Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão

De Nikkeypedia

Naruhito e Masako
Nascido: 23 de fevereiro de 1960, em Tóquio, Japão
Título: Príncipe Herdeiro do Japão
Esposa: Masako Owada
Filhos: Aiko
Pai: Akihito
Mãe: Michiko

Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão (徳仁皇太子殿下 Naruhito Kōtaishi Denka; nascido em 23 de fevereiro de 1960, no Palácio Togu, Tóquio) é o filho mais velho do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko.

Titulado Príncipe Hiro (浩宮 Hiro-no-miya) durante a infância, ele tornou-se o herdeiro aparente do Trono do Crisântemo com a morte de seu avô, o Imperador Showa (Hirohito), no dia 7 de janeiro de 1989.

O príncipe Naruhito é bem conhecido por seus trabalhos de caridade, em especial o Hiro's Choice.

Conteúdo

[editar] Educação

Naruhito recebeu os graus de bacharel e de mestre em História da Universidade de Gakushuin em 1982 e em 1988, respectivamente. De 1983 até 1985, ele estudou em Merton College, na Universidade de Oxford, Inglaterra.

[editar] Passatempos favoritos e interesses

O príncipe Naruhito toca viola e gosta de praticar tênis, jogging, pedestrianismo e montanhismo no seu tempo livre. Ele já escreveu um livro, titulado "O Tâmisa e eu: uma memória de dois anos em Oxford", uma memória sobre suas experiências na Universidade de Oxford que foi publicada em 1992 e que teve a colaboração de Charles, Príncipe de Gales.

[editar] Noivado e casamento

O príncipe pediu, como se alega, pelo menos duas vezes a mão de Masako Owada (nascida em 1963) em casamento. Masako era uma então diplomata de vinte e nove anos do Ministério de Relações Exteriores japonês e trabalhava para seu pai, Hisashi Owada, ex-vice-ministro de relações exteriores, ex-embaixador do Japão nas Nações Unidas e atualmente um juíz do Tribunal Internacional de Justiça. O Palácio Imperial anunciou o noivado em 19 de janeiro de 1993.

No dia 9 de junho de 1993, o príncipe herdeiro do Japão e Masako Owada casaram-se numa cerimônia xintoísta imperial em Tóquio, com oitocentos convidados e com uma audiência de mídia estimada em quinhentas milhões de pessoas ao redor do mundo. Todos os soberanos da Europa compareceram, bem como a maioria dos Chefes de Estado eleitos europeus.

Como conseqüência do casamento, Masako Owada foi titulada "Sua Alteza Imperial Princesa Herdeira do Japão". Ela é popularmente conhecida apenas como "Princesa Masako", embora essa forma de tratamento esteja incorreta. O casal estabeleceu residência no Palácio Togu-gosho, em Tóquio.

A princesa Masako teve que desistir de sua carreira diplomática com seu casamento, já que a Constituição Japonesa não permite que membros da família imperial envolvam-se com atividades políticas.

[editar] Filha

O Príncipe Herdeiro e a Princesa Consorte do Japão têm apenas uma filha, Sua Alteza Imperial a Princesa Aiko (seu título oficial é Princesa Toshi), nascida em 1° de dezembro de 2001.

[editar] Debate sobre sucessão imperial

Em novembro de 2005, um comitê governamental recomendou mudar a Lei de Sucessão Imperial de 1947 para garantir que o primogênito dos príncipes herdeiros, de qualquer sexo, se tornasse o herdeiro do Trono do Crisântemo. A opinião pública debatia uma reforma para possibilitar a ascensão da Princesa Aiko. O então primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, comprometeu-se a levar a reforma ao Parlamento.

Entretanto, a gravidez da Princesa Kiko, esposa do Príncipe Akishino, anunciada oficialmente em fevereiro de 2006, mudou os planos. Em setembro daquele ano, nasceu um menino, o Príncipe Hisahito de Akishino, que é o terceiro na linha de sucessão sob a atual lei. O nascimento de Hisahito foi um alívio para membros partidários tradicionalistas e, de fato, desencorajou as propostas que sugeriam a sucessão feminina. Antes de seu nascimento, 84% da população mostrava-se favorável à mudança.

Acredita-se que o debate será continuado e finalizado em um momento apropriado no futuro.

[editar] Funções

O Príncipe Naruhito foi um patrono do Comitê de Jogos Olímpicos Japonês até 1998, quando se tornou membro do Comitê Olímpico Internacional. Ele também tem comissões no exército, na marinha e na força aérea do Japão.

[editar] Predefinição:Ligações externas



[editar] Veja também

ja:徳仁親王
Ferramentas pessoais