Chikamatsu Monzaemon

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 12:34, 5 Março 2011 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 12:39, 5 Março 2011 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Chikamatsu_Monzaemon250.jpg|frame|right|Chikamatsu Monzaemon]] [[Image:Chikamatsu_Monzaemon250.jpg|frame|right|Chikamatsu Monzaemon]]
 +[[Image:Chikamatsu_Monzaemon2.jpg|frame|left|Chikamatsu Monzaemon]]
Nascido em [[Echizen]], o [[Japão]] em 1653 com o nome de "'''Sugimore Nobumori'''", '''Chikamatsu Monzaemon''' se tornou talvez o maior dramaturgo da história do teatro japonês. Nascido em [[Echizen]], o [[Japão]] em 1653 com o nome de "'''Sugimore Nobumori'''", '''Chikamatsu Monzaemon''' se tornou talvez o maior dramaturgo da história do teatro japonês.

Revisão de 12:39, 5 Março 2011

Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon

Nascido em Echizen, o Japão em 1653 com o nome de "Sugimore Nobumori", Chikamatsu Monzaemon se tornou talvez o maior dramaturgo da história do teatro japonês.

Nascido em uma família de samurais, o pai de Chikamatsu passou ronin, abandonando seus deveres feudais em algum momento entre 1664 e 1670, e mover sua família para o Ky para onde tornou-se ligado à aristocracia da corte local. Isso é mais provável no caso de Chikamatsu começou a se envolver com o teatro.

Chikamatsu Monzaemon (1653-1724) foi um dramaturgo japonês que começou sua carreira escrevendo dramas históricos para kabuki e bunraku.

Considerado o "Shakespeare japonês", escreveu mais de 100 peças teatrais, das quais cerca de 50 continuam atuais no repertório kabuki.

Diz a lenda que ele escreveu uma de suas peças em uma única noite. Suas obras combinar comédia e drama, poesia e prosa, e apresentam cenas de combate, tortura e suicídio no palco.

"Tradição e Magia nos Palcos", por Alice K., diretora teatral, atriz e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Arte da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Chikamatsu emprestou uma espécie de realismo às suas criações, tansformando o conflito entre as obrigações sociais (giri) e os sentimentos humanos (ninjo) em tema central de suas peças, cujo enfoque eram as paixões e as contradições do homem comum.

O bunraku viveu o seu melhor momento no século XVII, por meio do talento de Chikamatsu e do tayu Takemoto Gildayu (1651-1714). Nesse tempo, os bonecos eram operados por um único manipulador. Bonecos com três manipuladores surgiram em meados do século XVIII. Revista História Viva, Japão 1 - 500 anos de história, 100 anos de imigração, março (2008).

Na Ficção

Chikamatsu Monzaemon foi citado no anime Naruto Shippuden no episódio 26, quando Chiyo envocou dez marionetes brancas, e Sasori disse que elas eram a "Coleção dos 10 de Chikamatsu", e Sasori também disse que Chikamatsu Monzaemon foi o primeiro mestre de marionetes.

Ferramentas pessoais