Grupo Escoteiro Caramuru

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] História

O Grupo Escoteiro Caramuru - 26º SP - foi criado no ano de 1953, por membros idealistas da comunidade japonesa em São Paulo, preocupados com o futuro de seus jovens, agravados pelo período pós-guerra. Essas preocupações sociais e humanitárias foram as raízes do Grupo e por ter essas raízes tão fortes que o Caramuru se mantém firme, passados mais de 50 anos.
Logo nos primeiros anos de sua fundação, o Grupo já estava praticando um bom escotismo e atuando em vários eventos nacionais e internacionais. As propostas do Escotismo no Caramuru eram divulgadas em jornais da época por seu fundador, Dr. Shizuo Hosoe, o que fez com que houvesse uma grande procura dos pais para poder colocar seus filhos no Grupo, criando também com o tempo, o sonho de se ter uma Sede maior e própria. A necessidade de atender essa demanda sempre forte, aliada à determinação de se praticar um bom escotismo, foi formando o maior grupo escoteiro do Brasil, que é hoje o Caramuru.
Uma característica do grupo é ser composta por um número grande de descendentes de japoneses, devido à sua história, mas o Grupo é aberto para a entrada de todas as famílias que queiram praticar o Escotismo.
Um pouco da sua história, algumas pessoas especiais, vocês vão perceber que várias famílias de mais de 50 anos passados permanecem conosco, participando com seus descendentes e amigos, fazendo a história do Grupo e como trabalhamos.

[editar] A Fundação

Caramuru era o apelido de Diogo Álvares Correa, português que, em 1510, naufragou perto da Bahia. Em tupi, caramuru significa "filho do trovão" ou "dragão do mar". Diogo Álvares passou a viver entre os índios, aprendeu sua língua e seus costumes, casando-se com Paraguaçu, filha de um dos chefes da tribo dos tupinambás.
Foi o nome escolhido para este Grupo Escoteiro, nem tanto pela imagem mais difundida de Caramuru, como aquele que colocou fogo na água (que na verdade era aguardente), mas sim por ter escolhido morar no Brasil, da mesma forma que os imigrantes japoneses que vieram para o Brasil.
Seu fundador, Dr. Shizuo Hosoe, em reuniões com amigos no consultório, concretizou a idéia de criar um pequeno grupo de escoteiros dentro da sociedade nipo-brasileira, após ter ouvido uma palestra sobre Escotismo dada pelo Visconde Mitiharu Mishima, líder do Movimento Escoteiro no Japão. Dr. Hosoe tinha em mente que o único meio para trazer a paz e a tranquilidade, a longo prazo, era educar os filhos jovens com idades de 6 a 8 anos.
Assim fundou-se o Grupo Escoteiro Caramuru, o primeiro da colônia, iniciando suas atividades numa pequena sala alugada na Av. Mercúrio, 564, começando com cerca de vinte e cinco pessoas, entre chefes e jovens. Pouco tempo depois, mais nove jovens se juntaram ao grupo.
Ainda hoje, muitos deles participam direta ou indiretamente no Grupo, na A.A.E.E.C., na UEB ou na SPDE. Da mesma forma, seus filhos ou netos continuam praticando Escotismo no Grupo.

[editar] As sedes provisórias

Com o rápido crescimento do grupo, o Caramuru teve que mudar para uma casa alugada na Rua do Glicério, 559, local sempre sujeito a inundações.
Em 1958 conseguiram o empréstimo dos porões da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Em seguida mudaram-se para um local embaixo da ponte da Av. Rangel Pestana (Rua Frederico Alvarenga), proximo à Secretaria da Fazenda.
Em 1962, retornaram para a casa dos fundos do terreno da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, na Rua São Joaquim, 381.
Em fins de 1964, inaugurou sua sede de oito por vinte e cinco metros, nos fundos do terreno emprestado da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, onde permaneceu até 1978, quando sua saída foi solicitada.
O Caramuru se instalou então, num imóvel emprestado à rua Muniz de Souza, 127, até que a sede própria foi construída.

[editar] A fundação da A.A.E.E.C.

O Grupo Escoteiro Caramuru foi criando fama de praticar um bom Escotismo, aumentando assim a procura de vagas, provocando um crescimento e a necessidade de uma sede maior e definitiva, onde pudesse se reunir para praticar as atividades escoteiras e também guardar os diversos materiais de Escotismo.
Esses problemas, somados aos casos até de inundações em algumas das sedes provisórias ocupadas pelo Grupo, preocupavam bastante toda a Família Caramuru.
Assim, em 1978, com a comemoração dos 25 anos de Grupo, foi criada a Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru, por um grupo abnegado de ex-escoteiros e escotistas, que veio em auxílio ao Grupo, principalmente para solucionar o problema de não se ter uma sede definitiva.

[editar] A construção da Sede Própria

É importante ressaltar a importância da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas Caramuru, que se reuniu para planejar, motivar as famílias e prover os recursos necessários, através de eventos, rifas, livros de ouro, etc., para comprar um terreno e construir as instalações da Sede definitiva do Grupo.
Assim, com o esforço e dedicação de toda a Família Caramuru, em novembro de 1981, foi inaugurada a sede em terreno de 600 m2, tendo um edifício de 3 andares, na rua José do Patrocínio, 550, com cerca de 800 m2 de área construída. Era a concretização dos sonhos de toda uma geração de famílias do Caramuru.

[editar] O Distrito Bandeirante Caramuru

O Distrito Bandeirante Caramuru, movimento feminino (nos moldes do Escotismo), foi criado em 3 de outubro de 1979, tendo um crescimento inicial rápido, devido ao forte Escotismo masculino que já existia no Grupo e logicamente à demanda reprimida que havia com as jovens irmãs dos elementos. Sua primeira presidente foi a Sra. Iracema Okamoto e as coordenadoras, Monica Hanashiro e Gina Naoko Kihara.
Com o tempo, a incorporação do Distrito Bandeirante Caramuru], formando um Grupo misto, foi sendo discutida, sendo que em 1987, essa fusão foi aprovada na Assembléia do Grupo. As mulheres que então participavam como fadinhas e bandeirantes Caramuru, passaram a fazer parte de um único movimento escoteiro, agora misto, o Grupo Escoteiro Caramuru, efetivamente em 1 de outubro de 1989, quando houve o cerimonial de Promessa Escoteira] das chefias dos Ramos Femininos.
No Brasil ainda existem mujitos Distritos Bandeirantes, femininos e também mistos, totalizando em torno de 7.000 elementos (em 2003).

[editar] A aquisição do Campo Escola

Em agosto de 1991, através de um acordo, o Caramuru recebeu autorização para utilizar o Clube de Campo do Nippon Country Club, em Juquitiba, por um período de 10 anos. Alguns anos mais tarde, a A.A.E.E.C. conseguiu adquirir o sítio, que passou a ser o Campo Escola Juquitiba.
Para os chefes, era o sítio que idealizavam para a prática do Escotismo. Para os escoteiros, representava uma grande oportunidade de desenvolvimento de atividades atraentes, junto à natureza.
Na época da aquisiçao, só haviam três chalés, a casa do caseiro e o campo de futebol. Todas as outras benfeitorias, barracões para acantonamento, banheiros coletivos, jardim japonês, play-ground e outras, foram realizadas pelo Grupo.

[editar] A ampliação da Sede

Em 1998, a Sede é acrescida de mais 900 m2 (totalizando assim 1.500 m2), com a aquisição do terreno ao lado da Sede, também pela A.A.E.E.C., junto a toda a Família Caramuru. Diversas reuniões, que resultaram em uma série de decisões envolvendo as famílias, foram organizadas para poder arrecadar o restante necessário.
Doações em dinheiro através do Livro de Ouro, arrecadação do evento Yakibingo, doação de um carro Gol pela Hirai com a formação de um grupo de 50 consorciados e outros ganhos foram obtidos pela Família, conseguindo assi saldar a dívida. Assim, com o esforço de todos conseguimos ampliar a Sede.
Desde então, a Sede vem sendo melhorada, reformando-se pouco a pouco as instalações para a prática do melhor Escotismo e também acolher bem as famílias que nos visitam em diversos eventos, como o grandioso Bazar Caramuru anual (antigamente realizado no Colégio São Francisco Xavier, que a partir de 1999, passou a ser montado na própria Sede.

[editar] Cronologia

Confira a Cronologia do Caramuru.

[editar] Personagens

[editar] Diretoria

A administração do Grupo está entregue a uma Diretoria, eleita bienalmente pela Assembléia de Grupo, a qual também elege os membros da Comissão Fiscal. Todos os sócios do Grupo, em dia com as mensalidades (escotistas não pagam) e maiores de 18 anos, estão aptos a participar da Assembléia de Grupo, que ocorre ordinariamente uma vez por ano, para votar e ser votado. É importante entender que desta forma, o Grupo é administrado totalmente pelos sócios eleitos, ou seja, por nós mesmos, pais, escotistas e pioneiros.
Participam da Diretoria, adultos comprometidos com o Grupo Escoteiro, geralmente pais dos jovens membros, que desejam ajudar na adaministração do Grupo. Como órgão executivo, a Diretoria é responsável pela administração e apoio aos Escotistas (adultos em função técnica) na direção de suas Seções.
A Diretoria do Grupo Escoteiro Caramuru é composta por três diretores eleitos: Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente de Gestão e Diretor Vice-Presidente Técnico Operacional. A Vice-Presidência pode nomear Diretores em suas funções principais, além das diversas Comissões criadas para melhor administração do Grupo.
A Diretoria se reúne mensalmente, onde os diretores e os coordenadores das diversas comissões, prestam contas, relatando seus feitos no mês e apresentando a programação futura e suas necessidades. Semanalmente também são feitas reuniões de trabalho com os diretores principais e com as chefias.

[editar] Sede Social

[editar] Secretaria

A Secretaria foi criada para auxiliar a Chefia, dar apoio à Diretoria, procurando centralizar e documentar as informações referentes às atividades dos elementos, da Diretoria, das comissões, eventos, etc.
Destacamos duas funções principais: uma de auxiliar a Chefia no controle e apontamento das atividades realizadas, adestramentos e especialidades conquistadas pelos elementos, e a segunda, de fazer o atendimento geral da Sede no que se refere a cópias xerox, pagamento e recebimento de algumas taxas, vendas de lenços, anéis e distintivos, arquvo de documentos e livros de atas, recebimento e destino de correspondência, atendimento telefônico e pessoal, controle de retirada de materiais diversos, reserva de salas de reunião, controle de chaves e outros.
A Secretaria mantém os cadastros atualizados das famílias, que servem para promover os diversos comunicados e correspondências inclusive as cobranças, por isso qualquer alteração deve ser informada imediatamente. Também toda licença ou desligamento de elementos deve ser comunicado por escrito à Secretaria. O trabalho, por ser nos dois turnos do sábado, requer voluntários que se revezem de manhã e de tarde.

[editar] Cantina

A Cantina é administrada por uma comissão, que é a equipe responsável por todo o trabalho administrativo e financeiro, compra, convocação de pais para o trabalho, preparação e venda de lanches, bebidas e doces, etc.
Aos sábados, todos os pais e mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar na Cantina (uma equipe pela manhã e outra à tarde) . Isso evita que os jovens saiam da Sede para comer (comida de qualidade duvidosa), aumenta a segurança, e uma maior produtividade, com menor perda de tempo, de todos no curto período do sábado. Além disso, faz parte do método escoteiro trazer os pais voluntariamente servindo como modelo para os filhos, permitindo também a necessária integração entre os pais.
A venda na Cantina não prevê ganho de lucros, pois a margem que se coloca sobre o custo cobre apenas despesas como o custo direto das matérias primas, fornecimento de lanche e bebida para toda a chefia, café e chá para as diversas comissões que trabalham em toda a Sede e água mineral para todos, além de diversos custos como manutenção dos freezers e materiais de consumo como copos, guardanapos, óleo, limpeza e outros.

[editar] Artesanato

O artesanato fabricado no Grupo Escoteiro Caramuru merece destaque. Durante o ano todo, as mães coordenadoras do Artesanato planejam o que vai ser produzido, adquirem as matérias-primas, dão cursos de crochê, ponto cruz e outros, e produzem artigos artesanais que serão disputados logo na abertura do Bazar.
Aos sábados, todos as mães de determinadas matilhas ou patrulhas são convocadas pela Comissão para ajudar a produzir artigos artesanais da melhor qualidade, permitindo também a necessária integração entre as mães.
Também, como parte dos produtos a serem vendidos no Bazar, cada família recebe no início das atividades, dois panos de prato para serem decorados a seu critério.

[editar] Manutenção do Grupo

O Grupo Escoteiro Caramuru como uma entidade sem fins lucrativos, deve ser auto-sustentável, devendo os seus recursos serem obtidos das mais variadas fontes. Também como incentivo ao voluntariado, os serviços remunerados não são permitidos pelo regulamento, salvo exceções. Por outro lado, Baden-Powell acreditava que os jovens poderiam ganhar os recursos para pagar por suas próprias atividades escoteiras, ensinando-os a serem responsáveis, valorizando os resultados dos seus esforços.
Os custos operacionais do Grupo são relativamente altos, levando-se em consideração que somos hoje o maior grupo escoteiro do Brasil, com mais de 400 escoteiros e escotistas registrados na UEB.
Para se reunir um grupo de jovens tão numeroso, com as atividades concentradas em praticamente um dia da semana (sábado), temos hoje as instalações de uma Sede própria com 1.500 m2 de área, além de um Campo Escola, com 8 alqueires (200.000 m2), localizado em Juquitiba, permitindo assim, atividades produtivas, diversificadas e motivadoras, com grande qualidade nas nossas propostas educacionais.
Toda a administração e manutenção do Grupo é realizada por diversas comissões de pais, que, voluntariamente, se agrupam para os trabalhos.
Além disso, todas as famílias se organizam durante o ano para arrecadar no grande Bazar Beneficente Caramuru, o restante dos recursos. Outros eventos menores são organizados quando alguma necessidade surge.

[editar] Pró-Conselho de Pais

O Conselho de Pais de cada Seção é o órgão de apoio familiar à Educação Escoteira e tem a função de promover uma maior cooperação entre os escotistas e os pais, estimulando o interesse destes pelas atividades escoteiras dos seus filhos.
O Pró-Conselho de Pais do Grupo é formado pelos Conselho de Pais de todas as seções e se reune periodicamente, para conversar e discutir formas de melhorar o Escotismo praticado.

[editar] Comissão das Mães

A Comissão de Mães é formada pelas mães, e também pais, e tem uma diretoria, cuja Presidente é eleita anualmente. Tem por objetivo principal a integração das famílias e a arrecadação de fundos para a manutenção do Grupo, com a organização do Bazar Beneficente anual, além de apoiar a Diretoria do Grupo, em atividades diversas.
Ressalta-se que a receita a ser conseguida no Bazar é parte importante do montante de recursos financeiros necessários previstos no orçamento do ano todo do Grupo, além de ser destinado parte a entidades beneficentes.
Além da Presidente, a Comissão é composta por uma ou duas vice-presidentes, uma assessora e pelas coordenadoras das diversas subcomissões (ERA - Equipe de Recepção e Apoio, Artesanato, Comestíveis, Diversões, Convites, Bingo, Secretaria e Tesouraria), a diretoria formada define o programa geral e as barracas que comporão o próximo Bazar, escolhendo os novos coordenadores de cada barraca.
O artesanato fabricado também merece destaque pelo grande sucesso de vendas em todos os bazares. Outros cursos são organizados para mães e também pais, como o de sushi, paella e outros.


Ferramentas pessoais