Judô - Pontuações e Penalizações
De Nikkeypedia
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* Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força". | * Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força". | ||
- | Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos. [[Imagem:Yuko1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Yuko]] | + | * Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos. [[Imagem:Yuko1150.gif|frame|center|Sinalização equivalente ao Yuko]] |
Revisão de 12:08, 26 Novembro 2010
O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:
Yuko - um terço de um ponto, também idem regra acima.Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado.O árbitro anunciará Yuko quando, na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:
- Quando um competidor projeta o adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente em dois dos três outros elementos necessários para Ippon.
Exemplos:
- Faltando parcialmente o elemento "claramente de costas" e faltando também um dos outros dois elementos, "força" e "velocidade".
- Claramente de costas mas faltando parcialmente os outros dois elementos, "velocidade" e "força".
- Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 15 segundos ou mais, mas menos que 19 segundos.
Wazari - meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.O árbitro anunciará Waza-ari quando , na sua opinião, a técnica aplicada corresponde aos seguintes critérios:
Quando um competidor projeta o seu adversário com controlo, mas a técnica carece parcialmente num dos quatro elementos necessários para Ippon [ver artigo 20 (a)]. Quando um competidor controla o seu adversário com Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 20 segundos ou mais, mas menos que 24 segundos. Equivalência : Se um competidor tiver sido penalizado três vezes com shidô, será retirado o YOKO do adversário (equivalente á 2ª penalização) e será atribuido um Waza- Ari imediatamente.
Sogo-gashi - O árbitro anunciará Sogo-gashi nos seguintes casos:
- Quando um competidor tiver obtido um Waza-ari e a seguir o seu opositor é punido com Keikoku
- Quando um competidor cujo adversário já fora castigado com Keikoku obtém de seguida um Waza-ari.
Ippon - ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon se realiza quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito.O árbitro anunciará Ippon quando, na sua opinião uma técnica aplicada corresponde aos critérios seguintes:
Quando um competidor com controle, projeta o adversário claramente de costas com considerável força e velocidade. Quando um competidor mantém o adversário em Osaekomi-waza e este último é incapaz de sair da imobilização durante 25 segundos, após o anuncio de Osaekomi. Quando um competidor desiste, batendo 2 vezes ou mais com a mão ou pé ou dizendo Maitta, geralmente como resultado de uma técnica de imobilização, Shime-waza ou Kansetsu-waza. Quando um competidor está incapacitado devido ao efeito de Shime-waza ou Kansetsu-waza.
Equivalência :se um competidor for penalizado pela 4ª vez com um shidô, o outro competidor será declarado vencedor.
Penalizações
Pontuação inversa. Valem pontos para o adversário. Acumulativa
Hansokumake - equivale a um ippon.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina
1a. Punição: Shido I - equivale somente advertência
2a. Punição: Shido II equivale a um yuko
3a. Punição: Shido III equivale a um wazari,
4a. Punição: Hansokumake equivale a um ippon
Hansokumake - equivale a um ippon.O atleta que recebe tal penalização é eliminado e a luta termina