Yokozuna

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] Yokozuna

Yokozuna
Yokozuna
Yokozuna ( 横綱 ) é o mais elevado título dentro sumo. O nome significa literalmente “a corda horizontal” e vem do símbolo o mais visível de seu Rank, a corda tsuna desgastado em torno da cintura. A corda é similar ao shimenawa usou-se ticar dentro áreas sacred Shinto, e como shimenawa saques para purifficar. A corda, que pode pesar até 20 quilogramas, não é usada durante os fósforos eles mesmos, mas é usada pelos yokozunas durante o ceremonial da entrada do anel.

[editar] História de Yokozuna

O nascimento do Rank de yokozuna é milenar, e há duas lendas competindo. De acordo com um, um wrestler 9th-century nomeado Hajikami amarrou a shimenawa em torno de sua cintura como um handicap e usada alguns para tocar criando o sumo como nós o sabemos no processo. De acordo com o outro, wrestler legendário Akashi Shiganosuke amarrou shimenawa em torno de sua cintura dentro 1630 como um sinal do respeito ao visitar o Emperor, e foi concedido posthumously o título para a primeira vez. Há pouca evidência suportando para uma ou outra teoria - no fato, não está mesmo absolutamente certo que Akashi era uma figura histórica - mas se sabe que por novembro 1789, yokozuna partir do fourth yokozuna Tanikaze Kajinosuke e o fifth yokozuna Onogawa Kisaburō foram descritos dentro ukiyo-e cópias como desgastar shimenawa. Estes dois wrestlers ambos foram concedidos yokozuna licenças pela família proeminente de Yoshida.

Antes do Era de Meiji, o título yokozuna foi conferenciado sobre ōzeki quem executou o sumo na frente do Shogun. Este privilégio foi determinado mais frequentemente pelo patrono do wrestler que tem a influência suficiente melhor que puramente na habilidade e na dignidade do wrestler. Assim há um número de wrestlers adiantados que eram, por padrões modernos, yokozuna no nome somente. Nestes dias adiantados yokozuna não foi considerado também porque um Rank separado nas listas, mas como ozeki com o dispensation especial para executar seu próprio ceremony entrando do anel.

No início, a família de Yoshida e uma família rival, Gojo, lutaram pela direita conceder um wrestler a yokozuna licença. A família de Yoshida ganhou esta disputa, porque o 15o yokozuna Umegatani Tōtarō I, um dos wrestlers os mais fortes, expressou seu desejo que estivesse concedido uma licença pela família de Yoshida em fevereiro 1884. As licenças do Gojo são reconhecidas já não oficialmente. Em maio 1890, o nome yokozuna foi escrito no banzuke para a primeira vez devido ao 16o yokozuna Nishinoumi Kajirō I insistence que his yokozuna o status seja gravado. Em fevereiro 1909, durante os reinos do 19os yokozuna, Hitachiyama Taniemon, e o 20os, Umegatani Tōtarō II, reconheceu-se oficialmente como o Rank o mais elevado. Desde o estabelecimento do Conselho do Deliberation de Yokozuna abril em 21, 1950, wrestlers foram promovidos a yokozuna pelo Associação de Japão Sumo. O primeiro yokozuna foi promovido pela associação de Sumo o 41st yokozuna Chiyonoyama Masanobu.

[editar] Critérios para o promoção a yokozuna

Hakuho Sho 4º Yokozuna estrangeiro
Hakuho Sho 4º Yokozuna estrangeiro

No sumo moderno, as qualificações que ōzeki deve satisfer-se para ser promovido são que tem bastante poder, habilidade e dignidade/grace (品格 hinkaku) para qualificar. Não há nenhum critério absoluto, nem há um quota do jogo: houve uns períodos com nenhuns wrestlers em yokozuna espesso, e houve uns períodos com até quatro simultaneamente.

Os aspectos do poder e da habilidade são considerados geralmente em referência ao desempenho recente do tournament. de facto o padrão é ganhar dois championships consecutivos como ozeki ou um desempenho equivalente. No caso onde “o critério do desempenho equivalente” é usado o registro do wrestler sobre os três tournaments precedentes é feito exame no cliente com uma expectativa pelo menos uns vitória do tournament e corredor dois acima dos desempenhos, com nenhuns dos três registros que caem abaixo de doze vitórias. Assim uma elevação consistente - em nível do desempenho é requerido. Ganhar dois tournaments com um desempenho pobre entre eles não é geralmente suficiente. As réguas não são ajustadas na pedra e daqui Conselho do Deliberation de Yokozuna e a associação de Sumo pode interpretar os critérios mais leniently ou estritamente e também fazer exame de outros fatores, tais como o número total de vitórias do tournament, e a qualidade das vitórias e se as perdas mostram algum vulnerabilities mau em alcançar sua conclusão.

A introdução de hinkaku (dignidade e grace) é mais contentious, porque é essencialmente uma edição subjetiva. Por exemplo Hawaiian carregado ozeki Konishiki, no detalhe, foi sentido por muitos a ser mantidos unfairly de yokozuna o status devido a sua origem non japonesa, e muitos membros da associação de Sumo nivelam dito abertamente que os estrangeiros (gaijin) podia nunca conseguir hinkaku needed para ser um yokozuna. No exemplo de Konishiki, outras edições tais como seu peso cited também.[1] Outros wrestlers no passado foram prendidos também para trás. Por exemplo Chiyonoyama no 1950s não era imediatamente promovido devido a sua juventude relativa apesar de ganhar tournaments consecutivos, embora conseguisse mais tarde o Rank do alto.[2]Na uma mão, Futahaguro foi dado o título de yokozuna em 1986, apesar do immaturity que cited na oposição a seu promotion. [3] Após ser promovido, foi envolvido em diversos misbehaviors que embarrassed a associação de Sumo tal como bater um de his tsukebitos (manservant ou assistente pessoal) sobre uma matéria trivial em um scandal que tivesse todos seus seis tsukebitos decida deixá-lo.[4]O promotion provado outra vez ser um fiasco total quando se revelou mais tarde que teve um argumento aquecido com sua saliência estável, Tatsunami, e stormed fora do heya, esposa de Tatsunami alegada golpeando na maneira. Futahaguro eventualmente aposentou-se após somente um e um meio ano no Rank superior e transformou-se o único yokozuna na história do sumo sempre a aposentar-se sem ter ganhado pelo menos um championship superior da divisão.

O debate a respeito dos estrangeiros que têm a dignidade a ser a yokozuna foi colocado finalmente para descansar sobre Janeiro 27, 1993, quando ozeki Akebono foi promovido formalmente a yokozuna após somente 8 meses como ozeki. Desde então outros três wrestlers ultramarinos conseguiram também o Rank final dos sumo: Musashimaru, Asashoryu, e Hakuhō.

[editar] Tornando-se Yokozuna

Asashoryo  3º Yokozuna  estrangeiro
Asashoryo 3º Yokozuna estrangeiro
Para se tornar um yokozuna o trageto é um processo longo . Após um torneio,o Conselho do deliberativo de Yokozuna, um corpo “de povos colocados” (isto é, wrestlers nao anteriores do sumo) quem são apontadas pelo Associação de Sumo do Japão para fornecer um controle de qualidade independente na promoção de Yokozuna, encontram-se e discutem o desempenho dos wrestlers alto-expressão. Geralmente os membros da associação de Sumô Japão podem fazer uma recomendação que um detalhe ozeki- o wrestler tem os atributos necessários a ser promovidos. Sua recomendação é passada então à divisão julgando e então à placa de diretores da associação de Sumo que fazem a decisão final.

Se um wrestler for julgado se tiver os critérios então será visitado formalmente em seu estábulo do treinamento por um membro da placa da associação de Sumo de diretores que lhe dão formalmente a notícia. Nos seguintes dias a yokozuna será feito então em seu estábulo e praticará o ceremonial da entrada do anel com conselho de um precedente ou atual yokozuna. Finalmente terá seu ceremonial inaugural da entrada do anel prendido em Meiji Jingu em Tokyo, que é terminado geralmente dentro de um par das semanas após as finais do torneio. Um yokozuna espera-se aposentar-se se puder já não competir no pico do esporte. Em conseqüência deste, o sistema para o promoção é completamente restrito.

[editar] Yokozuna: ceremônias e tradições

Cerimonial
Cerimonial
Cerimonial
Cerimonial
O nascimento formal do Rank do tempo de Tanikaze parece ter na parte vir de um desejo deixou o muito mais melhor ter um ceremonial separado da entrada do anel dohyō-iri dos wrestlers superiores restantes da divisão. dohyō-iri é uma apresentação ceremonial de todos os wrestlers superiores da divisão que é prendido antes dos bouts do competidor do dia. O ceremony normal para wrestlers superiores da divisão deve ser introduzido e dá forma a um círculo em torno do anel wrestling dohyō desgastando os “aventais de seda pesados especialmente decorados”, chamados mawashi do kesho. Uma “dança simbólica breve” é realizada antes de arquivar fora a mudar na sua luta mawashi e prepare para seus bouts.

Um Yokozuna, entretanto, é introduzido depois que os wrestlers espessos mais baixos e flanqueado por dois o outro wrestler superior “assistentes” da divisão. O “dewsweeper” ou tsuyuharai preceder o Yokozuna, quando da “o portador espada” ou tachimochi segue-o na arena. A espada japonesa katana e simbolisa samurai status do yokozuna. tachimochi a vontade seja sempre espesso mais altamente dos wrestlers ajudando. Como indicado acima, durante o ceremonial o yokozuna desgastará uma em torno de sua cintura. Os aventais de ceremonial de todos os formulário três um jogo combinando.

Uma vez no anel o yokozuna faz exame do estágio do centro e executa muito um mais complexo ritual. A dança pode ser feita por um ou dois formulários, um de que o yokozuna escolhe geralmente quando é promovido primeiramente. Além à rotina ligeiramente diferente a escolha da lata ritual dos yokozuna seja determinada também pelo nó usado amarrar a corda em torno de sua cintura. O estilo atualmente mais popular de “Unryū” tem somente um laço na parte traseira, quando o estilo de “Shiranui” tiver dois. Os estilos são nomeados após o yokozuna dois famoso do Período do Edo, embora não haja nenhuma prova histórica que realizaram realmente as danças que lhes foram atribuídas. Certamente há alguns scholars que acreditam que no fato que os dois concernidos tiveram seus rituals entrando do anel misturou acima.

Se um anterior yokozuna alcança a idade de sessenta, ele executa geralmente um ceremony deentrada especial sabido como dohyō-iri do kanreki, no celebration de seu longevity.

Se a yokozuna é derrotado por um wrestler espesso mais baixo, é comum e esperado para que os membros das audiências joguem seus coxins do assento no anel (e nos wrestlers).

Até à data de junho 2007, houve um total grande do yokozuna 69, embora o record formal começasse somente com Tanikaze e Onogawa em 1789. Para uma lista do todo o yokozuna gravado com a história, veja aqui.


[editar] Yokozunas Ativos

Os dois Yokozunas atualmente são:

Asashoryu (朝青龍), o 68th yokozuna, de Mongolia, promovido janeiro 2003


Hakuho (白鵬), o 69th yokozuna, também de Mongolia, promovido maio 2007


[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais