Nishikigoi

De Nikkeypedia

Revisão de 15:13, 21 Agosto 2009; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Foto
Foto
Imagem
Imagem

A carpa (Cyprinus carpio) é um peixe teleósteo, cipriniforme, ciprinídeo (ciprinóide), de coloração cinza tirante ao prateado. Boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias. É ovíparo. Pode chegar até 100 centímetros de comprimento. Possui carne de qualidade regular. Essa espécie de peixe de água doce, originária da China, é muito usada em piscicultura no Velho Mundo, tendo sido introduzida na América do Sul. Também é muito popular em aquariofilia, vivendo bem em tanques externos e em grupos.


[editar] Carp Fishing

Carp fishing modalidade de pesca desportiva dedicada à pesca das grandes carpas, em que o peixe é sempre devolvido à água.

Algumas imagens de carpas pescadas e devolvidas ao seu habitat: http://www.bipbip.no.sapo.pt

Sites relacionados com o assunto "Carp Fishing": http://www.bipbip.no.sapo.pt

[editar] Curiosidades

Também conhecida como nishiki que em japonês pode significar êxito na vida ou tecido brocado. As carpas representam jóias vivas que nadam, tambm pode signifícar perseverança e valentia, pois elas podem nadar contra a correnteza e saltar cachoeiras nas época de desova. Fonte: http://www.fjsp.org.br/guia/cap18_d.htm

A carpa subindo significa força para alcançar os objetivos e uma carpa descendo significa que os objetivos foram alcançados, a mitologia diz que as carpas sobem o rio para se tornar um dragão na volta, por isso somente carpas descendo podem ter aquela cara de “mau” característico, semelhante a um dragão.

“O Huang Ho (Rio Amarelo) atravessa todo o continente Chinês. Para atingir sua fonte, a carpa / koi precisa nadar através de vales cheios de cachoeiras até a montanha Jishinhan. A lenda diz que se uma carpa / koi conseguir subir pela cachoeira Longmen Falls (Portão do Dragão), ela se transformará em dragão. Por causa da lenda, as carpas / kois se tornaram um símbolo de sucesso em vida.”

As folhas próximas ao desenho da carpa representam o caminho até os céus que as carpas tem que seguir.


Imagem
Imagem


Predefinição:Esboço-peixe

A palavra nishiki em japonês evoca tanto a idéia de tecido brocado quanto a de êxito na vida. As carpas coloridas para os japoneses representam “jóias vivas que nadam”. Suas cores e estampas são resultantes de sucessivos cruzamentos e mutações genéticas planejadas por seus criadores. São peixes calmos que sobrevivem somente em águas límpidas e vivem cerca de 70 anos (há registro do recorde de 226 anos!).


foto: retirada do "Guia da Cultura Japonesa"

Tanto na cultura japonesa como chinesa, a carpa é símbolo de masculinidade. No dia 5 de maio, quando se comemora o Dia das Crianças e, particularmente, o Dia dos Meninos, as famílias erguem mastros enfeitados com carpas coloridas feitas de papel ou tecido. São os chamados “Koi-Nobori” que começaram a ser feitos no período Edo (1603/1858) e no período Meiji (1868/1911) foram transformados em costume nacional.

Esses peixes representam o desejo da família de que seus filhos cresçam fortes e vigorosos. Diz-se que as carpas podem nadar contra a correnteza e saltar cachoeira na época da desova e, por isso, simbolizam perseverança e valentia.

ENTIDADE

Associação Brasileira de “Nishikigoi” - Rua Galvão Bueno, 57 - Sala 11 - Liberdade - 01506-000 - S. Paulo -Tel.: (011) 3277-7231 Site.:www.nishikigoi.com.br Atende das 9 as 12h, de 2ª a 6ª. Fundada em 1978, vem se dedicando na divulgação da criação de Nishikigoi. Desde 1980 realiza a exposição anual onde os peixes são julgados por juízes internacionais, possibilitando o intercâmbio e a melhora cada vez maior da qualidade nos Nishikigois.

===NO BRASIL===

Nishikigoi: encantamento, técnica e ação política

A carpa colorida, considerada “peixe nacional do Japão”, tornou-se mais comum por aqui, graças ao trabalho intenso dos criadores pioneiros. Conheça um pouco dessa história...


O viveiro de Onoe em 1980 e à direita o Sr. Hisakazu Onoe
                    O viveiro de Onoe em 1980 e à direita o Sr. Hisakazu Onoe


Não se sabe ao certo quem foi o pioneiro na criação dos peixes nishikigoi (carpas com cores ou estampas criadas para fins ornamentais). Uns afirmam que foi Yosasuke Okaue em 1929. Outros apontam Ryuichi Matsumoto, da Colônia Mizuho (São Bernardo do Campo), que, em 1956, trouxe 12 exemplares de nishikigoi da província de Niigata.

No entanto, cabe a Saburo Furukubo o pioneirismo da viabilidade econômica para a criação desse tipo de peixe, empreendimento iniciado em 1961, no bairro do Tanque, em Atibaia. Além da aquisição de variedades junto ao viveiro de Matsumoto, ele também comprou carpas matrizes entre 1971/72 no Japão.

Furukubo, primeiro sócio da Zen Nippon Airinkai (Associação Japonesa de Criadores de Nishikigoi) radicado no Brasil, realizou a 1ª Exposição e Feira de Nishikigoi em julho de 1975, em sua propriedade (Carpalândia) com grande repercussão, graças ao “apoio de políticos influentes e da mídia”, trazendo muitos visitantes acompanhados de seus familiares, conforme descreve o livro Nishikigoi no Brasil, editado pela Associação Brasileira de Nishikigoi.

Em 1977, Yosaburo Tsuchiya, então presidente da Sanyo Shoken, em visita ao Brasil, trouxe material da entidade japonesa e propôs a fundação de uma filial no Brasil. Furukubo explicou-lhe os empecilhos, principalmente relacionados à produção, ou seja, escassez de boas matrizes, falta de valorização/reconhecimento do nishikigoi e ausência de tecnologia.

O fato é que a entidade japonesa, a Zen Nippon Airinkai, a partir dos anos seguintes tornou-se uma forte aliada para o desempenho dessa atividade, estabelecendo um autêntico intercâmbio entre as duas nações. Assim, em abril de 1978, quando Saburo Furukubo e outros criadores, Hisakazu Onoe e Teruo Wakabayashi, desembarcaram no Japão para comprar matrizes, dispostos a constituir uma associação, contaram com todo o apoio da entidade, incluindo de seus associados.

Por exemplo, Onoe conta que várias vezes, ao comprar matrizes de Kanichiro Sakuma, recebeu doações de outra quantidade para ser leiloada no Brasil e, assim, obter recursos para a Associação Brasileira de Nishikigoi (fundada em setembro de 1978).

Totalmente fascinado pelos nishikigoi, Onoe foi fundamental para a difusão desses peixes no Brasil. Anualmente, esvaziava a lagoa de criação para a captura de todo cardume. Nesse dia, selecionava aqueles que pretendia criar e o restante doava aos sócios admiradores. Assim, todos teriam acesso a carpas de bom nível, contribuindo para o aumento da produção. Não é à toa que ele recebeu o apelido de “samurai do nishikigoi”.

Primeiro evento

Em 1980, a Associação Brasileira de Nishikigoi escolheu o Pavilhão Japonês para realizar a 1ª Exposição de Nishikigoi. Liderado por Teruo Wakabayashi (presidente da Associação), o Pavilhão teve seu tanque reformado para receber a doação de 85 exemplares da Prefeitura de Osaka (cidade-irmã da cidade de São Paulo), em comemoração do 25º aniversário da construção. A longa fila para visitar a exposição surpreendeu os organizadores.

Sr. Guaçu Piteri, presidente Sr. Wakabayashi e vice-presidente Sr. Onoe


A 3ª Exposição foi realizada no Parque da Água Fria, com apoio da Secretaria Estadual da Agricultura e da Paulistur (órgão municipal para incentivo ao turismo). Para estimular a adesão de crianças e iniciantes, vendiam-se, a preços módicos, alevinos e ração.

Durante esses anos, a Associação Brasileira de Nishikigoi desenvolveu esforços de difusão em várias frentes. Acompanhando a trajetória da entidade, verifica-se a ação política da doação de peixes aos órgãos governamentais, sempre com a presença de prefeitos, governadores e presidentes. Também tem sido destaque a atuação junto aos diferentes setores da comunidade nikkei.

Nas exposições, os julgamentos dos nishikigoi sempre contaram com a presença de juízes oficiais indicados pela Zen Nippon Airinkai, também responsáveis pelos aconselhamentos aos criadores locais. Em 1993, em reconhecimento ao nível técnico dos brasileiros, foi abolida a distinção, no julgamento, entre espécies importadas e criadas no Brasil.ja:コイ

[editar] Ligações Externas

  • [1] Nikkeyweb
  • [2] Wikipedia
  • [3] Fundação Japão
  • [4] Nippo Brasil
Ferramentas pessoais