Sephiroth

De Nikkeypedia

Sephiroth é um personagem fictício e o principal antagonista do jogo Final Fantasy VII. Foi criado pelo designer de personagens Tetsuya Nomura e caracterizado como um homem alto com longos cabelos prateados. Sua aparência tem como objetivo contrastar diretamente com a do personagem principal, Cloud Strife. A voz de Sephiroth nos Estados Unidos é feita por Lance Bass em Kingdom Hearts e George Newbern em todas as outras aparições. No Japão, sua voz é dublada por Toshiyuki Morikawa, apesar de Shin-ichiro Miki ter dublado o personagem em Ehrgeiz.

Em Final Fantasy VII, Sephiroth age como o antagonista principal, que busca se tornar um deus absorvendo a energia do planeta. Ele também participa da série Kingdom Hearts e de Final Fantasy: Dissidia.

Sephiroth foi bem aceito na comunidade de jogadores de video game graças a suas motivações complexas e sua aparência icônica.

Conteúdo

[editar] Criação

Sephiroth foi criado pelo designer de personagens de Final Fantasy VII, Tetsuya Nomura. O ilustrador Yoshitaka Amano, juntamente com Nomura, desenhou os esboços de Sephiroth. Ele tem cabelos prateados, olhos com pupilas de gato e veste um sobretudo preto decorado com adornos metálicos. Nomura revelou que Sephiroth foi imaginado como um contraste completo ao protagonista do jogo, Cloud Strife. Sua arma, a Masamune, que aparece em diversos títulos Final Fantasy, é uma espada longa, e só pode ser usada por Sephiroth. A Masamune tem tal nome como referência ao famoso ferreiro japonês Goro Nyudo Masamune, cujas lâminas que criou são consideradas tesouros nacionais no Japão até hoje.

Seu nome vem da Kabbalah, em que os dez sephirot na Árvore da Vida representam os dez atributos que Deus pode usar para se manifestar. Cada Sephira representa um caminho de ideais, atributos e conceitos que cada um deve realizar e entender por si mesmos. Uma vez que isto for alcançado a pessoa terá atingido a perfeição divina.

Sephiroth foi focado em três partes dos temas musicas escritas das séries pelo compositor Nobuo Uematsu. O nome da sua música tema é One-Winged Angel.

No Japão, a voz de Sephiroth é feita por Shinichiro Miki (em Ehrgeiz) e Toshiyuki Morikawa (em Advent Children). Na versão americana de Kingdom Hearts, ela é feita por Lance Bass do grupo 'NSYNC.

Sephiroth aparece em 6 outros games (Ehrgeiz, Kingdom Hearts, Kingdom Hearts II, Itadaki Street Special, Before Crisis: Final Fantasy VII, Final Fantasy: Dissidia e Crisis Core: Final Fantasy VII, o filme em ICG Final Fantasy VII: Advent Children e o OVA Last Order: Final Fantasy VII. Na série Kingdom Hearts, ele tem uma asa negra nas costas.

[editar] História

Sephiroth foi um soldado de alto escalão, uma lenda conhecida em todos os cantos do Planeta. O mais habilidoso lutador que já houve alto, com longos cabelos prateados, olhos verde-esmeralda, um longo, sobretudo preto, e ombreiras metálicas. Desde cedo ingressou na SOLDIER, e logo se tornou o soldado mais promissor da divisão, que era a força mais temida no mundo. Como o único capaz de manejar a lendária espada Masamune, pela peculiaridade que sua lâmina tem dois metros de comprimento. Sephiroth era tido como uma pessoa gentil e fria, que exibia uma aparência totalmente melancólica, era o tipo de pessoa que ninguém jamais viu sorrindo, mesmo assim muitos o admiravam.

A missão final de Sephiroth para Shinra foi investigar um reator Mako em Nibelheim, nas montanhas. Em Nibelheim, Sephiroth revela que nunca teve propriamente uma família, sua mãe, cujo nome era Jenova, morreu após dar à luz, Sephiroth nunca havia mencionado nada sobre um pai, mas disse não ter cidade natal. Falar de tal fato era a única coisa que lhe arrancava a compostura. Por motivos que nem o próprio Sephiroth entendia, ele sentia um êxtase inexplicável ao se recordar de sua mãe e começava a gargalhar sem motivo algum.

Chegando ao reator para o qual fora designado, e entrando nele, Sephiroth descobre cápsulas contendo monstros. É revelado que eles já haviam sido humanos uma vez, mas foram expostos há uma grande quantidade de energia Mako, sofrendo mutações. Também é revelado que aos soldados da Shinra eram dadas pequenas doses dessa energia, dando-lhes mais poder. Junto com as cápsulas havia uma câmara no topo com a palavra Jenova cravada, Sephiroth lembrou que este era o mesmo nome de sua suposta mãe, e então começou a pensar. Ele não era um soldado qualquer, ele era o mais poderoso e forte guerreiro do exército Shinra, isto o deixou curioso sobre se ele havia sido "criado" da mesma maneira que os seres nas cápsulas (já que Jenova era guardada num altar próxima deles). Seria ele um desses experimentos? Os arquivos sobre Sephiroth eram ultra-secretos, guardados em um lugar secreto. De alguma maneira Sephiroth sabia da biblioteca escondida na mansão da Shinra (em Nibelheim), e decide ir até lá encontrar suas respostas.

Sephiroth permaneceu por dias na biblioteca, lendo tudo o que poderia estar conectado com ele. Ele acabou encontrando duas coisas sobre os "Antigos" e o Projeto Jenova. Sephiroth descobriu que foi criado através do Projeto Jenova, e que Jenova era realmente sua mãe; mas havia um pouco mais sobre o projeto. Jenova começou quando cientistas encontraram um organismo de 2000 anos de idade que foi identificado como uma forma de vida relacionada aos Antigos Cetra. Esse organismo foi nomeado de Jenova. Os Cetra eram uma antiga raça que viveram no planeta antes dos humanos. Eles tinham poderes especiais e podiam se comunicar com o planeta. Quando eles morriam iam para a Terra Prometida, um lugar o qual Shinra imaginava que estaria cheio de energia Mako, por isso estavam dispostos a encontrá-lo.

Eles designaram três cientistas para trabalhar no Projeto Jenova, onde eles iriam recriar um Cetra com as células de Jenova. A Shinra queria recriá-los para que os levasse até a tal Terra Prometida. E através desse projeto, Sephiroth foi criado. Sephiroth também leu sobre os Ancients, e viu que o planeta já pertenceu aos Cetra. Quando uma crise atingiu o planeta, pôs tudo e todos em perigo. Alguns dos Cetras fugiram do perigo deixando o resto para morrer, mas salvando o planeta. Os Cetras "covardes" que sobreviveram são os ancestrais da humanidade. Desde que Sephiroth descobriu ser filho de Jenova, que era uma Cetra, ele acreditou que era o legítimo herdeiro do planeta; e como os humanos eram traidores (desde seus ancestrais), deveriam ser punidos pelo que fizeram e então retornar o planeta aos seus donos de direito, ele e sua mãe Jenova.

Uma vez descoberto o que achava que era a verdade sobre si, Sephiroth foi tomado pelo ódio que recaiu sobre a humanidade, queimando toda Nibelheim e subjugando todos lá (exceto Cloud, Tifa e Zack). Ele, então, prosseguiu para o tal reator Mako, a fim de se reunir com sua mãe. Dentro do reator, Tifa e Zack tentaram detê-lo, mas falharam. Cloud o golpeou por trás, naturalmente Sephiroth defendeu-se com a Masamune. Cloud, de alguma forma, conseguiu empurrar Sephiroth até o fundo do poço de Mako do reator. Após este evento, todos acreditaram que Sephiroth havia morrido. A Shinra então decidiu levar Jenova para sua base central e dar continuidade aos seus experimentos. Cinco anos depois, alguém atacou a Shinra e roubou Jenova de sua câmara, esta pessoa matou todos lá, incluindo o presidente da empresa, que foi encontrado com uma espada cravada em suas costas... Cloud identificou esta pessoa como Sephiroth, pela espada Masamune, já que Sephiroth era o único no mundo que sabia utilizá-la daquele jeito. Mas foi dito que Sephiroth estava morto?! Bem, não exatamente, a energia Mako é realmente o "lifestream" (fluxo da vida) do planeta, a força que mantêm ele vivo (ou Shinra não sabe disso, ou eles realmente não ligam) e após Sephiroth cair no poço de Mako, ele foi carregado pelo lifestream até o centro do planeta (ou quase) e acabou encapsulado em puro Mako na Northern Crater (cratera norte).

Lá, inconscientemente, continuou com seus planos, apenas com o poder de sua mente (e também com ajuda das células Jenova) ele controlou vários clones de si, vários Sephiroths (ou algum tipo de manifestação de seu "eu") para procurar a Terra Prometida, a qual achava ser o lugar onde os Cetra se tornavam um só com o planeta. Ao mesmo tempo, ele também procurava uma maneira de punir a raça humana por serem "traidores". Sephiroth viajou através do mundo, e finalmente chegou ao Templo dos Antigos, onde ele absorveu os conhecimentos dos Cetra e criou seu novo plano. Ele usaria uma energia chamada Black Materia, com isto, invocaria The Meteor, a mais poderosa força já conhecida.

Quando Meteor atingisse o planeta, ele ficaria tão ferido que uma imensa quantidade de lifestream seria liberada para a cura do planeta. Sephiroth iria esperar nessa ferida emergindo-se em lifestream e tornando-se um só com o planeta. Isto iria tornar ele e Jenova os donos do planeta e no processo destruir tudo, incluindo os humanos como punição. A única coisa que poderia deter Meteor era Holy, contida na White Materia, e que se igualaria em poder o bastante para salvar o Mundo da destruição. Aeris era a única que sabia disto (já que ela era a única verdadeira descendente dos Cetra) e pôs à rezar pela força sagrada (Holy).

Sephiroth mata Aeris enquanto esta está no meio da prece e continua com seus planos. Felizmente Aeris tinha feito o bastante. Além de ter matado a jovem Cetra para evitar que fosse invocado o poder da White Materia Holy , ele também faz com que Cloud sinta um grande desejo de vingança pela morte da sua amada. É então chegada a hora do "despertar" de Sephiroth, como quase um deus para purificar o mundo. Cloud e seus amigos enfrentam o alado Sephiroth, opondo-se à sua vontade de destruição, e então finalmente conseguem detê-lo. Cloud ainda não havia terminado com seu antigo ídolo, Sephiroth, e é chamado para a batalha final no além (no além mesmo!), onde finalmente é posto um fim à alma de Sephiroth.

[editar] Jenova

Contrário ao que Sephiroth achava, Jenova não era realmente sua mãe. A informação que ele encontrou devia estar incompleta em certos pontos, ou talvez ninguém se lembre exatamente. Talvez Sephiroth tenha entendido mal a informação? Ou os livros podiam estar mentindo!? Porque o real Sephiroth era um humano normal, apenas um pouco alterado geneticamente falando. Na verdade ele foi o filho de Lucrecia e Hojo os dois cientistas assistentes no Projeto Jenova.

Quando Lucrecia estava grávida Hojo decidiu injetar nela células Jenova para então ela dar à luz uma criança com poderes dos Cetra. Lucrecia concordou, mas após dar à luz Sephiroth ela entrou em colapso e desapareceu, ao que parece ela morreu mas não uma total morte pois durante o jogo na Cachoeira ela entra em contato com você estando numa forma de projeção astral, e diz que as células Jenova não a deixaram morrer e ela não pôde descansar em paz.

Sephiroth também acredita que Jenova era uma dos Antigos, mas ela não era. Durante o Jenova Project o último real sobrevivente dos Cetra foi encontrado vivo e bem, e era uma mulher chamada Ifalna, mãe de Aeris, que foi entrevistada pelo professor Gast. Ela contou a verdade sobre os Ancients e Jenova.

A crise que se abateu sobre o planeta fora a própria Jenova, provavelmente o meteoro veio também e foi o que formou a Cratera Norte. Jenova então era um tipo de vírus mortal que infectou os Antigos Cetra, quase erradicando-os. Creio que foram contaminados por que ficaram para deter o Meteoro de destruir o planeta. Sendo assim Sephiroth iria apenas cumprir o destino de Jenova, destruir o Mundo.

[editar] A reunião

O cientista louco Hojo era quem estava trabalhando no projeto Jenova com esta teoria da Reunião, se as células Jenova fossem separadas então elas encontrariam umas as outras e com o tempo se tornariam novamente um único ser, o lugar onde isto aconteceria seria a Terra Prometida.Isto é chamado de Reunião pela óbvia razão da união das partes de Jenova separadas.

Hojo injetou em testes células Jenova para ver se sua teoria funcionaria. Estes testes são as figuras vestidas em preto que você vê em certos lugares como o Temple of the Ancients, Nibelheim, e na Northern Crater.

Eles podem ser descritos como cópias de Sephiroth, cópias que ele controla pois alguns deles dizem a palavra Sephiroth como se fossem seguidores. Algumas destas figuras em preto também podem ser os cidadãos de Nibelheim que foram mortos por Sephiroth, mas contaminados por Jenova, e agora não podem descansar em paz.

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais