Arquitetura japonesa

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 17:04, 25 Setembro 2007 (editar)
Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(New page: A arquitetura japonesa sofreu influências diretas do clima, da geografia e dos costumes. De modo geral, a arquitetura japonesa tradicional caracteriza-se por fundações especiais, cômod...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 20:15, 31 Janeiro 2008 (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 4: Linha 4:
Posteriormente, a arquitetura japonesa sofreu influências do Ocidente, principalmente européias, a partir do século XVI, com o incremento do intercâmbio entre o Japão e os países europeus. Mais recentemente, na metade do século XX, a arquitetura norte-americana passou a ser a referência principal. Posteriormente, a arquitetura japonesa sofreu influências do Ocidente, principalmente européias, a partir do século XVI, com o incremento do intercâmbio entre o Japão e os países europeus. Mais recentemente, na metade do século XX, a arquitetura norte-americana passou a ser a referência principal.
Atualmente, a arquitetura pós-moderna japonesa é considerada bastante ousada, tanto no design e resultados arrojados, como na interpretação das novas funções da arquitetura. A paisagem urbana das cidades japonesas conjuga estilos e formas variados, até mesmo contraditórios, preservando no entanto, uma grande força de dinamismo, reflexo da própria busca da cultura contemporânea japonesa de sua identidade própria, que interligue a cultura tradicional com as novas tendências mundiais. Atualmente, a arquitetura pós-moderna japonesa é considerada bastante ousada, tanto no design e resultados arrojados, como na interpretação das novas funções da arquitetura. A paisagem urbana das cidades japonesas conjuga estilos e formas variados, até mesmo contraditórios, preservando no entanto, uma grande força de dinamismo, reflexo da própria busca da cultura contemporânea japonesa de sua identidade própria, que interligue a cultura tradicional com as novas tendências mundiais.
 +
 +[[categoria:Cultura Japonesa]]

Revisão de 20:15, 31 Janeiro 2008

A arquitetura japonesa sofreu influências diretas do clima, da geografia e dos costumes. De modo geral, a arquitetura japonesa tradicional caracteriza-se por fundações especiais, cômodos arejados, telhado inclinado e piso interno coberto por tatami. O material mais utilizado é a madeira, que antigamente era encontrada nas florestas densas que cobriam boa parte do arquipélago. A terra e o papel são outros dois elementos típicos da arquitetura japonesa. Fatores como o verão longo, quente e úmido, características do clima japonês, influenciaram o estilo arquitetônico que procura utilizar-se da cooperação da natureza para enfrentar o calor. A construção das residências japonesas são projetadas de forma a refrescar os cômodos da casa. A arquitetura japonesa tem traços claros que demonstram a influência de uma estética predominantemente chinesa, mas que já incorpora elementos japoneses. Um exemplo é a suave curva de um telhado ou o contraste geral entre curvas e retas, encontrados em templos do século VII. Estima-se que o estilo mais antigo é o xintoísta, representado pelos seus templos. Geralmente construídos num nível acima do solo, sustentado por pilares fincados no solo, a casa é feita de madeira aparente e telhados de sapê. Posteriormente, a arquitetura japonesa sofreu influências do Ocidente, principalmente européias, a partir do século XVI, com o incremento do intercâmbio entre o Japão e os países europeus. Mais recentemente, na metade do século XX, a arquitetura norte-americana passou a ser a referência principal. Atualmente, a arquitetura pós-moderna japonesa é considerada bastante ousada, tanto no design e resultados arrojados, como na interpretação das novas funções da arquitetura. A paisagem urbana das cidades japonesas conjuga estilos e formas variados, até mesmo contraditórios, preservando no entanto, uma grande força de dinamismo, reflexo da própria busca da cultura contemporânea japonesa de sua identidade própria, que interligue a cultura tradicional com as novas tendências mundiais.

Ferramentas pessoais