Chikamatsu Monzaemon

De Nikkeypedia

Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon
Chikamatsu Monzaemon

Nascido em Echizen, o Japão em 1653 com o nome de "Sugimore Nobumori", Chikamatsu Monzaemon se tornou talvez o maior dramaturgo da história do teatro japonês.

Nascido em uma família de samurais, o pai de Chikamatsu passou ronin, abandonando seus deveres feudais em algum momento entre 1664 e 1670, e mover sua família para o Ky para onde tornou-se ligado à aristocracia da corte local. Isso é mais provável no caso de Chikamatsu começou a se envolver com o teatro.

Chikamatsu Monzaemon (1653-1724) foi um dramaturgo japonês que começou sua carreira escrevendo dramas históricos para kabuki e bunraku.

Considerado o "Shakespeare japonês", escreveu mais de 100 peças teatrais, das quais cerca de 50 continuam atuais no repertório kabuki.

Diz a lenda que ele escreveu uma de suas peças em uma única noite. Suas obras combinar comédia e drama, poesia e prosa, e apresentam cenas de combate, tortura e suicídio no palco.

"Tradição e Magia nos Palcos", por Alice K., diretora teatral, atriz e pesquisadora. Professora do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Arte da Universidade de Campinas (UNICAMP).



Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon
Estátua de pedra em homenagem ao Chikamatsu Monzaemon

Chikamatsu emprestou uma espécie de realismo às suas criações, tansformando o conflito entre as obrigações sociais (giri) e os sentimentos humanos (ninjo) em tema central de suas peças, cujo enfoque eram as paixões e as contradições do homem comum.

O bunraku viveu o seu melhor momento no século XVII, por meio do talento de Chikamatsu e do tayu Takemoto Gildayu (1651-1714). Nesse tempo, os bonecos eram operados por um único manipulador. Bonecos com três manipuladores surgiram em meados do século XVIII. Revista História Viva, Japão 1 - 500 anos de história, 100 anos de imigração, março (2008).

O famoso jogo é mais Chikamatsu, o Kassen Kikusenya ou Batalhas da Kikusenya, conta a história de Tarter do rei uma invasão da China, após o seu pedido para o imperador Ming concubina favorita do que o preço da amizade é negado. Um ministro traidor chinês dá o sinal para a invasão por esfaquear o seu próprio olho com um punhal, mas um general chinês, Go Sankei, milagrosamente, derrota o exército Tarter enorme com um punhado de soldados. Infelizmente, os inimigos do imperador ter cortado a cabeça durante a batalha e conquistou a sua concubina. Samurai Sankei resgata a concubina que está grávida do filho do imperador, mas quando ela é atingida por uma bala, ele é forçado a realizar uma cesariana em plena vista do público para salvar o herdeiro imperial. Em seguida, ele sacrifica seu próprio filho em frente ao Tarters, a fim de convencê-los de que o filho do imperador, está morto.

Em 1705, mudou-se para Chikamatsu saka Ó, onde se tornou um escritor de Giday 'u s fantoche teatro Takemoto. Ele permaneceu no saka Ó até sua morte em 1725. Embora seja geralmente considerado o Shakespeare do teatro japonês, Chikamatsu de trabalho raramente é realizada, principalmente por causa da popularidade de diminuição de bunraku. Felizmente, várias de suas peças foram adaptadas para uso em teatro Kabuki e no cinema.

Na Ficção

Chikamatsu Monzaemon foi citado no anime Naruto Shippuden no episódio 26, quando Chiyo envocou dez marionetes brancas, e Sasori disse que elas eram a "Coleção dos 10 de Chikamatsu", e Sasori também disse que Chikamatsu Monzaemon foi o primeiro mestre de marionetes.

Ferramentas pessoais