Ultraman

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 16:45, 23 Março 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(Veja também)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (17:52, 7 Outubro 2010) (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
({{ Vídeos }})
 
(11 intermediate revisions not shown.)
Linha 101: Linha 101:
*[http://www.omelete.com.br Omelete ] *[http://www.omelete.com.br Omelete ]
-== {{ Vídeos }} == 
-*{http://www.youtube.com/watch?v=llyGj2c51nI TOP TV Especial - Ultraman - Parte 1 de 5 ] 
 +
 +
 +
 +== {{ Vídeos }} ==
 +
 +
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=llyGj2c51nI TOP TV Especial - Ultraman - Parte 1 de 5 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=V7VBP1LUsfs TOP TV Especial - Ultraman - Parte 2 de 5 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=ol-GzPpL6yE TOP TV Especial - Ultraman - Parte 3 de 5 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=o0X6pHvaSns Bokurano ULTRAMAN ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=9R9rYF5928Y 超絶そっくりさんが歌う 帰って来たウルトラマン 比較版 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=lVEqkESVzGQ ウルトラのお兄さんが歌う ウルトラマンタロウのテーマ ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=mute7c22kII ウルトラのお兄さんが歌う ウルトラマンレオのテーマ ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=OylBUuHuKI4 ウルトラのお兄さんが歌う ガッチャマンOP ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=1oAOeNUeQ_k ウルトラのお兄さんが歌う 映画銀河鉄道999ED「THE GALAXY EXPRESS 999 」
==Veja também== ==Veja também==
-[[Categoria:Seriado Japonês|*]]+[[Categoria:Seriado japones]]
[[Categoria:Cultura japonesa]] [[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

O mais famoso super-herói do Japão é um gigante de quarenta metros que combate monstros e conquistadores espaciais. Conhecido mundialmente, o cultuado Ultraman foi sucesso no Brasil durante a década de 70, quando era exibido na antiga TV Tupi - canal 4 em São Paulo. No início das transmissões do SBT, ainda foi apresentado com boa repercussão. Lançado em vídeo na segunda metade dos anos 90, foi redublado e reprisado parcialmente na TV Manchete e, mais recentemente, na CNT e Cine House (TecSat).

Conteúdo

[editar] O início da saga

Ultraman
Ultraman


Escoltando o monstro Bemlar para sua prisão espacial, o guerreiro Ultraman acidentalmente colide sua nave-asteróide com o jato do humano Hayata, membro da Patrulha Científica (chamada de S.I.A. na segunda dublagem) e causa sua morte. Para compensar o erro, o herói restitui a vida de Hayata, inserindo nele sua energia vital e entrando em simbiose com terráqueo. Uma vez na Terra, inicia, então, uma nova missão: proteger o planeta de grandes ameaças cósmicas.


Hayata
Hayata


Sem que seus companheiros de equipe saibam, Hayata luta contra monstros e invasores do espaço transformando-se em Ultraman graças ao poder contido na Cápsula Beta. Oriundo do planeta Ultra, na Nebulosa M-78, o herói é um gigante com grandes poderes. Sob o fraco sol da Terra, sua energia dura ==apenas três minutos, entrando em ação somente em último caso.


Patrulha Científica
Patrulha Científica


O valente Hayata acaba se mostrando o hospedeiro perfeito para o aventureiro da Nebulosa M-78, pois sua posição de investigador da Patrulha Científica sempre o deixa a par das grandes ameaças à humanidade. A Patrulha é liderada pelo Capitão Muramatsu e tem como integrantes, além de Hayata, os oficiais Ide (Ito, na dublagem original), Arashi, Akiko Fuji, o cadete Hoshino (que por um erro de tradução fora confundido com irmão de Fuji) e o cientista Dr. Serizawa.


Ultraman vs. Zetton
Ultraman vs. Zetton


Depois de vencer ameaças como os alienígenas Baltan, além de monstros como Red King, Gomora, Jamilla e outros, Ultraman enfrenta seu derradeiro desafio. É derrubado pelo dinossauro espacial Zetton após uma batalha antológica. Resgatado por Zoffy, seu superior na Irmandade Ultra, ele retorna a M-78 separando-se de Hayata com a promessa de voltar quando possível. Algum tempo depois, porém, outro vigilante espacial da mesma raça que Ultraman vem à Terra para desempenhar o mesmo trabalho, o ainda mais poderoso Ultra Seven (que será assunto para uma próxima ocasião).


Ultraman vs. Mephilas
Ultraman vs. Mephilas


[editar] Bastidores & curiosidades

A série foi um projeto pessoal do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, que havia trabalhado no primeiro Godzilla, de 1954. Tendo fundado sua própria empresa, a Tsuburaya Productions, Eiji Tsuburaya (falecido em 1970) é um dos pilares do gênero tokusatsu, os efeitos especiais japoneses.

Ultraman disparando seu Raio
Ultraman disparando seu Raio

No embalo da série Ultra Q, uma espécie de Além da Imaginação japonês repleto de monstros, Tsuburaya planejou uma série com um novo e inovador super-herói. Até Ultraman, todos os heróis eram ou de tamanho humano como National Kid, ou robôs, como Goldar, o herói central de Vingadores do Espaço (Magma Taishi - Embaixador Magma), mangá de Osamu Tezuka.


Eiji Tsuburaya e Godzilla
Eiji Tsuburaya e Godzilla


Tendo estreado em julho de 1966, foi o segundo seriado live-action colorido do Japão, logo atrás de Vingadores do Espaço, lançado dias antes. Com produção pobre para os padrões americanos, mas eficiente para os japoneses da época, a série emplacou com seu humor, fantasia e aventura. E com as situações mirabolantes vividas por Hayata, Ultraman e seus amigos.

Ao longo dos episódios, foram usados três trajes diferentes, sendo que o primeiro tinha uma máscara que literalmente se derretia com o calor dos refletores. Fios e cabos visíveis sustentando maquetes de acabamento primário e monstros com zíperes à mostra misturavam-se com efeitos visuais inovadores de raios, criando uma atmosfera cult, repleta de histórias divertidas e marcantes. Evoluindo tecnicamente ao longo dos episódios, Ultraman chegou a picos de 38 pontos de audiência, algo muito maior até do que a soma das audiências de Dragon Ball Z e Pokémon em seus períodos de maior popularidade no Japão.

Com as dificuldades de se produzir uma série semanal de efeitos especiais e precisando reestruturar a empresa, Eiji Tsuburaya decidiu encerrar a saga no capítulo 39. Ultraman deu origem a uma enorme linhagem de personagens, conhecida no Japão como a Família Ultra.

O primeiro Ultraman faria pequenas participações nos seriados Ultra dos anos 70, sendo que o ator Susumu Kurobe (Hayata) ainda apareceria rapidamente em O regresso de Ultraman (de 1971, já exibido no Brasil) e Ultraman Tarô (1973). Depois, o ator voltaria apenas em pontas de vários filmes da Família Ultra, mas não mais como Hayata. Susumu Kurobe, a exemplo da maioria dos atores de seriados japoneses, não fez grande carreira na mídia. Mesmo assim, trabalhou em novelas e filmes diversos e até interpretou vilões em Black Kamen Rider (de 1987) e Winspector (de 1990), séries já vistas na extinta TV Manchete.

Sem necessariamente ser associado à imagem do ator que interpretou sua parte humana, o gigante vermelho e prata continuou a ser visto em diversas produções ao lado dos seus sucessores. Nada digno de nota, com algumas poucas exceções.


[editar] Além da série clássica

Ultra Zearth
Ultra Zearth

Ultra Zearth

Ultraman vs Kamen Rider
Ultraman vs Kamen Rider

Ultraman vs Kamen Rider

Ultraman Tiga
Ultraman Tiga

Ultraman Tiga

Ultraman e Ultraman Tiga
Ultraman e Ultraman Tiga

Ultraman e Ultraman Tiga


Em 1979, um especial de TV reuniu cenas de alguns episódios de Ultraman para formar um longa-metragem. De cenas inéditas, teve uma reunião de todos os Ultras que existiam na época e uma nova seqüência de luta entre o herói e seu rival Baltan. O especial serviu, ao menos, para manter a franquia em evidência.

Já em 1992, Ultraman protagonizou um encontro com o herói concorrente Kamen Rider (da Toei Company), num curta-metragem filmado como parte de um documentário chamado Ultraman vs Kamen Rider.

Em 1996, quando lançou nos cinemas a aventura cômica Ultraman Zearth, a Tsuburaya preparou também um curta-metragem do primeiro Ultraman intitulado Yomigaere! Ultraman (Levante-se, Ultraman!). Era uma colagem de cenas da série clássica editada com efeitos visuais melhorados e rápidas cenas inéditas. Com um novo roteiro em mãos, os atores originais dublaram novas falas para suas personagens, criando uma nova aventura do primeiro Ultraman, trinta anos depois da exibição original.

Outro momento marcante veio em 1997, em um dos últimos episódios da série Ultraman Tiga. Num episódio antológico (inédito no Brasil), o primeiro Ultraman reaparece para ajudar o mais bem-sucedido Ultra dos anos 90. Ultraman Tiga, aliás, foi também uma série onde se destacou a atriz Takami Yoshimoto, filha do ator Susumu Kurobe, o Hayata.

Ícone absoluto da cultura pop japonesa, Ultraman já foi homenageado até com um selo oficial do correio japonês, ao lado de seu inimigo Baltan. E, neste ano, num curta-metragem lançado no início de agosto junto com o longa Ultraman Cosmos 2, o primeiro Ultraman apareceu ao lado de 27 Ultras, num encontro histórico de gerações.

O herói é um dos maiores nomes do licenciamento mundial, com mais de dez mil produtos lançados, quinze séries produzidas, diversos especiais de cinema e vídeo, além de uma legião incontável de fãs de várias idades.


[editar] Ficha técnica

Estréia no Japão: 17/ 07/1966 Número de episódios: 39 Criação: Eiji Tsuburaya (coordenador) Roteiro: Shinichi Sekizawa, Tetsuo Kinjoh, Masahiro Yamada, Shozo Uehara e outros Trilha sonora: Kunio Miyauchi Direção: Hajime Tsuburaya, Toshihiro Iijima e outros Supervisão editorial: Eiji Tsuburaya Realização: Tsuburaya Productions Elenco: Susumu Kurobe (Shin Hayata), Akiji Kobayashi (Cap. Muramatsu), Sandayu Dokumamushi (Arashi), Masanari Nihei (Ide), Hiroko Sakurai (Akiko Fuji), Kagehide Tsuzawa (Hoshino), Akihiko Hirata (Dr. Serizawa) e Toshi Furuya (Ultraman)


[editar] Predefinição:Ligações externas





[editar] Predefinição:Vídeos

[editar] Veja também

Ferramentas pessoais