Celebração de Longevidade (Ga no Iwai ou Chouju no Iwai)

De Nikkeypedia

Celebração da Longevidade.
Celebração da Longevidade.

As expressões "Ga no Iwai"(賀の祝い) e Chouju no Iwai(長寿の祝い) são palavras da língua japonesa que apontam para o mesmo significado, ou seja, a celebração da longevidade, e representa uma tradição na sociedade e cultura japonesa de comemorar datas específicas de aniversário de nascimento.

Originalmente trazido da China, o costume de comemoração da longevidade foi incorporado à cultura japonesa, sofrendo algumas alterações ou acréscimos posteriores. No princípio, comemorava-se à chegada à maturidade ou idade madura "Shorou"(初老) à partir do aniversário de 40 anos, sendo seguido pelas comemorações de 10 em 10 anos. A partir do período que vai desde o fim do Período Muromachi, Azuchi-Momoyama e início do Período Edo, começam a surgir algumas alterações na tradição dessas celebrações. A chegada à idade madura passa a ser considerada a partir dos 42 anos de idade, e novas datas passam a ser incorporadas ao calendário, como o aniversário de 61 anos, 70 anos, 77 anos, 80 anos, 88 anos, 90 anos e 99 anos. Cada uma dessas novas datas possuem nomes distintos, que surgiram do jogo de palavras e de idéias produzidas pela combinação de traços dos ideogramas, como kanreki(還暦), Beiju(米寿), kiju(喜寿), sanju(傘寿), sotsuju(卒寿), etc.

Mais que as comemorações de aniversários comuns, essas datas específicas são como ritos de passagem que celebram e rezam para uma vida cada vez mais longa.

O que costumava ser presenteado de kanreki (nome dado à comemoração de 60 anos) era um gorro vermelho ou um colete acolchoado(chanchanko). Atualmente o que é presenteado, em lugar dessas peças, são coisas de maior utilidade. Ou também, aproveitando a oportunidade, pousar uma noite em um hotel com banhos de águas quentes naturais "Onsen"(温泉), o que costuma agradar muito.

Segue abaixo uma tabela com as datas:

Tabela das datas comemorativas.
Tabela das datas comemorativas.

[editar] Referência

Ferramentas pessoais