Hashi

De Nikkeypedia

Revisão de 20:31, 5 Março 2011; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Hashi.
Hashi.


Pauzinhos, hashi, fachi
250px
Pauzinhos feitos de teixo japonês.
nome em chinês
Mandarim 筷子 (kuàizi ? )
Cantonês 筷子 (faa3 zi2 ? )
nome em japonês
Kanji
Hepburn Romaji hashi
nome em coreano
Hangul 젓가락
Romanização revisada jeotgarak
McCune-Reischauer chŏtkarak
nome em tailandês
língua tailandesa ตะเกียบ
Transliteração takiap
nome em vietnamita
Quốc ngữ đũa
nome em indonésio
alfabeto latino sumpit


Hashi.
Hashi.


Pauzinhos ou palitinhos, também conhecidos como hashi ou fachi, são as varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia.

Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.

Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "hashi feitos de metal").

Conteúdo

[editar] Origem

Os hashis começaram a ser usados no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos e servir a carne, eram usadas as tiras de bambu. Lenda ou fato, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.

[editar] História

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o caracter 筷 significa "objectos de bambu para comer rapidamente".

Sendo originários da China antiga foram no entanto profusamente utilizados em todo o leste asiático.

Utensílios que se assemelham a pauzinhos foram encontrados no posto arqueológico de Meggido em Israel, pertencendo aos citas, invasores de Canaã. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e a Ásia ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo mas de modo autónomo. Os pauzinhos também eram artigos comuns na civilização uigur, das estepes da Mongólia durante os séculos VI ao VIII.

[editar] Como usar

Maneiras de segurar hashi.
Maneiras de segurar hashi.


  1. Ponha um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.
  3. Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
  4. Com prática suficiente, os dois hashis funcionam como uma pinça.

Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo. Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashis. Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos.

Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental. O correto é consumir utilizando-se das mãos.

Dica: Para manuseio mais fácil no começo, segure o hashi na parte do meio como uma criança faria. Com proficiência, segure os hashis nas partes de cima para um alcance maior e uma aparência mais madura.

Se as pontas não ficarem alinhadas, vai ser difícil segurar coisas. Segure o hashi na vertical com as pontas tocando levemente o tampo da mesa, e delicadamente empurre o hashi para baixo, ou solte-o levemente para deixar que ambas as pontas fiquem em igual comprimento.


Atualmente, os Waribashi japonês (tipo de hashi descartável feito de madeira) são mundialmente, alvo da crítica pelos ambiantalistas.

Antigamente os waribashi eram usados para evitar que o mal espírito existente neles passasse de uma pessoa para outra. Ultimamente, está surgindo uma tendência de cada um portar o seu próprio hashi. No Japão existe hashis exclusivos do pai, mãe e filhos. Já na China e na Coréia do sul, os membros da família não possuem seus próprios hashis.

É preciso muito cuidado para o manejar os hashis, é preciso saber o modo correto de usá-los. E preciso evitar o hasamibashi (cruzar os hashis de duas pessoas). Além disso, nunca se deve introduzir o hashi verticalmente em uma tigela de arroz, pois essa é a maneira de oferecer o alimento aos espíritos mortos. Existem também muitos tipos de "hashioki" (suporte para descansar os hashis) para serem usados quando as pessoas vão se servir do "hashiyasumi"(porção de alimentos que podem ser pegos com a própria mão) e são apreciados também como um acessório na refeição.


[editar] Predefinição:Vídeos



[editar] Predefinição:Ligações Externas

Ferramentas pessoais