Hatsuyume

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] Hatsuyume - O primeiro sonho do novo ano

Hatsuyume.
Hatsuyume.



O primeiro sonho de uma pessoa no Ano Novo. Desde os tempos mais remotos, os japoneses acreditavam que o primeiro sonho dita o tom do novo ano. Um bom sonho indica que o novo ano será auspicioso. Diz a lenda que os melhores sonhos são sobre o Monte Fuji, falcão e beringelas, nessa ordem. Antigamente, para ter bons sonhos, dormia-se colocando sob o travesseiro uma imagem de um baku (um animal imaginário que come sonhos), para que ele comesse os sonhos ruins.


[editar] Kakizome - Primeira caligrafia do ano.

Geralmente no dia 2 de janeiro, muitos japoneses pegam um papel branco fino e escrevem cuidadosamente, com pincel japonês (fudê) e tinta nanquim, um poema ou uma frase clássica, por exemplo um lema ou resolução para o novo ano. Anualmente é realizado um tradicional concurso de caligrafia durante um dia do shogatsu no ginásio Nippon Budokan, onde participam da disputa cerca de 5 mil crianças.

Alunos realizando kakizome.
Alunos realizando kakizome.


[editar] Hanetsuki - Jogo de peteca

Ano Novo é também sinônimo de diversão. Uma brincadeira tradicional, mas que já não é tão praticada quanto antigamente, é o hanetsuki . Meninas vestidas de kimono jogam peteca com raquetes de madeira com belos desenhos (o hagoita). Quem deixar cair a peteca recebe, como punição, uma pincelada de nanquim no rosto , de maneira jocosa.

Petecas japonesas.
Petecas japonesas.


[editar] Hyakunin Isshu

Jogo de cartas típico do Ano Novo. As cartas têm impressas uma coleção de 100 famosos waka (poema clássico no formato tanka, 31 sílabas). São dois conjuntos de cartas: um com os poemas e outro com apenas as últimas 14 sílabas dos mesmos poemas. A medida que o narrador lê um poema do primeiro conjunto de cartas, os jogadores devem escolher do outro conjunto a carta que completa o poema. Ganha quem apanhar mais cartas.

Jogo de cartas.
Jogo de cartas.


[editar] Kadomatsu - Adorno para colocar na entrada da casa=

O Ano Novo japonês começa, na realidade, vários dias antes, com inúmeros preparativos necessários, incluindo a decoração da casa. O kadomatsu é uma das peças decorativas mais tradicionais. Trata-se de um arranjo de ramos de pinheiro (símbolo de longevidade) , haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade). É colocado na entrada da casa para trazer sorte aos seus moradores.

Adorno para colocar na entrada da casa.
Adorno para colocar na entrada da casa.


[editar] Shimenawa - Adorno para colocar no portão da casa

Outro ornamento comum no Ano Novo. É um pedaço de corda de palha grossa e entrelaçada, com tiras de papel branco penduradas. Colocado no portão ou na entrada de uma casa, nele se amarram um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha ou lagosta e folhas de samambaia, considerados amuletos. Acredita-se que uma casa com shimenawa é um lugar purificado para afastar maus espíritos e receber divindades.

Adorno para colocar no portão da casa.
Adorno para colocar no portão da casa.

[editar] Otoshidama - Presente em dinheiro dado às crianças

Ansiosamente aguardado pelas crianças japonesas, o otoshidama é o presente em dinheiro que pais e parentes dão no Ano Novo às crianças, para que elas possam comprar algo que desejam. A importância dada pode variar de 1.000 a 10.000 iens (R$ 25,00 a R$ 250,00). Talvez devido à redução do número de crianças no Japão, esse valor vem crescendo gradativamente.


Envelope com dinheiro dado as crianças.
Envelope com dinheiro dado as crianças.

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais