Claudio Seto

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:51, 25 Janeiro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(New page: '''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais ...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 13:54, 25 Janeiro 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
 +[[Image:Claudio_seto250.jpg|center|frame|Claudo Seto.]]
 +
'''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um [[polímata]] brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de [[quadrinhos]] no Brasil), poesia, fotografia, [[animação cultural]] e [[bonsai|bonsaísmo]]. '''Claudio Seto''' (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um [[polímata]] brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de [[quadrinhos]] no Brasil), poesia, fotografia, [[animação cultural]] e [[bonsai|bonsaísmo]].

Revisão de 13:54, 25 Janeiro 2010

Claudo Seto.
Claudo Seto.

Claudio Seto (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de quadrinhos no Brasil), poesia, fotografia, animação cultural e bonsaísmo.

Nasceu em Guaiçara, interior de São Paulo, em 1944. Introduziu o estilo mangá nos quadrinhos brasileiros em 1963, quando passou a a trabalhar na Editora Edrel, com as publicações "O Samurai" e "Ninja - o Samurai Mágico", que tinham seu texto e desenhos.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Em 1975, depois do fim da Edrel devido a censura ditatorial, Seto retornou a sua cidade natal, onde foi eleito vereador por duas gestões. Seu último livro foi "Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão", publicado pela Devir.

Conteúdo

Origem do nome

O nome Claudio Seto foi adotado por Chuji a fim de receber um diploma no curso primário. Na época, na escola rural de Jundiaí, no bairro do Engordadouro, não entregavam diploma para pagãos (Chuji era budista). Chuji, e mais meia dúzia de nisseis que estudavam lá, foram devidamente catequizados como faziam com índios na época colonial. Cláudio era o nome de seu irmão gêmeo que na época estava morando no Japão. O mestre descreveu-se, numa entrevista, como um "falso Cláudio Seto". (A atriz Suzana Vieira tem a história semelhante a deles.)

Carreira

O nome Claudio Seto também foi pseudônimo comum dos irmãos Cláudio e Chuji Seto, quando faziam quadrinhos para a Editora Edrel. Chuji passou a infância no Japão, onde visitava o estúdio de Osamu Tezuka e Cláudio foi discípulo de Sanpei Shirato. Na época da Edrel, eles fundaram em Curitiba o estúdio Seto Produções Artísticas e criaram personagens inspirados no que se produzia no Japão daquela época. Em 1978, Seto passou a fazer parte da Editora Grafipar de Curitiba, onde trouxe de volta sua personagem Maria Erótica que era publicada pela Edrel<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>, republicou suas histórias de Samurai e voltou a desenhar mangás com seu Super-Pinóquio (claramente inspirado em Astro Boy de Osamu Tezuka)<ref>Predefinição:Citar web</ref>, criou também a personagem Katy Apache, inspirada na personagem de Raquel Welch no faroeste Hannie Caulder de 1971, onde vestia apenas um poncho.<ref>Predefinição:Citar web</ref>. Foi conselheiro da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), na época de sua fundação em 1984, e depois foi presidente da unidade Paraná da mesma.<ref>http://www.abrademi.com/claudioseto.html</ref> Claudio Seto faleceu em 15 de novembro de 2008 vítima de AVC.<ref>Morre Claudio Seto</ref> <ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre o Quadrinista Claudio Seto</ref> Predefinição:Ref-section

Ver Também

Predefinição:Links

Predefinição:Esboço-artista-bd Predefinição:Esboço-mangá Predefinição:Portal3

Ferramentas pessoais