Kunugui

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:02, 23 Junho 2008 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 18:28, 17 Novembro 2008 (editar) (undo)
Otaf (Discussão | contribs)
M (Sobre o Kunugui (Quercus acutissima Carruth))
Ver a alteração posterior →
Linha 1: Linha 1:
-==Sobre o Kunugui (Quercus acutissima Carruth)==+==Sobre o Kunugui (''Quercus acutissima Carruth'')==
[[Image:Kunugui1.JPG|center]] [[Image:Kunugui1.JPG|center]]
Linha 5: Linha 5:
-Antigamente no Japão o [[shiitake]] era extraido das florestas.+Antigamente no Japão o [[shiitake]] era extraído das florestas.
-Brotavam predominantemente em árvores conhecidas como+Brotavam predominantemente em árvores conhecidas como "Shi no Ki".
-"Shi no Ki".+
-Há pessoas que dizem que a origem do nome [[Shiitake]] vem+Há pessoas que dizem que a origem do nome [[Shiitake]] vem da Árvore do Shi.
-da Árvore do Shi.+
-Atualmente o cultivo no Japão é feita em toras e blocos de+Atualmente o cultivo no Japão é feita em toras e blocos de Kunugui da região de [[Kansai]] ([[Osaka]]) para o sul, que tem clima mais quente do que o norte, que usa toras de [[''Konara'']].
-Kunugui da região de Kansai (Osaka) para o sul que tem+
-climas mais quentes do que o norte que usa toras de Konara.+
-O Kunugui tem parentesco com a Castanheira (Kuri no Ki)+O Kunugui (櫟) tem parentesco com a Castanheira (Kuri no Ki) que tem uma madeira muito dura e foi muito usada para dormentes dos trilhos de trem. Ele se assemelha mais ao
-que tem uma madeira muito dura e foi muito usada para+
-dormentes dos trilhos de trem. Êle se assemelha mais ao+
Carvalho, tanto que hoje é também conhecido como Carvalho, tanto que hoje é também conhecido como
-Carvalho Japones.+Carvalho Japonês.
Cultivo Cultivo
-Embora as sementes de Kunugui tenha uma alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.+Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.
[[Image:CIMG0267.JPG|center]] [[Image:CIMG0267.JPG|center]]
-Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores com mudas com tres ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda, corta-se boa parte dela e também os galhos deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta e estas mudas é que são tranplantadas.+Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores com mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta e estas mudas é que são tranplantadas.
-Depois de plantadas estas mudas terão em menos de 5 anos, troncos com diametro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de [[shiitake]].+Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de [[shiitake]].
-Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelentes fertilizantes, assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.+Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelentes fertilizantes; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.
-Ao cortar o Kunugui nascem muitos brotos, deixando se um por tronco ela cresce tantans quantas vezes forem cortadas.+Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado.
Qualidades Qualidades
[[Image:Kunugui3.jpg|center]] [[Image:Kunugui3.jpg|center]]
O Kunugui tem pouco cerne, a madeira é macia e boa para o crescimento do [[shiitake]] O Kunugui tem pouco cerne, a madeira é macia e boa para o crescimento do [[shiitake]]
-A casca é dura, o que faz com que seja difícil o seu rompimento criando shiitakes mais carnudos.+A casca é dura, o que faz com que seja difícil o seu rompimento, criando shiitakes mais carnudos.
Um único caule serve para se tirar muitas vezes com qualidade. Um único caule serve para se tirar muitas vezes com qualidade.
-No Japão, o Kunugui recebe o 1º corte após 10 - 12 anos, no Brasil o corte ocorre com 6 - 7 anos, ocasião em que as árvores atingem 7 - 10 metros de altura com diâmetro na base na faixa de 20cm. Após o 1º corte é possível realizar cortes subseqüentes de 3 em 3 anos. O Kunugui, ao contrário do Eucalipto, tem uma elevada capacidade de rebrota, o que permite recortes por mais de 10 vezes.+No Japão, o Kunugui recebe o 1º corte após 10 - 12 anos; no Brasil, o corte ocorre com 6 - 7 anos, ocasião em que as árvores atingem 7 - 10 metros de altura com diâmetro na base na faixa de 20 cm. Após o 1º corte é possível realizar cortes subseqüentes de 3 em 3 anos. O Kunugui, ao contrário do Eucalipto, tem uma elevada capacidade de rebrota, o que permite recortes por mais de 10 vezes.
[[Image:Kunugui4111.JPG|center]] [[Image:Kunugui4111.JPG|center]]
-Para o cultivo de Shiitake, esta madeira apresenta vantagens em relação:+Para o cultivo de [[shiitake]], esta madeira apresenta as seguintes vantagens:
-- à resistência da casca+- resistência da casca;
-- à alta densidade (maior produtividade)+
-- Após o corte, as toras podem aguardar por até 4 meses antes de receber as sementes+
-- Cogumelo com sabor bem mais acentuado+
-- Diminuição de ataque de pragas e doenças+
 +- alta densidade (maior produtividade);
 +
 +- após o corte, as toras podem aguardar por até 4 meses antes de receber as sementes;
 +
 +- cogumelo com sabor bem mais acentuado;
 +
 +- diminuição de ataque de pragas e doenças.
=={{Ligações externas}}== =={{Ligações externas}}==

Revisão de 18:28, 17 Novembro 2008

Sobre o Kunugui (Quercus acutissima Carruth)


Antigamente no Japão o shiitake era extraído das florestas.

Brotavam predominantemente em árvores conhecidas como "Shi no Ki".

Há pessoas que dizem que a origem do nome Shiitake vem da Árvore do Shi.

Atualmente o cultivo no Japão é feita em toras e blocos de Kunugui da região de Kansai (Osaka) para o sul, que tem clima mais quente do que o norte, que usa toras de [[Konara]].

O Kunugui (櫟) tem parentesco com a Castanheira (Kuri no Ki) que tem uma madeira muito dura e foi muito usada para dormentes dos trilhos de trem. Ele se assemelha mais ao Carvalho, tanto que hoje é também conhecido como Carvalho Japonês.

Cultivo

Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.

Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores com mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta e estas mudas é que são tranplantadas.

Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de shiitake.

Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelentes fertilizantes; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.

Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado.

Qualidades

O Kunugui tem pouco cerne, a madeira é macia e boa para o crescimento do shiitake A casca é dura, o que faz com que seja difícil o seu rompimento, criando shiitakes mais carnudos. Um único caule serve para se tirar muitas vezes com qualidade.

No Japão, o Kunugui recebe o 1º corte após 10 - 12 anos; no Brasil, o corte ocorre com 6 - 7 anos, ocasião em que as árvores atingem 7 - 10 metros de altura com diâmetro na base na faixa de 20 cm. Após o 1º corte é possível realizar cortes subseqüentes de 3 em 3 anos. O Kunugui, ao contrário do Eucalipto, tem uma elevada capacidade de rebrota, o que permite recortes por mais de 10 vezes.

Para o cultivo de shiitake, esta madeira apresenta as seguintes vantagens:

- resistência da casca;

- alta densidade (maior produtividade);

- após o corte, as toras podem aguardar por até 4 meses antes de receber as sementes;

- cogumelo com sabor bem mais acentuado;

- diminuição de ataque de pragas e doenças.

Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais