Final Fantasy IV

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 21:43, 6 Abril 2011 (editar)
Gustavo (Discussão | contribs)
(Personagens)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (23:57, 11 Abril 2011) (editar) (undo)
Gustavo (Discussão | contribs)

 
(2 intermediate revisions not shown.)
Linha 69: Linha 69:
=== Nintendo DS === === Nintendo DS ===
-Versão com gráficos 3D e com CGs, lançado para Nintendo DS.+Versão com gráficos 3D e com CGs, lançado para [[Nintendo DS]].
-== {{Ligações externas}} ==+== Ligações externas ==
-* {{Citar web|url=http://ffiv.nintendo.com/final/|título=Nintendo ''Final Fantasy IV Advance'' Official Website |arquivourl=http://web.archive.org/web/20080129205315/http://ffiv.nintendo.com/final/|arquivodata=2008-01-29}}+
-* {{link|ja|2=http://www.square-enix.co.jp/ff4a/|3=Página oficial do''Final Fantasy IV Advance''}}+
-* {{link|ja|2=http://www.square-enix.co.jp/ff4ds/|3=Página oficial do ''Final Fantasy IV'' for Nintendo DS}}+
-* [http://www.finalfantasybrasil.com.br Final Fantasy Brasil]+
-{{Final Fantasy}}+*[http://www.wikipedia.org WIKIPEDIA ]
- +
-{{Portal3|Games}}+
- +
-{{DEFAULTSORT:Final Fantasy Iv}}+
-{{Bom interwiki|en}}+
- +
-[[Categoria:RPGs eletrônicos]]+
-[[Categoria:Jogos eletrônicos de 1991]]+
-[[Categoria:Jogos da série Final Fantasy]]+
-[[Categoria:Jogos para Super Nintendo|Final Fantasy 4]]+
-[[Categoria:Jogos para WonderSwan Color]]+
-[[Categoria:Jogos da TOSE]]+
-[[Categoria:Jogos para Virtual Console]]+
- +
-[[ar:فاينل فانتسي 4]]+
-[[de:Final Fantasy IV]]+
-[[en:Final Fantasy IV]]+
-[[es:Final Fantasy IV]]+
-[[et:Final Fantasy IV]]+
-[[fa:فاینال فانتزی ۴]]+
-[[fi:Final Fantasy IV]]+
-[[fr:Final Fantasy IV]]+
-[[id:Final Fantasy IV]]+
-[[it:Final Fantasy IV]]+
-[[ja:ファイナルファンタジーIV]]+
-[[nl:Final Fantasy IV]]+
-[[no:Final Fantasy IV]]+
-[[pl:Final Fantasy IV]]+
-[[ru:Final Fantasy IV]]+
-[[simple:Final Fantasy IV]]+
-[[sq:Final Fantasy IV]]+
-[[sv:Final Fantasy IV]]+
-[[th:ไฟนอลแฟนตาซี IV]]+

Revisão atual

Final Fantasy IV é um jogo eletrônico RPG desenvolvido para o console Super Famicom (conhecido no ocidente com Super Nintendo) pela Square (atual Square-Enix) em 1991 no Japão. No ocidente, ele foi lançado no mesmo ano sob o título de Final Fantasy II para o console SNES.

O jogo possui uma versão remake para Nintendo DS.

O jogo começou a ser desenvolvido no Famicom (NES), mas a Nintendo japonesa insistiu que a Square o transformasse em um projeto para seu novo console de 16 bits, o Super Famicom. A troca foi feita e o jogo recebeu grandes melhorias. Ele também marca a mudança de diretor de Hiromichi Takada para Yoshinori Kitase. Esse último queria ser diretor de cinema, e essa influência é facilmente percebida nas diferenças entre o terceiro e o quarto jogo.

A série recebe uma grande reformulação e fica muito mais dramática. A complexidade dos personagens aumenta sensivelmente, assim como a aposta na trama. O protagonista desse capítulo é Cecil, um cavaleiro negro e capitão da força aérea Red Wings. Ele luta durante boa parte do jogo com sua consciência, tentando se redimir de seus pecados.

O quarto jogo também inaugura o Active Battle System que permanece até hoje na série. Com ele, as batalhas deixam de ser baseadas em turnos fixos e passam a ocorrer em uma mistura de turnos com tempo real, trazendo mais dinâmica a elas.

Conteúdo

[editar] Lançamentos

Além de sua versão original para o Famicom e seu lançamento ocidental como Final Fantasy II para o SNES, esse jogo foi relançado sob o seu título original para o portátil Wonder Swan e para o console PSX, onde recebeu alguns extras como cenas em CG.

Em 2001, o jogo foi relançado junto com Chrono Trigger em uma coletânea intitulada Final Fantasy Chronicles, para o PSX, e, em 2005, foi relançado para o portátil Game Boy Advance. Ambas novas versões apresentam algumas cenas que não estavam presentes na versão original, além de algumas alterações na jogabilidade que permitiam uma maior facilidade na navegação dos personagens no mundo do jogo.

Também foi lançada uma nova versão do jogo para o portátil Nintendo DS totalmente refeita com engine 3-D. Esta nova versão foi lançada em 20 de dezembro de 2007 no Japão e 22 de julho de 2008 no Ocidente.

[editar] Personagens

  • Cecil Harvey

No começo um Dark Knight,líder das forças Red Wings de Baron que após ser enviado em missões questionáveis, perde seu posto e a mando do rei de Baron tem de entregar um presente ao Mist Village, depois de muitos acontecimentos se torna paladino e no final do jogo descobre que é um Lunarian e vence o mal.

  • Kain Highwing

O amigo de infância de Cecil que tem uma queda por Rosa. Hoje o líder dos Dragoons de Baron.

  • Rydia

Inicialmente uma criança da Vila de Mist, que apos a destruição da vila passa a ficar com Cecil mas apos se separar do grupo e ir a Terra dos Invocamentos ela volta como uma poderosa Summoner.

  • Cid Pollenta

Um engenheiro que constroi naves para as Red Wings, e também um grande amigo para Cecil.

  • Gilbert Chris Van Muir (Edward)

O ex-príncipe de Damcyan age mais como se fosse um bardo. Ele "sequestrou" a filha do Tellah para então se casarem, mas na verdade ele é só um bardo muito covarde.

  • Edward Geraldine (Edge)

Edge é o príncipe ninja de Eblan que teve seus pais mortos por Rubicante, e agora procura vingança.

  • Rosa Farrel

É a namorada de Cecil, e também uma White Mage de Baron, ela seguiu Cecil até Kaipo mas ficou doente e depois de curada entra para a equipe.

  • Tellah

Um velho mago que sabe todas as magias existentes mas depois que um bardo sequestrou sua filha ele esqueceu a maioria delas, desde então ele ronda o mundo para se vingar do bardo e recuperar sua filha.

  • Porom

Uma criança de Mysidia que junto de seu irmão treina para ser uma White mage. Porom é uma menina muito madura para sua idade.

  • Palom

Uma criança de Mysidia que junto de sua irmã treina para ser um Black Mage. Palom é um menino travesso que sempre é corrigido pela irmã Porom.

  • Yang Fang Leiden

O mestre monge de Fabul. Tem muitos discípulos a quem treina, mas os Elemental Lords os controlam e tentam matar Yang mas após ser resgatado por Cecil ele se une a equipe.

  • Fusoya

O último Lunarian e o tio de Cecil, também um mago muito poderoso.

[editar] História

Num mundo onde o Reino de Baron é soberano devido a possuir uma poderosa força militar nos céus, chamada de Red Wings, os habitantes assistem a busca desesperada de seu Rei por certos cristais místicos com objetivos desconhecidos. Utilizando modernos Airships que foram construídos com o real objetivo de proteger todos contra os monstros, o Rei usa-os para cumprir seu objetivo, a coleta dos cristais a todo custo, mesmo que seja a vida dos habitantes de pequenas vilas protetoras dos cristais. Percebendo isso, Cecil, o comandante dos Red Wings, revê seus conceitos e começa a questionar as ações do Reino de Baron fazendo com que seja dispensado de seu posto. Assim sabendo do que o Rei é capaz e querendo saber as reais intenções dele, Cecil parte à procura de respostas numa jornada onde ele se vê totalmente envolvido mudando assim o destino do mundo e sua vida e de seus amigos para sempre.

[editar] Mundo do jogo

[editar] Red Wings

Força aerea costituida por navios voadores dirigiveis, construídos pelo genio engenheiro Cid Pollendina em Final Fantasy IV para proteger o reino de Baron e todo o mundo mas depois da substituição do rei de Baron pelo demônio da água Cagnazzo, que somente será descoberto por Cecil depois de se tornar um paladino, começa uma busca desenfreada pelos cristais que selam um poderossimo mago lunar e para liderar esta força de ataque Cagnazzo indica Golbez para assumir o lugar de Cecil e liderar os Red Wings na busca pelos cristais e então poder libertar o mago Zemus que esta aprisionado na lua a mais de cem anos.

[editar] Remakes

[editar] PlayStation

O jogo foi lançado para PlayStation mantendo os gráficos do SNES, mas foram adicionados CG com cenas do enredo do jogo.

[editar] GameBoy Advance

Versão 2D para GBA com algumas modificações.

[editar] Nintendo DS

Versão com gráficos 3D e com CGs, lançado para Nintendo DS.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais