Sekihan

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 12:54, 3 Novembro 2008 (editar)
Otaf (Discussão | contribs)
M
← Ver a alteração anterior
Revisão de 16:46, 5 Novembro 2008 (editar) (undo)
Otaf (Discussão | contribs)
M (Receita de ''sekihan'')
Ver a alteração posterior →
Linha 11: Linha 11:
-Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (''suihanki'', ou ''denkigama''). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o sekihan embrulhado num pano.)+Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (''suihanki'', ou ''denkigama''). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o ''sekihan'' embrulhado num pano.)
'''Ingredientes''': '''Ingredientes''':

Revisão de 16:46, 5 Novembro 2008

Sekihan (赤飯), literalmente “arroz vermelho”, é um tipo de “kowameshi” ou “okowa”. Trata-se de um prato tradicional japonês feito de arroz glutinoso (mochigome, 餅米) cozido com feijão azuki (小豆), que dá cor avermelhada (ou antes, avinhada ou marrom rosada) ao arroz.

O sekihan é servido amiúde em datas festivas, como, por exemplo, aniversários, casamentos, dia das crianças (kodomo-no-hi), etc, significando-lhes votos de felicidades e boa sorte. Em algumas regiões é preparado para celebrar a menarca.

O sekihan é consumido logo após cozido, mas também pode ser comido frio. Pode-se-lhe salpicar gomashio, i.e., sal com gergelim (sésamo) preto (kurogoma) torrado.

No passado o simbolismo desse prato variava de região para região; assim, afirma-se que em Kyoto o sekihan era reservado para ocasiões de infortúnio. Pretende a tradição que o feijão azuki, com o seu vermelho, espanta a má-sorte, além de ter virtudes medicinais. Segundo uma antiga obra - Waka-shokumotsu-honzo (Alimentos e Plantas Medicinais, 和歌食物本草) – o azuki diminui febres, retira o pus de locais infectados, suprime a diarréia, é diurético e sacia a sede.


Receita de sekihan

Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (suihanki, ou denkigama). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o sekihan embrulhado num pano.)

Ingredientes:

3 copos de mochigome (arroz glutinoso)

1/2 de feijão azuki

Modo de preparar:

Lave o arroz e deixe-o de molho por uma noite (ou pelo menos por uma hora). Faça o mesmo com o azuki. Ferva o azuki por 5 minutos e escorra. Ferva de novo o azuki com 2 copos de água; ao levantar fervura, coza-o em fogo brando por 20 minutos, ou até amaciá-lo no ponto que se queira. Escorra e reserve a água colorida da fervura; quando fria, acrescente-lhe água até perfazer 3 copos. Ponha na panela elétrica o arroz, o feijão e os 3 copos da água avermelhada. Misture bem e ligue a panela. Após cozido, retire-o dela. Para fazer gomashio, torre 2 colheres de sopa de gergelim preto (kurogoma) com uma colher de sal numa canequinha em fogo brando, mexendo com uma colher e apagando assim que pipocar. Na região de Hirosaki, província de Aomori, era costume comer sekihan doce; neste caso, cozinhe-o com 3 colheres (de sopa) de açúcar.

Ferramentas pessoais