Aomori

De Nikkeypedia

Província de Aomori (青森県)
Província de Aomori (青森県)

Aomori (japonês: 青森県; Aomoriken ou Aomori-ken) é uma província do Japão localizada na região de Tohoku. A sua capital é a cidade de Aomori.

Conteúdo

História

Geografia

Aomori situa-se no extremo norte de Honshu. Está separada de Hokkaido apenas pelo Estreito de Tsugaru. Faz fronteira com a província de Akita e de Iwate ao sul. A localidade de Oma, situada na Península Shimokita, em forma de machado, é o ponto mais setentrional de Honshu.

Economia

A província de Aomori produz aproximadamente metade das maçãs do Japão, os considerados melhores Nagaimo, um tipo de batata, alho. Além da agricultura, as principais indústrias de Aomori são a da pesca(principalmente na região de Hachinohe) e a engenharia florestal(na região próxima a Hirosaki). Vale ressaltar que é um dos "polos" turisticos do Japão, por causa dos festivais de inverno(onde teve o maior boneco de neve do mundo), e o principal festival de verão do Japão, o Nebuta Matsuri, além dos pratos típicos, dada a boa agricultura e pesca.

Demografia

Cidades

Distritos

Cultura

Turismo

Imagem:OsorezanEffigy.jpg
Imagem de criança em Osorezan, Aomori

Símbolos provinciais

O símbolo provincial de Aomori é um mapa estilizado da província, ostentando a coroa de Honshu: as penínsulas de Tsugaru, Natsudomari e Shimokita.

Tópicos vários

Imagem:Towadako.jpg
Lago Towada, visto, possivelmente, de território de Aomori

Predefinição:Links para o exterior

Predefinição:Esboço-geojp-aomori

Predefinição:Aomori Predefinição:Japãoja:青森県

Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais