Detective Conan

De Nikkeypedia

Revisão de 17:55, 18 Fevereiro 2014; Akio (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Capa da primeira edição.
Capa da primeira edição.

Detective Conan (名探偵 コナン , Meitantei Konan, que significa, ao pé da letra, "Grande Detetive Conan"), conhecido nos Estados Unidos como "Case Closed", é um mangá e anime japonês escritos e ilustrados por Gosho Aoyama e publicado na Weekly Shōnen Sunday desde 1994, onde faz sucesso até hoje, totalizando mais de 79 volumes.

Apesar desse sucesso no Japão, no Brasil o título não é muito conhecido, já que o Brasil foi um dos poucos países no mundo onde a série não passou na televisão, tendo somente um dvd do primeiro filme lançado em 2008 pela empresa Flashstar, com vendas supostamente baixas, ao passo que nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá a série faz um tremendo sucesso, apesar de ter seu nome alterado para Case Closed (pelo motivo de existir Conan, The Barbarian). A série também é muito bem sucedida na Tailandia. Em Portugal, a série é exibida no canal Animax em japonês, com legendas portuguesas. Também houve uma dobragem que chegou a 26 episódios.

Detetive Conan é a história de Shinichi Kudo, um jovem detetive prodígio, que por um acaso investigava um ato suspeito de dois homens vestidos de preto quando foi atingido pelas costas e, sem defesa, foi feito de cobaia ao experimentar uma droga que supostamente seria para matá-lo sem deixar vestígios. Ao invés disso, a droga teve um efeito bem diferente, fez seu corpo regredir fisicamente, como se fosse uma criança de sete anos novamente.

A série ganhou sua adaptação para anime pela Yomiuri TV e pela TMS Entertainment, o que resultou no lançamento de mais produtos ligados à série, como video games, filmes, OVA (Original Video Animations), trilhas sonoras e episódios de live action.

Em 2009 um especial da televisão japonesa com uma mistura de duas séries foi ao ar. Foi o especial "Lupin III Vs. Detective Conan". A Funimation licenciou a série de anime para ser exibida na TV americana no ano de 2003 com o nome de Case Closed e com os nomes dos personagens alterados para nomes americanos.

A série de mangá em pequenos volumes chegou a vender mais de 140 milhões de cópias no Japão, e em 2001 a série recebeu o 46º Prêmio Shogakukan de Mangá, na categoria Shounen. A adaptação para anime também foi muito bem recebida e esteve no top 20 das pesquisas da revista japonesa "Animage", de 1996 a 2001. Tanto o mangá quanto o anime foram igualmente bem recebido pela crítica, que elogiou bastante a trama e a desenvoltura dos casos resolvidos pelo personagem central.

Shin´ichi Kudo, o detetive.
Shin´ichi Kudo, o detetive.

Enredo

Shinichi Kudo, é um estudante colegial que investigava por mero acaso, um ato suspeito após sair do parque de diversões. Tratava-se de 2 membros da Black Organization (Organização secreta de criminosos) realizando uma transação. Por azar, ele é descoberto e abatido, sendo feito de cobaia ao experimentar uma droga (de nome APTX 4869) que supostamente era para mata-lo sem deixar rastros. Por alguma causa desconhecida, em vez de morrer, seu corpo volta a ser como de 10 anos atrás, quando era uma criança de apenas sete anos.

Agora, o prodígio detetive tem que esconder sua verdadeira identidade e assumir ser apenas uma criança, apesar de sua mente não ter sido afetada, para que as pessoas a sua volta não corram perigo, pois se a organização a qual fez isso com ele descobrir que ele não morreu, certamente irá atrás dele e de todos que estão a sua volta.

Assim sendo, Shinichi Kudo adota o pseudônimo de Conan Edogawa e vai morar na casa de sua amiga de infância Ran Mouri, por quem é apaixonado, graças ao Dr. Agasa, o único que sabe sua real identidade, pois segundo ele seria ótimo morar com a Ran porque seu pai Kogoro Mouri é um detetive e Conan teria recursos para investigar a Black Organization.

É claro que Shinichi, agora vivendo como Conan, deve se precaver contra quaisquer suspeitas sobre ele, então ele volta a frequentar o ensino fundamental. Lá ele encontra bons amigos e juntos formam uma liga de jovens detetives, auto-denominada Detective Boys.

Apesar de estar morando em uma agência de investigação, a vida de Conan não é nada boa, isso porque Kogoro Mouri, pai de Ran, não tem aptidão nenhuma para exercer a profissão de detetive, portanto Conan sempre resolve os casos para ele. Para isso, Conan conta com várias invenções muito úteis do Dr. Agasa, como seu alterador de voz, relógio que dispara uma agulha tranquilizante, skate movido a energia solar e outros.

Por conta de estar sempre em contato com sua amada, a história entre Conan e Ran evolui bastante durante a série, mesmo ela não sabendo a real identidade de Conan.

Com o avanço da série, surge uma outra personagem muito importante, trata-se de Ai Haibara, uma garotinha de também 7 anos que na verdade é Sherry, integrante da Black Organization e que também tomou uma dose da mesma droga (APTX 4869) que Shinichi, porém por motivos diferentas: ela foi deixada para morrer pela organização e tomou a droga com o propósito de se suicidar. Como ao invés de mata-la a droga a regrediu para uma criança de sete anos, ela foi capaz de fugir da organização e mudar sua identidade, passando a morar junto com o doutor Agasa.

Mangá

Detective Conan foi produzido em 1994, durante o auge do sucesso de séries de mangás de mistério, fenômeno que foi impulsionado pela publicação dá série "Kindaichi Shōnen no Jikenbo"; O primeiro capítulo de Detective Conan, escrito e ilustrado por Gosho Aoyama, apareceu na revista Shogakukan's Weekly Shōnen de domingo, no dia 19 de janeiro.[7][8][9] Aoyama comenta de histórias de Arsène Lupin, Sherlock Holmes e filmes de samurai de Akira Kurosawa como sendo influências para seus trabalhos.[10] Além disso, o autor teria dito que sempre tentou manter a linguagem simples e utilizar quatro horas diárias para escrever um caso novo, e dose horas para os casos mais complexos.[6][11] Cada caso percorre diversos capítulos, e sua resolução vem ao fim, com os personagens explicando os detalhes de suas resoluções de maneira bem simples.[12] Em 2007 foi lançado um banco de dados contendo todos os casos apresentados no mangá.[13][14]

Cena do anime Detective Conan.
Cena do anime Detective Conan.

Anime

Dirigido por Kenji Kodama e Yasuichiro Yamamoto e produzido por Tokyo Movie Shinsha e Yomiuri Telecasting Corporation, o anime Detective Conan começou a ser exibido no dia 8 de janeiro de 1996 na Yomiuri TV e Nippon TV. A série continua até os dias de hoje, com 700 episódios exibidos até o dia 01 de julho de 2013. O anime é licenciado também nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Tailândia, e Chile (EtcTv) . Em Portugal a série foi emitida na SIC. Só forom emitidos os primeiros 26 episódios, dobrados na Dialectus no ano 2008. A dobragem foi dirigida por Joaquim Alberto Novo e Conan foi interpretado por Rita Fernandes.

Filmes

Foram produzidos 17 filmes baseados na série Detective Conan. A animação deles ficou por conta da TMS Entertainment, e a produção é da TV Yomiuri, TV Nippon, ShoPro, e Toho. Os primeiros sete foram dirigidos por Kenji Kodama. Do oitavo ao décimo quinto filme a direção foi de Yasuichiro Yamamoto; e os demais foram dirigidos por Kobun Shizuno. Os filmes foram sendo lençados em todo mês de abril de cada ano, desde 1997.

OVA´s (Original Video Animation)

Foram produzidos duas animações originais (OVA) pela Yomiuri TV e Nippon TV e TMS Entertainment. A primeira foi lançada em 2000 e a segunda em 2007. Ambas foram lançadas posteriormente em DVD.

Live-action

Existem atualmente 2 filmes Live Action produzidos para esta série, um em 2006 e outro em 2007. O primeiro foi ao ar no Japão na Nippon Television no dia 2 de outubro de 2006. Estrelando Shun Oguri como Shinichi Kudo, Tomoka Kurokawa como Ran Mouri e Takanori Jinnai como Kogoro Mouri. O segundo foi ao ar no dia 17 de dezembro de 2007, com a adição de personagens como Yu Kashii como Shiho Miyano, Sasaki Kuranosuke como Gin, Okada Taro como Vodka, Tayama Ryosei como Agasa, Fujisaki Nao (Conan) e Shibata Kyoka (Haibara).

[editar] Referência

Ferramentas pessoais