Imperador Showa

De Nikkeypedia

Imperador Hiroito
Imperador Hiroito

Hirohito (裕仁), o Imperador Showa 昭和天皇), (29 de abril de 1901 - 7 de janeiro de 1989), foi o 124º imperador do Japão. Reinou de 1926 a 1989, sendo conhecido fora do Japão como Hirohito.

Seu reinado foi o mais longo de todos os imperadores japoneses, período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa.

Conteúdo

[editar] Biografia

Michinomiya Hirohito nasceu em Tóquio, enquanto jovem, interessou-se por biologia marinha, assunto sobre o qual escreverá livros mais tarde. Em 1921, ainda príncipe, visitou a Europa, fato inédito na monarquia japonesa. Em 1926 tornou-se imperador. Considerado um deus vivo pelo povo, e a figura a quem os militares japoneses deviam obediência absoluta, Hirohito não governou de verdade o Japão. A Constituição conferia-lhe poder supremo, mas na prática ele apenas ratificava as políticas formuladas por seus ministros e conselheiros.

[editar] Segunda Guerra Mundial

O governo do primeiro-ministro e general Hideki Tojo era dominado pelos militares, que travaram a guerra em nome do imperador, mas só com o seu consentimento tácito. Hirohito tentou usar de sua influência para evitar a guerra, mas, finalmente, deu seu consentimento para os ataques que desembocaram na Guerra do Pacífico. Alinhados com alemães e italianos durante a II Guerra Mundial, os japoneses atacam a base norte-americana de Pearl Harbour, no Havaí, em 1941, o que faz os Estados Unidos (EUA) entrarem no conflito.

Hirohito apoiou a guerra num grau mais alto ou mais baixo (os historiadores divergem nesse ponto) até os ataques com bombas atômicas ao Japão em agosto de 1945. Após ter as cidades de Hiroshima e Nagasaki atingidas pelas bombas atômicas, o Japão se rende e Hiroíto anuncia o fato em cadeia nacional de rádio. Os governos aliados permitiram que ele permanecesse no trono após a guerra e, para o espanto de alguns, não foi tratado como criminoso de guerra.

[editar] Aliados

Ronald Reagan e Hirohito. Tóquio, Japão. 9 de Novembro de 1983
Ronald Reagan e Hirohito. Tóquio, Japão. 9 de Novembro de 1983

Por imposição dos Aliados, que ficam no Japão até 1950, toma medidas democratizantes, entre elas a negação do caráter divino de seu cargo, que transforma em monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação se transforma em potência industrial no período seguinte. Hiroíto não segue muitos dos rituais da corte. Abandona o uso do quimono, permite a publicação de fotos da família imperial e assume publicamente sofrer de câncer. Morre em Tóquio, depois de reinar por 63 anos. É sucedido por seu filho Akihito.

[editar] Filhos

No dia 26 de Janeiro de 1924, Hirohito se casou com sua prima distante, a Princesa Nagako Kuni (futura Imperatriz Kōjun), a filha mais velha do Príncipe Kuni Kuniyoshi. Eles tiveram dois filhos e cinco filhas.

[editar] Predefinição:Ver também

Predefinição:Commons

Ferramentas pessoais