Super Sentai

De Nikkeypedia

Super Sentai.
Super Sentai.

Super Sentai | スーパー戦隊 | Sūpā Sentai é uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público infanto-juvenil, no ar desde 1975, normalmente com uma série por ano. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra.

O termo japonês sentai, de origem militar, significa "esquadrão" e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 "sen" (guerra) e 隊 "tai" (grupo).

As duas primeiras séries, Himitsu Sentai Goranger e JAKQ Dengeki Tai foram criadas pelo mangaka Shôtarô Ishinomori, também responsável pela criação da franquia Kamen Rider e das séries Cyborg 009 e Kikaider, entre outras. A partir da terceira série, Battle Fever J, de 1979, Ishinomori abandona o projeto. Battle Fever J também marca a primeira vez em que o termo Super Sentai foi utilizado, pelo fato de o grupo possuir um robô gigante, elemento sempre presente nas futuras séries.

A partir da quarta série, Denshi Sentai Denziman, os uniformes passaram a ser padronizados, ou seja, todos os integrantes possuíam roupas com os mesmo detalhes e ornamentos, mudando-se apenas as cores.

Em 1993, usando material de Kyouryuu Sentai Zyuranger, a produtora americana Saban lançou a série Mighty Morphin Power Rangers, uma adaptação das séries Super Sentai para o público americano. Com o sucesso de Power Rangers, a série gerou uma franquia que se mantém até os dias atuais. Em 2009, foi anunciado que a série então exibida no Japão, Samurai Sentai Shinkenger, não seria adaptada como uma nova série Power Rangers. Isso se deve ao fato de a Disney (atual produtora da franquia) ter remasterizado os episódios da primeira temporada, Mighty Morphin Power Rangers, e opta por exibi-los ao invés de adaptar novas séries Super Sentai, provavelmente devido ao elevado custo de produção.

Conteúdo

[editar] As séries

Nome Original Nome traduzido Ano
Himitsu Sentai Goranger Esquadrão Secreto Goranger 1975
JAKQ Dengeki Tai Equipe Relâmpago JAKQ 1977
Battle Fever J Febre de Batalha J 1979
Denshi Sentai Denjiman Esquadrão Eletrônico Denjiman 1980
Taiyou Sentai Sun Vulcan Esquadrão Solar Sun Vulcan 1981
Dai Sentai Goggle V Grande Esquadrão Goggle V ("Gigantes Guerreiros Goggle V", no Brasil) 1982
Kagaku Sentai Dynaman Esquadrão Científico Dynaman 1983
Choudenshi Bioman Super Elétron Bioman 1984
Dengeki Sentai Changeman Esquadrão Relâmpago Changeman 1985
Choushinsei Flashman Supernova Flashman ("Comando Estelar Flashman", no Brasil) 1986
Hikari Sentai Maskman Esquadrão da Luz Maskman ("Defensores da Luz Maskman", no Brasil) 1987
Choujuu Sentai Liveman Esquadrão das Super-Feras Liveman 1988
Kousoku Sentai Turboranger Esquadrão de Alta Velocidade Turboranger 1989
Chikyuu Sentai Fiveman Esquadrão Terrestre Fiveman 1990
Choujin Sentai Jetman Esquadrão dos Homens-Pássaro Jetman 1991
Kyouryuu Sentai Zyuranger Esquadrão Jurássico Zyuranger 1992
Gosei Sentai Dairanger Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger 1993
Ninja Sentai Kakuranger Esquadrão Ninja Kakuranger 1994
Chouriki Sentai Ohranger Esquadrão Super-Poderoso Ohranger 1995
Gekisou Sentai Carranger Esquadrão de Corrida Carranger 1996
Denji Sentai Megaranger Esquadrão Eletromagnético Megaranger 1997
Seijuu Sentai Gingaman Esquadrão das Feras Estelares Gingaman 1998
Kyukyu Sentai Go Go V Esquadrão de Resgate Go Go V 1999
Mirai Sentai Timeranger Esquadrão do Futuro Timeranger 2000
Hyakujuu Sentai Gaoranger Esquadrão das Cem Feras Gaoranger 2001
Ninpuu Sentai Hurricanger Esquadrão dos Ninjas do Vento Hurricanger 2002
Bakuryuu Sentai Abaranger Esquadrão dos Dinossauros Explosivos Abaranger 2003
Tokusou Sentai Dekaranger Esquadrão de Investigação Dekaranger 2004
Mahou Sentai Magiranger Esquadrão Mágico Magiranger 2005
Gougou Sentai Boukenger Esquadrão Vibrante Boukenger 2006
Juuken Sentai Gekiranger Esquadrão dos Punhos de Fera Gekiranger 2007
Engine Sentai Go-Onger Esquadrão Motorizado Go-Onger 2008
Samurai Sentai Shinkenger Esquadrão Samurai Shinkenger 2009
Tensou Sentai Goseiger Esquadrão das Vestes Celestiais Goseiger 2010
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Esquadrão Secreto Goranger, foi produzida em 1975 e criada por Shotaro Ishinomori, o criador do Kamen Rider e de outras séries famosas. Contava a história de cinco heróis equipados com a super tecnologia espiã para derrotar o pior vilão do Universo. Cada herói possuia várias armas, por isso também pode ter sido baseada na "tecnologia variada" da época. Foi um sucesso imediato, rendendo 86 episódios entre 1975 e 1977.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como J.A.K.Q. Equipe Relâmpago, foi também criada por Ishinomori e produzida em 1977. No entanto, não obteve o sucesso esperado, alcançando a curta marca de 35 episódios. Se baseia em uma equipe de ciborgues, com uniformes baseados em cartas do baralho - Espada (Às), Valete, Rainha e Rei. Foi a primeira série que o integrante de cor vermelha não é o líder e a primeira série a ter confrontos com séries anteriores, o que a partir de Ohranger se manteria como uma tradição anual em longa-metragens.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Febre de Batalha J, foi produzida em 1979. A história começa com quatro heróis de várias partes do mundo (Japão, França, Quénia e União Soviética - hoje Rússia - e (Estados Unidos). Em face do sucesso do filme Os Embalos de Sábado à Noite, a série tinha influência da dança, muito utilizada pelos heróis em batalha. Foi a primeira série em que a cor preta foi usada para um herói, já que tal cor simboliza "morte" ou "mau agouro" no Japão. Foi a primeira série a ter um robô gigante auto-denomidado de "mecha". A partir de então, o gênero, que até então denominava-se Sentai, passou a se chamar Super Sentai.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Esquadrão Eletrônico Denziman, produzida em 1980. A história gira em torno de cinco jovens descendentes do povo Denji e predestinados a lutar contra os vilões que ameaçam a Terra. A partir de Denjiman, as séries passaram a possuir robôs gigantes montáveis e os uniformes dos heróis ganhavam um padrão (diferentemente das séries anteriores, em que os uniformes possuíam características próprias e muitas vezes desformes).
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Esquadrão Solar Sun Vulcan, foi produzida em 1981. Cada herói representava certos elementos do Planeta Terra e um animal - Ar (Águia), Mar (Tubarão) e Terra (Pantera). Foi a primeira série a ter somente três integrantes e a única cujos integrantes são todos homens. É considerada uma sequência indireta da série antecessora, Denjiman.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Grande Esquadrão Goggle V, foi produzida em 1982. Se baseia nas antigas civilizações (Atlântida, Asiática, Egípcia, Lemuriana e Inca), simbolizadas por pedras preciosas (Rubi, Esmeralda, Safira, Opala e Diamante) e tinha influências da ginástica ritmica. Ainda que tenha sido um grande sucesso em seu país de origem, não obteve o mesmo êxito no Brasil, onde foi exibida em 1990 na TV Bandeirantes.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Científico Dynaman, foi produzida em 1983. Baseava-se na ciência tecnologica, química e ambiental, objetivo de estudo dos heróis. Foi a primeira série a utilizar um material chamado Spandex na confecção do uniforme dos heróis (anteriormente os uniformes eram feitos de pano), o que se tornou padrão até hoje.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Super Elétron Bioman, foi produzida em 1984. Conta a história de cinco heróis cujos corpos são afetados com micro-partículas chamadas "Bio-Partículas", e são congelados até o dia do Juízo Final. Foi a primeira série a apresentar dois membros do sexo feminino (Yellow e Pink). Obteve enorme sucesso na França.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Relâmpago Changeman, foi produzida em 1985. Seu tema era heróis com poderes de animais mitológicos europeus - Dragão, Grifo, Pegasus, Sereia e Fênix. Os nomes e sobrenomes dos heróis tinham um significado (Ex: "Tsurugi" significa espada, "Hi" siginfica voô e "Ryuu" siginifica "dragão"). Foi o primeiro Sentai a usar uma arma de fogo para derrotar os inimigos, o que se tornou recorrente até hoje no gênero. Foi a primeira série do gênero a ser exibida no Brasil, obteve enorme sucesso, desencadeando uma febre nacional pelo gênero tokusatsu como um todo no país.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Supernova Flashman, foi produzida em 1986. Contava a história de cinco guerreiros raptados do planeta Terra e levados para direfentes planetas do Sistema Flash: Jin (Red Star), Dai (Green Star), Bun (Blue Star), Sara (Yellow Star) e Lu (Pink Star), e depois de vinte anos retornam a Terra para combater o mal e encontrar seus pais. Foi a primeira série a ter um segundo robô, o Titan Boy. Exibida no Brasil no final dos anos 1980, também obteve grande sucesso no país.
  • Predefinição:Nihongo: traduzida como Esquadrão da Luz Maskman, foi produzida em 1987. Seu tema era baseado em diferentes artes marciais - Karate, Kempo, Kung-fu, Ninjutsu e Tai Chi Chuan - e os poderes do Ki e da Aura humana. Foi a primeira série em que um sexto membro (Mask X-1) aparece e a primeira em que um robô gigante é formado por cinco mechas (um de cada integrante). Exibida no Brasil em 1991, não fez grande sucesso como as demais séries. Na França foi exibido com o nome de Bioman II, em uma jogada de marketing devido ao sucesso de Bioman no país.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Super Feras Liveman, foi produzida em 1988. A fonte dos poderes dos heróis eram animais - Falcão, Leão, Golfinho, Bisão e Rinoceronte. Primeira série em que um membro feminino não trajava amarelo ou rosa (Blue Dolphin), a iniciar com três membros e terminar como um quinteto (com a entrada de Black Bison e Green Sai) a primeira a ter veículos em forma de animais para compor os mechas, a primeira a ter um robô mais poderoso formado pela união de dois mechas e a última em que os mechas são transportados por uma fortaleza voadora. Fez enorme sucesso no Peru. Na França foi exibido com o nome de Bioman III, em uma jogada de marketing devido ao sucesso de Bioman no país.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Alta Velocidade Turboranger, foi produzida em 1989. Se baseava em automóveis, em alta no Japão na época. Marcou o aniversário de 10 anos dos Sentais e contou com um reencontro das séries anteriores. Primeira série a ter uma base que se transforma no robô da equipe.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Terrestre Fiveman, foi produzida em 1990. Girava em torno de disciplinas académicas: Ciências, Atletismo, Línguas Estrangeiras, Música e Matemática, além de artes marciais. Primeira série em que o time era formado por irmãos, técnica repetida novamente 9 anos depois em Go Go V. A série foi marcada por grande polêmica pelo baixíssimo sucesso no Japão, o que gerou uma grave crise financeira na Toei Company, que esteve à beira da falência na época. A situação somente se estabilizaria com o sucesso da série seguinte, Jetman.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Homens-Pássaro Jetman, foi produzida em 1991 e uma homenagem ao anime de grande sucesso nos anos 1970, Gatchaman (G-Force ou Batalha dos Planetas, no Brasil). Os animais novamente concediam o poder aos guerreiros - Falcão, Coruja, Condor, Cisne e Andorinha. A série é marcada por uma enorme e intensa carga dramática, pelo que é considerada uma das melhores séries do gênero. Foi a primeira série a ter um terceiro robô gigante, uma mentora e a primeira série em que um membro morre após a batalha final. A série foi criada após uma crise na Toei Company, que na época passava por sérios problemas financeiros (gerados, em parte, pelo prejuízo do Sentai anterior, Fiveman, que não alcançou o sucesso esperado). Jetman obteve enorme sucesso, reestabelecendo a empresa e salvando-a da falência. Foi cotada para ser a primeira temporada de Power Rangers.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Jurássico Zyuranger ou Esquadrão Dinossauro Zyuranger, foi produzida em 1992. Seu tema eram animais pré-históricos - Tiranossauro, Mamute, Triceratops, Tigre Dentes-de-Sabre, Pterodáctilo e Dragão. Foi o primeiro Super Sentai a introduzir mecanismos sencientes. Foi também a primeira série a ter um sexto membro definitivo na equipe, de cor verde. Foi a primeira série a ser adaptada para o público americano, na forma da franquia dos Power Rangers, chamada de Mighty Morphin Power Rangers.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger, foi produzida em 1993. Seu tema foi o budismo e seus princípios, bem como os animais mitológicos chineses (Dragão Chinês, Leão Chinês, Pégaso Chinês, Qilin Chinês, Fênix Chinesa e Tigre Chinês). Foi a primeira série a ter uma criança como membro da equipe. Foi adapatada para o público americano, como a segunda temporada de Mighty Morphin' Power Rangers.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Ninja Kakuranger, foi produzida em 1994. Seu tema era a arte ninja de cinco guerreiros descendentes de antigos guerreiros ninja. Foi adapatada para o público americano, como a terceira temporada de Mighty Morphin' Power Rangers, denominada Mighty Morphin' Alien Rangers.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Super-Poderoso Ohranger, foi produzida em 1995. Seu tema foi a cultura do antigo Egito. Ohranger foi a primeira série a ter um longa-metragem no qual a equipe atual se reúne com a equipe anterior para lutarem contra os inimigos, tradição que se mantem até hoje. Foi adapatada para o público americano, como parte da franquia dos Power Rangers, com o nome Power Rangers Zeo.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão de Corrida Carranger, foi produzida em 1996. Baseada em veículos automobilísticos. Marcou o 20º aniversário da franquia. A série possui um elevado teor cômico e humorístico, sendo considerada pela própria Toei como uma paródia do próprio gênero Sentai. Foi a primeira série a ter sete membros (Carrangers, Signalman e VRV Master). Adapatada para o público americano como Power Rangers Turbo.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Elétromagnético Megaranger, foi produzida em 1997. Seu tema era sobre diversos equipamentos eletrônicos, pois a Toei objetivava capitalizar a popularidade crescente da tecnologia moderna, como telefones celular e computadores, bem como a exploração espacial. Primeira série a ter um membro de cor prateada. Adapatada para o público americano como Power Rangers no Espaço.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Feras Estelares Gingaman, foi produzida em 1998. Tinha como tema animais galácticos (Leão, Gorila, Dragão, Lobo, Gato Selvagem e Touro, assim como elementos galácticos (Fogo, Água, Vento, Eletricidade, Flores e Universo. Adapatada para o público americano como Power Rangers na Galáxia Perdida.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Resgate GoGoV, foi produzida em 1999. Tinha como tema diversos serviços de salvamento e pronto-socorro (bombeiros, pilotos, químicos, policiais e paramédicos. Primeira série desde Jetman em que somente cinco integrantes compõem a equipe, sem a aparição de qualquer outro membro. Adapatada para o público americano como Power Rangers Lightspeed Resgate.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão do Futuro Timeranger, foi produzida em 2000. Tinha como tema o futuro, bem como viagem no tempo. Por ser a primeira série do novo milênio, foi projetado para ser o melhor dos Sentais. Foi o primeiro a ter o sexto membro da equipe trajando a mesma cor do líder da equipe (vermelho). Adapatada para o público americano como Power Rangers Força do Tempo.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Cem Feras Gaoranger, foi produzida em 2001. Tinha como tema animais selvagens. Como o nome sugere, existem ao todo 100 mechas na série, ainda que apenas 22 sejam devidamente exibidos. Marca o 25º aniversário do gênero, comemorado com o longa-metragem Hyakujuu Sentai Gaoranger VS Super Sentai, em que integrantes de Sentais anteriores - Big One (JAKQ), Red Falcon (Liveman), Mega Pink (Megaranger), GingaBlue (Gingaman) e GoGo Yellow (GoGoV) - aparecem para auxiliar os Gaorangers. Adapatada para o público americano como Power Rangers Força Animal.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Ninja do Vento Hurricanger, foi produzida em 2002. Tinha como tema as artes ninjas do vento e do trovão, bem como a força dos animais (falcão, golfinho, leão, besouro kabuto e besouro kuwagata). Adapatada para o público americano como Power Rangers Tempestade Ninja.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão dos Dinossauros Explosivos Abaranger ou Esquadrão Explossauro Abaranger, foi produzida em 2003. Tem como tema os dinossauros. Primeira série a iniciar com somente quatro membros. Adapatada para o público americano como Power Rangers Dino Trovão.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão de Investigação Dekaranger, foi produzida em 2004. Tem como tema policiais intergalacticos na Terra cuja missão é prender extraterrestres criminosos que entram ilegalmente na Terra para cometer crimes. É a primeira série onde o mentor dos heróis também faz se transforma em um integrante da equipe (DekaMaster) e a equipe mais numerosa até hoje com 10 membros ao todo: 5 Dekarangers, DekaMaster, DekaBreak, DekaSwan (episódios 36 e 50), DekaBright (episódio 40) e DekaGold (filme). Primeira série em que há número igual de homens e mulheres na equipe (5 homens e 5 mulheres). Adapatada para o público americano como Power Rangers S.P.D..
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Mágico Magiranger, foi produzida em 2005. Tem como tema a magia elementar e poderes místicos, numa tentativa da Toei de emular a popularidade de Harry Potter e Senhor dos Anéis. Foi a primeira série em que um casal atua como membros da equipe (MagiMother e Wolzard Fire). Adapatada para o público americano como Power Rangers Força Mística.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Vibrante Boukenger, foi produzida em 2006. Seu tema era a vida dos caçadores e aventureiros em busca de tesouros. Marca o 30º aniversário dos Super Sentai. No final de cada episódio, a partir do quarto, as séries anteriores tiveram uma curta aparição afim de relembrar os esquadrões anteriores em comemoração ao aniversário. Foi a primeira série Super Sentai a ser filmada e transmitida em Widescreen HDTV. Adapatada para o público americano como Power Rangers Operação Ultraveloz.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Punho de Fera Gekiranger foi produzida em 2007. Tem como tema as artes marciais e os animais como Tigre, Chita e Jaguar. Adapatada para o público americano como Power Rangers Fúria das Selvas.
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Motorizado Go-Onger, foi produzido em 2008. Tem como tema carros e animais (Falcão, Leão, Urso, Tubarão, Lobo, Galinha e Tigre). Foi a primeira série onde um dos membros extras é uma mulher (Go-on Silver). Adapatada para o público americano como Power Rangers R.P.M..
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Samurai Shinkenger, é a série atualmente exibida no Japão. Tem como tema a arte samurai e a cultura japonesa em geral. É a primeira série que não está programada para ter uma versão americana desde que as adaptações começaram em 1993
  • Predefinição:Nihongo: traduzido como Esquadrão Veste Celestial Goseiger é a 34º série Super Sentai que irá ao ar em fevereiro de 2010. Ela será exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time junto com Kamen Rider W (Double).

[editar] O gênero fora do Japão

Apesar de o gênero Super Sentai ser originário do Japão, as séries foram importadas e dubladas em muitos outros países, atingindo grande sucesso em alguns deles. No Brasil, Changeman, junto com Jaspion, fez um estrondoso sucesso que abriu as portas para outras séries tokusatsu.

Depois de Changeman vieram para o Brasil os sentais Flashman, que fez muito sucesso no país; Goggle Five, que teve uma repercussão fraca e Maskman, com um desempenho mediano. Changeman, Flashman e Maskman foram trazidos pela Everest Vídeo, enquanto que Goggle Five foi trazido pela Oro Filmes. Houve ainda planos para se trazer para o Brasil Dynaman, Bioman, Liveman e Turboranger, mas nada se concretizou em face do desgaste do gênero tokusatsu, ocorrido ao longo dos anos.

Na França, Bioman fez grande sucesso que Maskman e Liveman foram chamados, respectivamente, de Bioman 2 e Bioman 3, em uma jogada parecida com a feita no Brasil, onde Spielvan foi chamado de Jaspion 2. Também foram exibidos na França Turboranger, Flashman, Jetman e Fiveman. Ainda na Europa, Liveman (exibido com o título Bioman) e Turboranger foram exibidos na Espanha; Portugal viu a exibição de Turboranger e Jetman, e a TV italiana exibiu Denjiman, Goggle V, Sun Vulcan(?) e Battle Fever J.

Nos anos 1980, Bioman, Maskman e Goranger se tornaram muito populares nas Filipinas. No estado americano do Havaí, algumas séries sentais já tinham sido exibidas desde os anos 1970, devido em grande parte ao sucesso de Kamen Rider V3 e Kikaider anteriormente. Nos Estados Unidos, Goranger foi exibido em Sacramento e San Francisco por um breve período de tempo, e alguns episódios de Dynaman foram dublados e exibidos de forma parodiada no show Night Flight do canal USA Network Television em 1987.

[editar] Exibição original no Brasil

[editar] Exibição original em Portugal

[editar] Exibição original na França

[editar] Predefinição:Ligações externas


Ferramentas pessoais