Undokai

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 18:35, 18 Julho 2008 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (17:53, 30 Julho 2010) (editar) (undo)
Anexar (Discussão | contribs)

 
(44 intermediate revisions not shown.)
Linha 2: Linha 2:
[[Image:Undokai2.jpg|thumb|220px|right]] [[Image:Undokai2.jpg|thumb|220px|right]]
-Undokai, como a maioria das palavras japonesas ela é composta por undô - esporte, movimento e kai - reunião, assim seria uma reunião de esportes o que equivale a uma gincana esportiva organizada, geralmente no outono, pelas escolas de língua japonesa, onde os alunos e os pais dos alunos organizam, fazem e servem lanches para os visitantes, além de participar das diversas modalidades de atividade.+Undokai''' ou '''Undoukai'(undou - esporte, kai - reunião)'' significa "reunião ou encontro de esportes". Entretanto, ao contrário da conotação altamente competitiva ou profissional que têm os encontros de atletismo, no '''Undokai''' todos os participantes são pessoas comuns, que não são necessariamente praticantes de uma modalidade esportiva específica. Sendo todos os participantes "atletas amadores", convencionou-se traduzir Undokai como "gincana poliesportiva".
 + 
 +O '''Undokai''' é um evento informal, um dia de fim de semana em família que reúne os descendentes de japoneses. Organizado por comunidades locais, as atividade são prioritariamente direcionadas às crianças, que podem brincar e interagir com outras crianças, com suas próprias famílias e com a comunidade. O senso de grupo é fundamental para a própria existência e realização de um Undokai (afinal de contas, sem a comunidade não há como organizar e fazer o evento acontecer).
 + 
 +Geralmente os Undokais são realizados no [[Japão]] no outono. meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos undokais são realizadas entre maio e agosto coincidindo com o outono do hemisfério sul.
 + 
 +No [[Japão]], onde espaço é sinônimo de luxo, as festas são realizadas em escolas, já que estas funcionam como bases da vida comunitária e pelo aspecto prático de possuírem espaço aberto para que eventos deste tipo possam acontecer. O Undokai é um evento aguardado e organizado com grande antecedência e ansiedade pela comunidade - dos alunos aos professores e administradores da escola, das crianças aos pais. Meses antes da realização do evento, comissões são formadas para montar barracas, angariar brindes e prendas, preparar objetos e acessórios que serão usados nas atividades e definir quem atuará na organização direta no dia do evento. Poucos dias antes do evento, o campo ou terreno da escola vira um formigueiro de atividade frenética. Adultos e crianças, todos trabalham. Barracas são erguidas, bandeirolas são penduradas, marcações são delineadas no chão, caixas de material são distribuídas, equipamentos de som e fios são instalados.
 + 
 +Na véspera, em casa, os preparativos continuam. Uma troca de roupa limpa para cada membro da família vai para uma sacola (todos vão correr, pular e se sujar para participar das brincadeiras ao longo do dia, e fica difícil enfrentar o caminho de volta para casa num carro com todos cobertos de suor e poeira). Mesas e cadeiras dobráveis são colocadas no porta-malas. Mães preparam bentõs (lanches para viagem) caprichados, suficientes para alimentar a família inteira que ao longo do dia ficará mais esfomeada ainda de tanto correr e pular, à base de [[onigiri]] (bolinho de arroz branco japonês) ou de [[musubi]] (bolinho de arroz temperado), sasami furai (tiras de peito de frango empanado), [[yakizakana]] (pedaços de peixe grelhado), [[tempurá]] (legumes empanados), [[kyuri sando]] (sanduíches de pepino e maionese em pão de forma), [[tsukemono]] (conservas de legumes como nabo, cebolinhas, acelga ou raiz de bardana) e [[umeboshi]] (pequena ameixa japonesa azeda). Caixas e cestas de piquenique com comida e bebidas preparadas de madrugada ou nas primeiras horas da manhã são rapidamente levadas ao carro, e a família segue para a escola. é preciso chegar bem cedo. Embora os '''''Undokais''''' comecem oficialmente às 9 ou 10 horas da manhã, filas para entrar e pegar bons lugares para se acomodar se formam às 6 ou 7 da manhã.
 + 
 +Como há atividades para todas as faixas etárias e ambos os sexos, é comum que parentes que morem fora da cidade, como avós, tios e primos, "engrossem" o grupo familiar no evento. Apesar da aparente simplicidade e de um ar de anacronismo que dá a impressão de que os '''''Undokais''''' não mudem há décadas, a popularidade do evento caiu nos anos 70 e 80, quando foi visto como algo arcaico e fora de moda. Criado no fim do século XIX - época em que a maior parte de seus participantes viviam em comunidades rurais - o '''''Undokai''''' passa por uma revalorização neste início de século XXI, por ser uma das poucas oportunidades do ano em que diferentes gerações de famílias, atualmente com estilos de vida urbanos e agendas cheias, se reúnem para desfrutar de um dia de diversão com sua comunidade. Resistindo ao tempo, e inspirando nostalgia de uma fase em que a vida parecia mais simples e menos violenta, os '''''Undokais''''' são eventos hoje de grande sucesso.
 + 
 +No Brasil, '''''Undokais''''' são realizados em associações de japoneses e seus descendentes, principalmente onde tem escola de língua japonesa. Tão populares e antigos que os primeiros realizados no Brasil aconteceram antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio [[Kasato Maru]] em 1908 - o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o [[Japão]] em 1895 - que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras. Desde então, em terra, os '''''Undokais''''' passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram necessidade de promover eventos de integração social e a realização da festa foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica de um Undokai.
 + 
 +Tem undokais que acontecem há 75 anos consecutivos com é o caso do de Itapecerica da Serra, muitos com mais de 60 anos como ibiuna, osasco e outro..
 + 
 +==='''Resumindo'''===
 +UNDOKAI, como a maioria das palavras japonesas ela é composta por undô - esporte, movimento e kai - reunião, assim seria uma reunião de esportes o que equivale a uma gincana esportiva organizada, geralmente no outono, pelas escolas de língua japonesa,ou pelas associações culturais onde um grande número de voluntários organizam, arrecadam fundos, fazem e servem lanches para os visitantes, além de participarem das diversas modalidades de atividades.
 + 
 +[http://www.nikkeypedia.org.br/index.php/Tabela_Japones Programação padrão em língua japonesa ]
 + 
 + 
 +[http://www.nikkeypedia.org.br/index.php/Tabela_portugues Programação padrão em língua portuguesa ]
 + 
 + 
 + 
 +É uma forma muito saudável de confraternização e divulgação de modalidades esportivas e brincadeiras
 +japonesas, se você for convidado, não deixe de participar.
 + 
 + 
 + 
 +Grandes Undokais são realizadas pela [[INC - Itaquera Nikkey Clube (um dos mais antigo do Brasil)]],[[ACENBO - Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco]], [[Centro Esportivo Cultural Itapecerica]], [[ACEVGP - Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista]], [[CECT - Centro Esportivo e Cultural do Taboão da Serra]], [[União Cultural e Esportiva Nipobrasileiro de Sorocaba -UCENS]], etc.
-[[Image:Undou-kai.1.jpg|left]] 
-[[Image:Undou-kai.2.jpg|right]] 
-É uma forma muito saudável de confraternização e divulgação de modalidades de brincadeiras e esportes japonesas, se você for convidado, não deixe de participar. 
[[Image:FOTO250.1.jpg|left]] [[Image:FOTO250.1.jpg|left]]
-[[Image:Undou-kai.2.jpg|right]]+[[Image:FOTO250.2.jpg|right]]
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 + 
 +==Vídeos==
 + 
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=X7R76bIrPSw&NR=1 Undokai da SPDC (25.04.2010) - Mugen Girls na Centopéia ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=ubIi83zl_es&feature=related UNDOKAI 2010 ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=Bq3E_0staQE&feature=related Revezamento - Undokai 2010 ]
 + 
[[Categoria:Cultura japonesa]] [[Categoria:Cultura japonesa]]
[[Categoria:eventos]] [[Categoria:eventos]]

Revisão atual

Undokai ou Undoukai'(undou - esporte, kai - reunião) significa "reunião ou encontro de esportes". Entretanto, ao contrário da conotação altamente competitiva ou profissional que têm os encontros de atletismo, no Undokai todos os participantes são pessoas comuns, que não são necessariamente praticantes de uma modalidade esportiva específica. Sendo todos os participantes "atletas amadores", convencionou-se traduzir Undokai como "gincana poliesportiva".

O Undokai é um evento informal, um dia de fim de semana em família que reúne os descendentes de japoneses. Organizado por comunidades locais, as atividade são prioritariamente direcionadas às crianças, que podem brincar e interagir com outras crianças, com suas próprias famílias e com a comunidade. O senso de grupo é fundamental para a própria existência e realização de um Undokai (afinal de contas, sem a comunidade não há como organizar e fazer o evento acontecer).

Geralmente os Undokais são realizados no Japão no outono. meses de setembro, outubro e novembro. No Brasil, a maioria dos undokais são realizadas entre maio e agosto coincidindo com o outono do hemisfério sul.

No Japão, onde espaço é sinônimo de luxo, as festas são realizadas em escolas, já que estas funcionam como bases da vida comunitária e pelo aspecto prático de possuírem espaço aberto para que eventos deste tipo possam acontecer. O Undokai é um evento aguardado e organizado com grande antecedência e ansiedade pela comunidade - dos alunos aos professores e administradores da escola, das crianças aos pais. Meses antes da realização do evento, comissões são formadas para montar barracas, angariar brindes e prendas, preparar objetos e acessórios que serão usados nas atividades e definir quem atuará na organização direta no dia do evento. Poucos dias antes do evento, o campo ou terreno da escola vira um formigueiro de atividade frenética. Adultos e crianças, todos trabalham. Barracas são erguidas, bandeirolas são penduradas, marcações são delineadas no chão, caixas de material são distribuídas, equipamentos de som e fios são instalados.

Na véspera, em casa, os preparativos continuam. Uma troca de roupa limpa para cada membro da família vai para uma sacola (todos vão correr, pular e se sujar para participar das brincadeiras ao longo do dia, e fica difícil enfrentar o caminho de volta para casa num carro com todos cobertos de suor e poeira). Mesas e cadeiras dobráveis são colocadas no porta-malas. Mães preparam bentõs (lanches para viagem) caprichados, suficientes para alimentar a família inteira que ao longo do dia ficará mais esfomeada ainda de tanto correr e pular, à base de onigiri (bolinho de arroz branco japonês) ou de musubi (bolinho de arroz temperado), sasami furai (tiras de peito de frango empanado), yakizakana (pedaços de peixe grelhado), tempurá (legumes empanados), kyuri sando (sanduíches de pepino e maionese em pão de forma), tsukemono (conservas de legumes como nabo, cebolinhas, acelga ou raiz de bardana) e umeboshi (pequena ameixa japonesa azeda). Caixas e cestas de piquenique com comida e bebidas preparadas de madrugada ou nas primeiras horas da manhã são rapidamente levadas ao carro, e a família segue para a escola. é preciso chegar bem cedo. Embora os Undokais comecem oficialmente às 9 ou 10 horas da manhã, filas para entrar e pegar bons lugares para se acomodar se formam às 6 ou 7 da manhã.

Como há atividades para todas as faixas etárias e ambos os sexos, é comum que parentes que morem fora da cidade, como avós, tios e primos, "engrossem" o grupo familiar no evento. Apesar da aparente simplicidade e de um ar de anacronismo que dá a impressão de que os Undokais não mudem há décadas, a popularidade do evento caiu nos anos 70 e 80, quando foi visto como algo arcaico e fora de moda. Criado no fim do século XIX - época em que a maior parte de seus participantes viviam em comunidades rurais - o Undokai passa por uma revalorização neste início de século XXI, por ser uma das poucas oportunidades do ano em que diferentes gerações de famílias, atualmente com estilos de vida urbanos e agendas cheias, se reúnem para desfrutar de um dia de diversão com sua comunidade. Resistindo ao tempo, e inspirando nostalgia de uma fase em que a vida parecia mais simples e menos violenta, os Undokais são eventos hoje de grande sucesso.

No Brasil, Undokais são realizados em associações de japoneses e seus descendentes, principalmente onde tem escola de língua japonesa. Tão populares e antigos que os primeiros realizados no Brasil aconteceram antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 - o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 - que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras. Desde então, em terra, os Undokais passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram necessidade de promover eventos de integração social e a realização da festa foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica de um Undokai.

Tem undokais que acontecem há 75 anos consecutivos com é o caso do de Itapecerica da Serra, muitos com mais de 60 anos como ibiuna, osasco e outro..

[editar] Resumindo

UNDOKAI, como a maioria das palavras japonesas ela é composta por undô - esporte, movimento e kai - reunião, assim seria uma reunião de esportes o que equivale a uma gincana esportiva organizada, geralmente no outono, pelas escolas de língua japonesa,ou pelas associações culturais onde um grande número de voluntários organizam, arrecadam fundos, fazem e servem lanches para os visitantes, além de participarem das diversas modalidades de atividades.

Programação padrão em língua japonesa


Programação padrão em língua portuguesa


É uma forma muito saudável de confraternização e divulgação de modalidades esportivas e brincadeiras japonesas, se você for convidado, não deixe de participar.


Grandes Undokais são realizadas pela INC - Itaquera Nikkey Clube (um dos mais antigo do Brasil),ACENBO - Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco, Centro Esportivo Cultural Itapecerica, ACEVGP - Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, CECT - Centro Esportivo e Cultural do Taboão da Serra, União Cultural e Esportiva Nipobrasileiro de Sorocaba -UCENS, etc.










[editar] Vídeos

Ferramentas pessoais