Emma (mangá)

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)

Akio (Discussão | contribs)
(New page: Emma (エマ Ema) é um mangá de romance histórico escrito por Kaoru Mori. Foi publicado pela revista Monthly Comic Beam em 10 volumes pela editora Enterbrain. A série também ganhou um...)
Ver a alteração posterior →

Revisão de 20:34, 20 Fevereiro 2014

Emma (エマ Ema) é um mangá de romance histórico escrito por Kaoru Mori. Foi publicado pela revista Monthly Comic Beam em 10 volumes pela editora Enterbrain. A série também ganhou uma adaptação para anime, entitulado "Emma - Um Romance Victoriano"(英國戀物語エマ Eikoku Koi Monogatari Emma). Ambientado na Londres vitoriana no fim do século XIX, Emma conta a história de uma criada que se apaixona por um membro da classe alta. Contudo, a família do rapaz não aprova a ideia dele se relacionar com pessoas de classe baixa.

Tanto o mangá quanto o anime são considerados únicos por tratarem de um período que é raramente retratado sem algum toque de fantasia ou de elementos especulativos. A autora e ilustradora do mangá, Kaoru Mori, é uma apaixonada declarada pela cultura inglesa e, nesta série, procurou reconstituir a Londres de 1895 em seus mínimos detalhes. O mangá tem muitos seguidores no Japão, e devido a este sucesso, até mesmo um "maid café" (café em que as atendentes vestem-se como personagens de anime) inspirado em Emma foi inaugurado no bairro de Shinjuku, em Tóquio. O interesse pelas roupas das criadas inglesas é tamanho, que o próprio website oficial do anime Emma começou a vender os Cosplays da personagem principal por 45 mil ienes, equivalente a R$1050,00.

Em 2005, o mangá Emma recebeu o prêmio de Excelência no Festival de Artes e Mídias do Japão.

Mangá

Emma foi desenhada num estilo meticuloso que combina caneta e tinta, sem falar que Mori é reconhecida pela profundidade e precisão numa pesquisa que a permite criar tais personagens e cenários. Um livro de referência chamado "Guia para Emma Victoriana" foi publicado, de modo a ajudar o leitor a entender as muitas referências históricas, muitas vezes desconhecidas deles. Preocupada com a precisão histórica, Kaoru Mori contratou Rico Murakami, uma especialista em História para ajudá-la a recriar esse ambiente victoriano. Murakami também tornou-se a consultora histórica para a produção do respectivo.

A história principal de Emma foi dividida em 52 capítulos, publicados desde janeiro de 2002 a maio de 2006. Desde então, a autora tem criado estórias adicionais ambientadas no mesmo período, mas focalizando em outros personagens além de Emma e William. Essas estórias foram publicadas como "Emma: Outras Estórias" (エマ 番外編 Emma Bangaihen) entre setembro de 2006 e março de 2008.

Anime

A série de mangá foi adaptada para uma série de anime para TV, entitulado Emma - Um Romance Victoriano(英國戀物語エマ Eikoku Koi Monogatari Emma), dirigido por Tsuneo Kobayashi, escrito por Mamiko Ikeda, e produzido pelo Studio Pierrot e pela TBS. A primeira temporada estreou entre 2 de abril a 18 de junho de 2005 em todo o Japão.

O título em japonês foi escrito com kanji antigos, que eram utilizados antes da Segunda Guerra Mundia e até a reforma e adoção dos ideogramas simplificados. Esse recurso estilístico faz, de certa forma, uma alusão a um período antigo, que é o período tratado no mangá e no anime de Emma. Em japonês moderno o título original 英國戀物語 (Eikoku Koi Monogatari)seria escrito como 英国恋物語, sendo os ideogramas para "país" e "romance" substituídos pelas suas variantes modernas.

O retrato da Inglaterra victoriana é extremamente fiel, com locações londrinas reais como a estação King´s Cross, o Palácio de Cristal, o Jardim do Convento, a Biblioteca de Mudie, assim como veículos e invenções do período, como a "carruagem aérea a vapor" de William Samuel Henson, recriada em todos os detalhes.

A série de anime continuou numa segunda temporada, Emma - Um Romance Victoriano: Segundo Ato (英國戀物語エマ 第二幕 Eikoku Koi Monogatari Emma Dai Ni Maku), que estreou no Japão em diversas emissoras de TV, em 16 de abril de 2007. A segunda temporada foi produzida pela Ajia-do Animation Works, dirigida por Tsuneo Kobayashi e escrita por Mamiko Ikeda.

Duas canções foram utilizadas em ambas as temporadas como música de abertura e encerramento. O tema de abertuda da primeira temporada foi "Silhouette of a Breeze" composta e arranjada por Kunihiko Ryo, e o tema de encerramento "Menuet for EMMA" composto por Kunihiko Ryo, arranjos de Kenji Kaneko, e tocada pela Tokyo Recorder Orchestra. O tema de abertuda da segunda temporada foi uma versão celta de "Silhouette of a Breeze", e o tema de encerramento foi "Rondo of Lilybell".

Ferramentas pessoais
Ferramentas