Akeo Uehara Yogui

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:14, 14 Maio 2008 (editar)
Anexar (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 13:14, 14 Maio 2008 (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
Akeo Uehara Yogui Akeo Uehara Yogui
- 
[[Image:Akeo_Uehara_Yogui_3.1.JPG]] [[Image:Akeo_Uehara_Yogui_3.1.JPG]]
Desde 27/03/08 é o Presidente eleito da [[Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil - Kenren]]. Desde 27/03/08 é o Presidente eleito da [[Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil - Kenren]].

Revisão de 13:14, 14 Maio 2008

Akeo Uehara Yogui Image:Akeo_Uehara_Yogui_3.1.JPG Desde 27/03/08 é o Presidente eleito da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil - Kenren.

Êle é o primeiro nissei e também o primeiro okinawano que ocupa este cargo.

Os pais Taro e Tome Yogui tiveram 7 filhos:

Hatsutaro (falecido), Misako Teruya, Tetsuo, Shizue Uehara e em 26/02/1944 nasceu o Akeo em Paulinópolis, Comarca de Pompéia estado de São Paulo, Mario Minoru e finalmente Tadashi (falecido).

O curso primário êle completou no grupo escolar que tinha na fazenda que ficava a 17 kilometros da cidade de Flórida Paulista. Ficou 2 anos sem estudar pois não tinha ginásio na fazenda, assim em fins de 1957 já com 13 anos, os pais resolveram mudar para São Paulo, pois perceberam que isso era essencial para viabilizar os estudos dos filhos.

Só a partir de 1958 começou no ginásio à noite, assim também fez o curso cientítfico, sempre trabalhando de dia, para ajudar a família. Ficou um ano sem estudar para depois fazer cursinho e entrou em 1968 na Faculdade de Engenharia Mauá, que completou dando aulas particulares e fazendo estagio, por indicação de seu irmão, na Politécnica da USP.

No meio do ano de 1972 a mãe faleceu e assim não chegou a assistir a sua formatura.

Quando anunciou ao pai a diplomação ouviu a seguinte recomendação: "Você se formou, este diploma só terá valor se você puder fazer algo para a Sociedade, se você usar só para sua sobrevivencia não vai valer nada". [[Image:Akeo_Uehara_Yogui_3.JPG|thumb|left|250px|] Com esta frase bem digerida começou a trabalhar para tercerios mas já em 1974 montou a Engenharia e Construtora Obra Geral Ltda, que inicialmente oferecia mão de obra para outras empreiteiras de obras particulares e públicas. Assim que conseguiu um pouco de capital começou a executar toda a obra´privada ou pública e finalmente começou a fazer incorporações próprias, mas como os filhos não queriam seguir o caminho desativou a firma em 2003.

Do casamento com Maria Iroko (Uehara) Yogui nasceram Adriano Akihiro formado em Administração de Empresas pela Faculdade Osvaldo Cruz, Lilian Sayuri (Yogui) Kishimoto, formado em Administração de Empresas pela UNIP e Alan Akeo que está estudandoComercio exterior.

Começou a trabalhar pelas entidades da comunidade em 93/95 quando se tornou Vice Presidente da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria e Presidente da Comissão de Viabilização da Sede Própria e virou Presidente da Entidade em 95/97 e reeleito para 97/99.

Na [[Associação Okinawa Kenjin do Brasil]] se tornou em 93/97 Diretor de SEde, 97/98 Diretor Secretário, 00/00 3º Vice Presidente, 00/04 1º Vice Presidente e em 2005 até hoje Presidente.

[[Image:Akeo_Uehara_Yogui_3.JPG|thumb|right|250px|]

Na Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil - Kenrenfoi de 2005/08 Vice Presidente e atualmente Presidente.


fazer obras próprias começando a fazer mã

Ferramentas pessoais