Hokaido

De Nikkeypedia

Hokkaido (Hokkaidou, 北海道 em japonês) é a segunda maior ilha, constituindo uma província do Japão. Suas principais cidades são Sapporo, Obihiro, Otaru, Asahikawa, Kitami e Kushiro. Hokkaido é banhada, ao norte e a leste pelo Mar de Okhotsk, ao sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pelo Mar do Japão.

Ponto Mais Alto: Monte Taisetsu-Zan (2.290 m)


Predefinição:Província do Japão


Conteúdo

[editar] História

Hokkaidō é a terra natal da etnia aino desde tempos imemoriais.

Os nomes de muitos lugares, como Sapporo, são derivados da língua aino. Hokkaidō era conhecida como Ezo até à Restauração Meiji. Pouco depois da Guerra Boshin de 1868, um grupo fiéis ao xogunato de Tokugawa, liderados por Enomoto Takeaki proclamam a independência da ilha com o nome de República de Ezo, mas a rebelião é Maio de 1869.

Por alguns anos a seguir à restauração de Meiji, Hokkaido ficou dividida em 4 províncias. Antes da restauração Meiji, em 1868, Hokkaido era conhecido por Ezochi (Terra de Ezo) e foi príncipe almente povoado pelos Ainu, um povo do Cáucaso completamente diferente dos habitantes do resto do Japão. Pensa-se que na época pré-moderna, os Ainu habitaram não só Hokkaido, mas também o nordeste do Honshu, o sudoeste de Sacalina e as ilhas Curilas. Viviam da caça ao veado, da pesca do salmão e da caca à foca. Atualmente, não sendo mais de 20.000 pessoas, têm vindo a ser assimilados pelo resto da população. Foram preservados alguns costumes dos Ainu, tais como os festivais e a cerâmica, mas essencialmente, como foco turístico.

Depois da restauração Meiji, o novo governo criou um departamento para o desenvolvimento de Hokkaido, com o fim de povoar a religião e facilitar a expansão para o sul pela Rússia. Hokkaido foi desenvolvido pelos pioneiros japoneses de Honshu sob grande influência ocidental.

A Universidade de Hokkaido, originalmente Colégio Agrícola de Sapporo, foi criada pelo cientista, missionário e educador americano William S. Clark (1826-1886), presidente do Colégio Agrícola de Massachusetts. O Gabinete de Desenvolvimento de Hokkaido convidou outros especialistas estrangeiros, tais como o agrônomo Horace Capron (1804-85). Desde muito cedo se seguiram os métodos ocidentais de cultivo de cereais e da criação de gado leiteiro; também se cultivam o trigo, feijão, batata, aveia e beterraba. O arroz também era cultivado em grande escala. Cerca de 90% das pastagens do Japão encontram-se em Hokkaido, bem como a maior parte dos produtos lácteos.

A questão das fronteiras do norte do Japão foi pela primeira vez levantada ainda durante o xogunato de Edo. Um tratado de amizade entre a Rússia e o Japão em 1855 estipulou que as ilhas Curilas, ao norte, incluindo a ilha de Urup, passariam a fazer parte do território russo e as do sul, incluindo Etorofu, pertenceriam ao Japão. Pessoas de ambas as nacionalidades foram autorizadas a estabelecer-se em Sacalina (Karafuto), mas depois da restauração Meiji o Japão optou por sair dessa ilha e dedicar-se ao desenvolvimento de Hokkaido.

Em 1875, um tratado regularizou as formalidades, dando Sacalina à Rússia e todas as ilhas Curilas ao Japão, bem como o direito de pescar nas águas do norte. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, a Rússia ocupou Etorofu, Kunashiri, Shikotan e as ilhas de Habomai e ainda hoje se mantém nesses territórios, apesar dos vários protestos dos japoneses, que reclaman a posse das ilhas, bem como o direito de pescar nessas águas. Esta disputa é a única questão que se mantém desde a Segunda Guerra Mundial.

[editar] Geografia

A província de Hokkaidō incorpora várias ilhas de pequena dimensão, incluindo as ilhas de Rishiri, Okushiri e Rebun. (Do ponto de vista japonês, a província inclui ainda várias das ilhas Curilhas.) Já que o estatuto de província de Hokkaidō se denota a partir do no seu nome, é raramente referida como "Província de Hokkaidō," exce(p)to quando é necessário distinguir a província da ilha.

Está dividida em quatro partes:

  • Rota oriental (道東):
    • Abashiri (網走)
    • Shiretoko (知床)
    • Akanko (阿寒湖)
    • Kussharoko (屈斜路湖)
    • Mashuko (摩周湖)
    • Kushiro (釧路)
    • Obihiro (帯広)
    • Tokachigawa (十勝川)
  • Circuito meridional (道南):
    • Hakodate (函館)
      • Yunokawa (湯の川)
    • Noboribetsu (登別)
    • Touyako (洞爺湖)
Imagem:Sounkyo.jpg
Sounkyo, desfiladeiro na área vulcânica de Daisetsu-zan
  • Central Circuit (道央):
    • Sapporo (札幌市)
    • Otaru (小樽)
    • Jozankei (定山溪)
    • Shikotsuko (支笏湖)
    • Furano (富良野)
    • Biei (美瑛)
    • Asahikawa (旭川)
    • Sounkyo (層雲峽)
  • Circuito setentrional (道北):
    • Wakkanai (稚内)

Há ainda muitas florestas protegidas em Hokkaidō, includindo:

Hokkaido é a fronteira nordeste do Japão. Dominado pela cadeia montanhosa de Daisetsu e o parque nacional, Hokkaido é uma ilha de florestas, rios, rochas escarpadas e pastagens. Situado mais ou menos à mesma latitude do sudeste da França, Hokkaido é banhado ao norte e a leste pelo mar de Okhotsk, pelo mar do Japão a oeste e pelo oceano Pacífico ao sul. Tem uma área de 83.517 quilômetros quadrados, um pouco menor que a Irlanda. A densidade populacional é de setenta e uma pessoas por quilômetro, menos de um quinto da de Honshu. Devido à sua situação no nordeste e ao fato de as costas serem banhadas pelas correntes frias do mar de Okhotsk, o clima é bastante diferente do de Honshu, com temperaturas mais frias, baixa pluviosidade, sem estação das chuvas, alguns tufões e a estação mais longa com apenas 120 ou 140 dias. Hokkaido não fazia parte da área de exploração de arroz do Japão pré-moderno, mas o plantio de uma nova variedade levou à produção de uma grande quantidade de arroz para subsistência, laticínos, batatas e outros cereais, assim como de peixe. A principal cidade e centro de desenvolvimento de Hokkaido é a moderna cidade de Sapporo.

Um sismo de magnitude 8.0 ocorreu perto da ilha a 25 de Setembro de 2003 às 19:50:07 (UTC).

[editar] Subprovíncias

Hokkaidō é a única província japonesa que está dividida em subprovíncias. Isso deve-se, principalmente ao seu tamanho. Muitas partes da província estão, simplesmente, bastante afastadas para serem devidamente administradas por Sapporo. Os gabinetes das subprovíncias têm muitas das competências atribuídas aos gabinetes administrativos das outras províncias do Japão.

Ver também: Lista de cidades em Hokkaido

[editar] Clima

Hokkaidō é conhecida pelos seus verões frescos (que atraem muitos turistas de outras partes do Japão) e invernos gelados. A temperatura média em Agosto é de cerca de 22°C (72°F), enquanto que a de janeiro varia entre -12°C a -4°C (10°F to 25°F), dependendo da altitute e latitude. As ilhas tendem a ficar isoladas devido a tempestades de neve que criam bancos de gelo que permanecem durante bastante tempo, em contraste com os constantes nevões da região de Hokuriku.

Durante o inverno, o Mar de Okhotsk fica gelado, tornando a costa setentrional imprópria para a navegação, o que leva à suspensão da lucrativa exploração pesqueira até que chegue o degelo.

[editar] Principais cidades

A maior cidade de Hokkaidō é a sua capital, Sapporo. Pode-se, contudo, destacar Hakodate, no sul e Asahikawa na região central.

[editar] Economia

Hokkaidō tem a maior área do Japão dedicada à agricultura. É a província que lidera na produção de arroz e captura de peixe, tendo também um lugar de destaque na produção de vegetais hortícolas.

Ainda que exista alguma actividade industrial ligeira (produção de pasta de papel, fermentação de cerveja - a cerveja Sapporo - e indústria alimentar), a maior parte da população está empregado no sector dos serviços. A indústria do turismo tem um papel de relevo ao atrair, principalmente, campistas de todo o Japão. No inverno, os desportos de inverno, como o esqui são a principal atracção turística de Hokkaidō (os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 foram realizados em Sapporo).

[editar] Transportes

A única via de comunicação terrestre entre Hokkaidō e o resto do Japão é através do Túnel Seikan. A maioria dos viajantes chega de avião: o aeroporto principal é o Aeroporto de Shin-Chitose, em Chitose, logo a sul de Sapporo. Tóquio - Chitose é a mais concorrida das rotas aéreas do mundo, suportando 45 viagens de ida e volta, em três companhias de aviação, por dia. Uma destas companhias, a Air Do foi buscar o seu nome a Hokkaido. Pode-se aceder, ainda, a Hokkaidō através de ferry-boat, a partir de Sendai, Niigata, entre outras cidades.

No território de Hokkaidō existe ainda uma rede ferroviária de qualidade (ver Companhia ferroviária de Hokkaido), ainda que só seja possível chegar a algumas cidades de autocarro (bus) ou automóvel.

[editar] Predefinição:Links externos

Predefinição:Commons


Predefinição:Hokkaido Predefinição:Japãoja:北海道

[editar] Predefinição:Ligações externas

  • [1]- Nikkeyweb
  • [2]- Wikipedia
Ferramentas pessoais