Fuke Zen

De Nikkeypedia

Revisão de 19:25, 4 Outubro 2010; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Monges Fuke zen.
Monges Fuke zen.


Fuke zen ( japonês : 普化禅) foi um ramo do Zen Budismo , que existia no Japão desde o século 13 até o final do século 19. Fuke monges foram anotados para tocar o shakuhachi (flauta) como uma forma de meditação . Caracterizou-se no imaginário popular do Japão por monges desempenhar o seu da flauta shakuhachi enquanto usava um chapéu de tecido cesta grande que cobria a cabeça toda vez que foi em peregrinação .


  • 1 O fundador Puhua
    • 1.1 Morte de Puhua
  • 2 Fuke no Japão
  • 3 Desenvolvimento e morte
  • 4 Veja também
  • 5 Notas
  • 6 Referências
  • 7 Ligações externas


Conteúdo

[editar] O fundador Puhua

Monge budista zen.
Monge budista zen.

Fuke Zen, de acordo com alguns relatos, é derivada dos ensinamentos do chinês Zen professor Linji Yixuan (c. 800-866), conhecido no Japão como Rinzai Gigen. No entanto, a escola Fuke contado como um fundador da Linji de contemporâneos Pǔhuà (普化), cujo nome é lido como Fuke em japonês. Puhua era tida como um monge multi-talentoso, conhecido por ser criativo e ao mesmo tempo, bastante rigoroso.

Rinzai Gigen.
Rinzai Gigen.

[ 1 ] Uma história de Puhua particular demonstra seu estilo único de não-verbal Chan :

Quando Panshan Baoji estava próximo da morte, ele disse aos monges: "Existe alguém entre vós que possa chamar a minha imagem?"

Muitos dos monges fizeram desenhos para Panshan, mas nenhum foi do seu agrado.

O Puhua monge se adiantou e disse, "eu posso desenhá-lo."

Panshan disse: "Por que você não mostrar isso para mim?"

Puhua depois virou uma cambalhota e saiu.

Panshan disse, "Algum dia, esse camarada vai ensinar aos outros de uma forma louca!"

Tendo dito estas palavras, Panshan faleceu.


Muitas histórias sobre Puhua que aparecem no registro do Linji adicionar à sua reputação de ter uma forma áspera e inflexível de expressar o dharma . Por exemplo:


Um dia o mestre [Linji] Fuke e foi a um banquete vegetariano lhes dado por um crente. Durante ela, o mestre pediu Fuke: "Um cabelo engole o vasto oceano, um grão de mostarda contém Monte Sumeru. '- Isso acontece por meio de poderes sobrenaturais, ou seja todo o corpo (substância, essência) como este?" Fuke chutou em cima da mesa. O mestre disse: "Rough companheiros." : Fuke retrucou: "Que lugar é este aqui para falar de bruto e refinado?

No dia seguinte, eles foram novamente para um jantar vegetariano. Durante ela, o mestre perguntou: "Tarifa de hoje, como se compara com a de ontem?" Fuke (como antes) chutou em cima da mesa. O mestre disse: "Entenda que você faz - mas ainda assim, você é um sujeito difícil."Fuke respondeu: "companheiro cego, faz uma prega de qualquer aspereza ou finesse no Buda Dharma? O mestre estendeu sua língua.

Há alguma controvérsia quanto ao grau e natureza do seu talento musical, mas seus seguidores, muitas vezes refletir sobre uma determinada história de inspiração: a história descreve Puhua passando por sua cidade natal, tocando um sino para chamar os outros para a iluminação . O mesmo, para muitos praticantes Fuke, aplicado ao shakuhachi, e seu domínio foi visto como um caminho para a iluminação.

[editar] Morte de Puhua

A passagem de Puhua é relatado no Registro de Linji. Além de dar uma importância especial para tocar sino Puhua, é particularmente impressionante como uma história de budistas ressurreição que é igual a história da ressurreição famoso de Bodhidharma , o mestre indiano que trouxe o ekayana escola da Índia para a China, que se tornou a seita Chan de Budismo. A história:

Um dia no mercado de rua Fuke pedia toda a gente a dar-lhe um roupão. Todo mundo lhe ofereceu um, mas ele não queria nenhum deles. " O mestre [Linji] fez o superior comprar um caixão, e quando retornou Fuke, disse-lhe: ". Lá, eu tinha esse manto feito para você" Fuke ombros o caixão, e voltou para o mercado de rua, chamando em voz alta: "Rinzai esta túnica feita para mim que estou fora da porta do leste para entrar transformação!" (Morrer). O povo do mercado lotado, depois dele, ansioso para olhar. " Fuke disse: "Não, não hoje, amanhã eu vá para o Portão Sul de introduzir transformação.". E assim por três dias. Ninguém acreditava mais. No quarto dia, e agora, sem espectadores, Fuke fui sozinho fora dos muros da cidade, e deitou-se no caixão. Ele pediu um viajante que por acaso para pregar a tampa para baixo.

A notícia se espalhou de uma só vez, e as pessoas do mercado correu lá. Ao abrir o caixão, eles descobriram que o corpo havia desaparecido, mas do alto do céu, ouviram o anel de seu sino de mão.

[editar] Fuke Lineage no Japão

Shinchi Kakushin (心地觉心).
Shinchi Kakushin (心地觉心).
Frase do Mestre Linji Yixuan.
Frase do Mestre Linji Yixuan.

Fuke Zen foi trazido para o Japão por Shinchi Kakushin (心地觉心) (1207-1298), também conhecido como Muhon Kakushin (无本觉心) e postumamente como Hotto Kokushi (法灯国师). Kakushin tinha viajado para a China por seis anos e estudou com o famoso chinês Chan mestre Wumen (无门) da linhagem Linji. [ 4 ] Kakushin tornou-se um discípulo de Chosan, um professor de 17 ª geração da seita Fuke da China.

Embora já não existe como uma organização religiosa, durante o período feudal, Fuke Zen, na sequência, foi bastante extenso. Os seus membros poderiam ser facilmente reconhecida pela sua prática de tocar a flauta shakuhachi, que foi considerado uma forma de meditação, denominado suizen (吹禅). Estes monges foram músico conhecido no início como komosō (荐僧, literalmente "monges-esteira de palha") e, pela-metade do século 17, como komusō (虚无僧, literalmente "monge vazio").

Fuke Zen, em geral, sublinhou peregrinação , e seus adeptos eram principalmente lay-profissionais, em vez de clérigos. Durante o período Edo (1603-1867), muitos ronin tornaram-se incorporados na seita, e devido ao temperamento desses antigos samurais , a seita ganhou a reputação de abrigar os arruaceiros. Os membros da seita Fuke também receberam a permissão do governo Bakufu do tempo para viajar livremente por todo o país, a dispensa significativo considerando as restrições de viagem severa do tempo. Na realidade, alguns dos monges Fuke eram espiões para o governo Bakufu, uma prática que ajudou a selar o fim da seita, quando o próprio governo caiu.

[editar] Desenvolvimento e morte

Fuke, que inicialmente tinha sido uma ligação frouxa de monges e leigos peregrinos, solidificou como uma seita em torno de 1700. No entanto, a seita morreu em 1871 após a Restauração Meiji . O novo governo promulgou uma proclamação grande conselho que proíbe a prática do Zen Fuke e jogar o shakuhachi por motivos religiosos. Isto porque, como descrito acima, na prática, muitos dos Fuke eram espiões e informantes do governo.Prática da shakuhachi foi inteiramente proibida durante quatro anos pelo governo Meiji, após o que foi decretado que jogar secular era permitido. Daquele momento em diante o jogo de Fuke peças originais, honkyoku , fez uma recuperação muito lenta. A recuperação continua a este dia.

[editar] Predefinição:Veja Mais



[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais