Saga de Hades

De Nikkeypedia

A Saga de Hades.
A Saga de Hades.

A Saga de Hades é um dos arcos principais da série de anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada. Relata a Guerra Santa entre Atena e Hades.


Hades, Pandora e Atena.
Hades, Pandora e Atena.

Conteúdo

[editar] Histórico das Guerras Santas

Hades, Senhor das Trevas.
Hades, Senhor das Trevas.

O Senhor das Trevas na mitologia, Hades, foi aprisionado há 243 anos, junto de seu exército. A batalha entre os Cavaleiros e os Espectros na última Guerra Santa ultrapassou todos os limites do imaginável, e muitos dos Cavaleiros perderam suas vidas. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram, Dohko de Libra e Shion de Áries. Dohko recebeu de Atena a técnica Misopetha-Menos e viveu até os dias atuais. Shion, descendente do povo de Mu, possui longevidade. Mas Shion foi morto pelo cavaleiro de Saga de Gêmeos. Depois de 243 anos, Hades se liberta, pois o selo de Atena perdeu sua validade, e então tenta dominar o mundo, assim trazendo uma nova Guerra Santa. Mas os cavaleiros de bronze juntamente com os Cavaleiros de Ouro, se ajudam para acabar com Hades, e o Cavaleiro de Ouro que mais se destaca na saga do submundo, é Kanon, irmão gêmeo de Saga e considerado, até então, um traidor.

Atena temendo que os cavaleiros de bronze perdessem a vida, avisa a todos no Santuário que não deixassem em hipótese nenhuma os cavaleiros de bronze entrarem neste lugar, pois sabia que a batalha contra Hades ia ter início e que possivelmente todos eles perderiam a vida. Ikki de Fênix é o único que obedece seriamente a suas ordens, os demais não obedecem essa ordem e vão ao Santuário para saber o que está ocorrendo.

Já foi citado que mesmo um Cavaleiro de Atena, como ser humano, não possui vida eterna, mas essa regra não se aplica ao exército dos Espectro de Hades. Como governador de todo o Mundo dos Mortos, Hades é capaz de conceder um corpo físico para as almas mortas. O conceito de morte não existe entre os soldados de Hades, o que os torna destemidos em luta e guerreiros de força descomunal.

O Mundo dos Mortos dominado por Hades é um mundo inatingível pelo poder de outros deuses, inclusive Atena. Somente aqueles seres reconhecidos por Hades podem possuir os poderes nesse mundo, ou seja, somente os Espectros. Isso impediu desde tempos remotos que os domínios de Hades fossem invadidos por outros exércitos e Atena nunca conseguiu cortar o mal de Hades pela raiz. Contudo, após o segundo despertar de Hades o cavaleiro da casa de Virgem conseguiu descobrir meios de penetrar no mundo dos mortos, através do Arayashiki.

Na última Guerra Santa, os Cavaleiros de Atena deram tudo de si para aprisionar o exército de Hades. Contudo, era evidente que o selo que os prendia não duraria para sempre e, um dia, eles voltariam. Por essa razão, Dohko foi incubido de vigiar o selo, permanecendo nos cinco picos de Rozan.

[editar] Enredo

A Saga de Hades se divide em três fases:

[editar] Santuário

Saga de Gêmeos.
Saga de Gêmeos.

A rebelião de Saga de Gêmeos, as batalhas em Asgard e o despertar de Poseidon logo em seguida enfraqueceram ainda mais o efeito do Selo de Atena, chegando, finalmente, o dia em que o selo da torre se desfez.

As 108 Estrelas Malignas que estavam aprisionadas na Torre escaparam e espalharam-se pelos quatro cantos do mundo, penetrando no corpo dos seres escolhidos como Espectros.

Além dos 108 espectros originais, Hades revive Cavaleiros de Atena e lhes concede Sapúris. Esses novos espectros, vigiados por alguns espectros originais, invadem o Santuário para matar Atena. Posteriormente, revela-se que os Cavaleiros permaneciam fiéis à Atena e desejavam, na verdade, avisá-la dos planos de Hades.














[editar] Inferno

Inferno de Hades.
Inferno de Hades.

A única maneira de chegar ao Inferno sem se submeter aos domínios de Hades é despertando o oitavo sentido (Arayashiki), Atena e Shaka de Virgem atingem o Arayashiki e vão ao inferno enfrentar Hades.

Shion de Áries, antigo Mestre do Santuário que havia sido ressuscitado por Hades, entrega a armadura de Atena aos Cavaleiros de Bronze e ordena que eles se dirijam ao Inferno para ajudar a deusa. Kanon de Dragão Marinho recebe o perdão de Atena e também vai lutar no Inferno trajando a armadura de Gêmeos que fora de seu irmão Saga.
















[editar] Elíseos

Campos Elíseos.
Campos Elíseos.


Com receio de que seu corpo mitológico original, nascido da relação entre Cronos e Réia fossse ferido, Hades separou sua alma dele e o escondeu no Templo do Eclipse, localizado nos Campos Elíseos.

Templo do Eclipse.
Templo do Eclipse.

Atena é aprisionada por Hades nos Campos Elíseos. O Inferno e os Elíseos são separados pelo Muro das Lamentações que somente permite a passagem dos deuses. Então, os doze Cavaleiros de Ouro destroem o muro para que os Cavaleiros de Bronze possam passar e enfrentar Hades.

[editar] As Estrelas do Mal

Predefinição:Anexo Aqueles que acolhem a alma de um Espectro adquirem uma armadura protetora chamada Surplices, negra e brilhante como o ébano. Com as Surplices, os Espectros conseguem ir e vir entre o mundo dos vivos e o Mundo dos Mortos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Surplices é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maléfica que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros de Bronze ou ter alguma qualificação natural como os marinas. A Surplices reage sobre o corpo daquele ser escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da veste. Em outras palavras, o Espectro nada mais é do que um meio para a Surplices exercer sua função, um tipo de marionete. Pode-se até dizer que a Surplices é que controla o Espectro. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Borboleta.

Os planos diabólicos de Hades não pararam quando ele produziu 108 guerreiros com poderes similares aos dos Cavaleiros de Atena. Criando um campo de força em torno do Castelo de Hades localizado na Terra, o Senhor das Trevas restringiu o poder dos Cavaleiros, ganhando território para que a vitória fosse quase completa. Dentro desse campo de força, nem mesmo os Cavaleiros de Ouro são páreo para os Espectros. Isso explica por que três dos Cavaleiros de Ouro foram enviados para o Inferno ainda em vida por Radamanthys, sem ao menos reagirem.

Os dois deuses superiores aos espectros, Thanatos e Hypnos, sempre desprezaram a existência dos Espectros porque sabiam que o poder deles vinha, na realidade, das Surplices. Para os dois, não importava se todos os espectros morressem, pois logo poderiam ser substituídos por outros escolhidos pelas Estrelas Maléficas, sem que houvesse desfalque no exército. Além disso, eles tinham absoluta confiança que o poder dos dois bastaria para resolver todos os problemas, caso fosse necessário.

Por que os espectros são 108? Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108. No Japão, na passagem de ano, há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes, que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens. Por isso também o rosário do Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.

[editar] Mundo dos Mortos

Predefinição:Ver artigo principal É o reino de Hades e palco da Guerra Santa entre o Imperador das Trevas e Atena. Somente aqueles que despertam o Arayashiki (8° sentido), conseguem adentrar no Mundo dos Mortos sem perder a vida.

A entrada do Mundo dos Mortos é o Sekishiki, local para onde Máscara da Morte de Câncer envia seus adversários com o golpe Ondas do Inferno. Dentro do reino de Hades estão o Inferno, onde os seres humanos são punidos por seus pecados, e os Campos Elíseos, o paraíso reservado para os humanos que alcançaram o perdão dos deuses.

[editar] Diferenças entre mangá e anime

[editar] Mangá

  • Somente Shion e os Cavaleiros de Ouro mortos na batalha das Doze Casas são ressuscitados por Hades;
  • Dentre os cinco cavaleiros de bronze principais, Shiryu é o único presente no Santuário durante a invasão dos Espectros de Hades;
  • Shiryu parte dos cinco picos para o Santuário onde se defronta com a luta entre seu mestre e Shion;
  • Ikki só aparece a partir da Fase Inferno onde interrompe o ataque de Minos, a Marionete Cósmica, que é aplicado em Kanon;
  • Os cavaleiros de bronze menores enfrentam alguns espectros no lado de fora do Santuário;
  • Na luta entre Mu de Áries e Myu de Papillon, eles arremessam pilares um contra o outro, em seguida Myu invoca suas fadas onde não tem nenhum sucesso contra Mu e acaba caindo na Rede de Cristal e derrotado pela Extinção Estelar;
  • Durante o choque das Exclamaçãoes de Atena na Casa de Virgem, com a ajuda de Shiryu, o golpe é rebatido contra Saga, Camus e Shura;
  • Seiya derrota Valentine de Harpia com um poderoso chute que causa vários ferimentos e danos na surplices do espectro;
  • Seiya e Shun foram os únicos cavaleiros de bronze presentes na destruição do muro das lamentações.

[editar] Anime

  • Nove cavaleiros de prata também são ressuscitados por Hades;
  • Todos os cavaleiros de bronze estão no Santuário;
  • Ikki tenta impedir Shiryu de entrar no Santuário, mas não tem sucesso, logo depois Shiryu se encontra com Seiya no Coliseu onde Seiya lutou com Cassius pela armadura de Pégaso;
  • Os cavaleiros de bronze menores não enfrentam nenhum espectro;
  • Na luta entre Myu e Mu, Seiya está presente e acaba sendo atacado pela telecinese de Myu, mas consegue se libertar da telecinese queimando seu cosmo, depois disso Seiya acaba partindo para a próxima casa a mando de Mu, assim Myu já invoca suas fadas e segue a luta como no Mangá;
  • Seiya, Hyoga, Shun e Shiryu interferem no confronto dos cavaleiros de ouro lançado o choque das Exclamações de Atena para cima;
  • Seiya derrota Valentine com seus Meteros de Pégaso;
  • Hyoga e Shiryu também aparecem na destruição do muro das lamentações.


[editar] Predefinição:Veja Mais



[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais