Kunugui

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:46, 25 Novembro 2008 (editar)
Otaf (Discussão | contribs)
(Sobre o Kunugui (''Quercus acutissima Carruth''))
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (04:09, 9 Fevereiro 2009) (editar) (undo)
Otaf (Discussão | contribs)
M (Cultivo)
 
Linha 21: Linha 21:
Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis. Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.
[[Image:CIMG0267.JPG|center]] [[Image:CIMG0267.JPG|center]]
-Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores com mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta e estas mudas é que são tranplantadas.+Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores a partir de mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta; estas mudas é que são tranplantadas.
Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de [[shiitake]]. Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de [[shiitake]].
-Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelentes fertilizantes; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.+Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelente fertilizante; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.
Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado. Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado.

Revisão atual

Conteúdo

[editar] Sobre o Kunugui (Quercus acutissima Carruth.)

O kunugui (ou kunugi, 櫟), Quercus acutissima Carruthers, é uma árvore de altura média (15 metros), caduca, de copa ampla, arredondada e piramidal. Nativo do leste da Ásia, é chamado também de carvalho japonês. As folhas, alternadas, oblongas ou lanceoladas, semelhantes às do castanheiro (Castanea), têm bordas serrilhadas e farpadas. O tronco e a casca têm coloração cinzenta-amarronzada e sulcos profundos. O fruto é uma bolota amarga. No Brasil, usa-se principalmente o tronco para o cultivo do cogumelo shiitake.

Antigamente no Japão o shiitake era extraído das florestas.

Brotavam predominantemente em árvores conhecidas como "Shi no Ki".

Há pessoas que dizem que a origem do nome Shiitake vem da Árvore do Shi.

Atualmente o cultivo no Japão é feita em toras e blocos de Kunugui da região de Kansai (Osaka) para o sul, que tem clima mais quente do que o norte, que usa toras de Konara.

O Kunugui (櫟) tem parentesco com a Castanheira (Kuri no Ki) que tem uma madeira muito dura e foi muito usada para dormentes dos trilhos de trem. Ele se assemelha mais ao Carvalho, tanto que hoje é também conhecido como Carvalho Japonês.

[editar] Cultivo

Embora as sementes de Kunugui tenham um alto poder de germinação, as mudas assim obtidas são muito frágeis.

Hoje recomenda-se o plantio dessas árvores a partir de mudas com três ou mais anos de vida. Arrancam-se do solo, e elas apresentam uma única raiz profunda; corta-se boa parte dela e também os galhos, deixando-se um pequeno caule e uma raiz curta; estas mudas é que são tranplantadas.

Depois de plantadas, estas mudas terão, em menos de 5 anos, troncos com diâmetro superior a 20 centímetros, próprios para cultivo de shiitake.

Como as folhas caem no inverno, estas servem como excelente fertilizante; assim a terra plantada com Kunugui vai melhorando a cada ano que passa.

Ao cortar o Kunugui, nascem muitos brotos; deixando-se um por tronco, cresce tantas vezes quantas ele for cortado.

[editar] Qualidades

O Kunugui tem pouco cerne, a madeira é macia e boa para o crescimento do shiitake A casca é dura, o que faz com que seja difícil o seu rompimento, criando shiitakes mais carnudos. Um único caule serve para se tirar muitas vezes com qualidade.

No Japão, o Kunugui recebe o 1º corte após 10 - 12 anos; no Brasil, o corte ocorre com 6 - 7 anos, ocasião em que as árvores atingem 7 - 10 metros de altura com diâmetro na base na faixa de 20 cm. Após o 1º corte é possível realizar cortes subseqüentes de 3 em 3 anos. O Kunugui, ao contrário do Eucalipto, tem uma elevada capacidade de rebrota, o que permite recortes por mais de 10 vezes.

Para o cultivo de shiitake, esta madeira apresenta as seguintes vantagens:

- resistência da casca;

- alta densidade (maior produtividade);

- após o corte, as toras podem aguardar por até 4 meses antes de receber as sementes;

- cogumelo com sabor bem mais acentuado;

- diminuição de ataque de pragas e doenças.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais