria da história da Aeronáutica, Agostinho Shibata, é também um descendente que considera o ano de 2008 um momento de resgate da história dos seus antepassados. O pai dele, Yoshio Shibata, nasceu em Hokkaido, no norte do Japão e chegou em Santos no ano de 1927 no navio “Brasil-Maru”. “É uma honra para nós, descendentes, esse reconhecimento da história dos nossos pais e da contribuição deles para o Brasil”.

Até os seis anos de idade, o menino Agostinho falava apenas japonês e teve uma infância na lavoura de arroz na cidade de Registro (SP), onde nasceu. Depois de chegar ao primário, teve as primeiras aulas em português.

Para ele, a importância que os pais deram ao estudo foi primordial para que pudesse ingressar no concorrido curso para cadete da Aeronáutica. Depois, a influência das raízes continuou sendo importante para sua vida profissional. “Sempre associei alguns princípios transmitidos pelos meus pais à vida na caserna, o que me ajudou demais, como o respeito ao próximo e a atenção especial aos mais experientes”.


O Brigadeiro cita também que hierarquia e disciplina se aprende bem nos lares nipônicos. Neste ano, o Oficial-General teve a oportunidade de acompanhar o Comandante da Aeronáutica em solenidades especiais alusivas ao centenário da imigração. “Foi emocionante conhecer mais da terra dos meus pais e imaginar como foi a trajetória deles até o Brasil”.

[editar] Predefinição:Ligações externas

Fonte: Ten Luiz Cláudio Ferreira
Ferramentas pessoais