Caio Mancini

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:57, 26 Janeiro 2012 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (18:58, 26 Janeiro 2012) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

 
(2 intermediate revisions not shown.)
Linha 10: Linha 10:
Atualmente dá continuidade aos estudos de língua e cultura japonesa e aos estudos de língua portuguesa e literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Atualmente dá continuidade aos estudos de língua e cultura japonesa e aos estudos de língua portuguesa e literatura brasileira na Universidade de São Paulo.
 +
 +
 +[[Categoria:Não descendentes]]
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Caio Mancini.
Caio Mancini.

Caio de Andrade Mancini é filho de descendentes de italianos e portugueses e nasceu no dia 5 de dezembro de 1980 em São João da Boa Vista, uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo com 80 mil habitantes, terra de Guiomar Novaes, Patrícia Galvão (Pagú), David Arrigucci Junior e Orides Fontela.

Estudou cinema na Fundação Armando Álvares Penteado e atualmente dedica-se ao estudo da língua e cultura japonesa na Universidade de São Paulo. O interesse pelo Japão começou no período em que ainda dedicava-se ao estudo do cinema. O curso de "Realismo no Cinema Japonês", ministrado na Fundação Japão pela professora Dra. Lúcia Nagib, mostrando as influências da Nouvelle Vague francesa no cinema de Kenji Mizoguchi, Yasujiro Ozu e Nagisa Oshima foi seu primeiro contato com a sétima arte nipônica.

À partir de então, o contato com a cultura japonesa só aumentaria. Do teatro tradicional Kabuki, Noh, Ningyou-Joururi ao Butoh do pós segunda guerra, os incentivos foram diversos para que, então, iniciasse seus estudos da língua japonesa. Á princípio, estudou como autodidata, uma vez que, neste período encontrava-se no interior, onde não havia cursos de japonês. Posteriormente voltaria a São Paulo para aprofundar seus estudos na Universidade de São Paulo.

Após dois anos de curso, conquistou uma bolsa de estudos do Ministério da Cultura, Ciência e Tecnologia do Japão(Mombukagakushou) para um ano de intercâmbio. A Universidade escolhida foi a Universidade de Hokkaido, localizada em Sapporo, capital da ilha/província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, onde dedicou-se não somente à língua e cultura japonesa como também ao estudo da cultura Ainu, os povos indígenas originários do norte e extremo norte do Japão e de algumas ilhas da Russia.

Atualmente dá continuidade aos estudos de língua e cultura japonesa e aos estudos de língua portuguesa e literatura brasileira na Universidade de São Paulo.

Ferramentas pessoais