Yosakoi soran

De Nikkeypedia

Festival Yosakoi Soran em Sapporo, Japão.
Festival Yosakoi Soran em Sapporo, Japão.

Conteúdo

[editar] Yosakoi

Yosakoi é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi, situada na ilha de Shikoku. Trata-se de uma palavra que se acredita ser derivada de "Yoru ni koi" (venha à noite). A canção fala sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher.

Em 1954, um bairro comercial de Kochi criou um festival com o objetivo de estimular a economia local, onde as pessoas dançavam ao ritmo da canção Yosakoi. Para diferenciá-lo de outros festivais, eles tiveram a idéia de usar o Naruko, um objeto com som parecido ao da castanhola, usado para espantar pássaros que vinham às plantações. Com o Naruko nas mãos, as pessoas desfilavam dançando e cantando ao som da música Yosakoi, também chamada de Yosakoi Naruko, que tem a seguinte letra:


"Yochorre, yochorre, yochorre, yochorre

Tosa no Kochi Harimayabashi de

Bõsan kanzashi kau o mita

Yosakoi, Yosakoi

Hei, hei..."

(Venha cá, venha cá,

Na ponte Harimaya, na cidade de Tosa em Kochi

Vi um monge comprar um enfeite para cabelos

Venha à noite, venha à noite

Hei, hei...)


Esta dança, que na última década do século XX tornou-se verdadeira “febre” no arquipélago é resultado da união de duas tradições com pitadas de modernidade.

Em 1991, um grupo de jovens universitários de Hokkaido(a ilha ao extremo norte do Japão, onde a principal fonte de alimento vem da pesca) foram passar um feriado na província de Kochi e lá conheceram o Yosakoi Matsuri, festival folclórico que dura quatro dias em agosto, no qual multidões participam de uma dança chamada Yosakoi Naruko. Impressionados com a dança, a música e a animação do festival, estes jovens decidiram levar essa tradição para Hokkaido e, lá, eles misturaram o Yosakoi com o Soran-bushi, uma dança tradicional e típica de Hokkaido, que simboliza os costumes dos pescadores.

O Soran Bushi é uma dança enérgica, que homenageia os pescadores do norte do Japão, com movimentos inspirados na atividade pesqueira. Por sua vez, a música do Soran Bushi não tem nada de romântica, e sua letra exorta os dançarinos-pescadores à luta contra o mar e os elementos para ganhar o pão de cada dia de forma quase heróica, com expressões do tipo “amarre o hachimaki e vá” (o hachimaki é um lenço que é amarrado ao redor da testa quando a pessoa vai fazer um grande esforço - não apenas serve para reter o suor, como também simboliza o próprio esforço, físico e mental). O resultado desta fusão foi o Yosakoi Soran, uma dança vibrante e envolvente, que exige força e velocidade de seus participantes.

À primeira vista, o observador desinformado pode pensar que o Yosakoi Soran é uma dança folclórica antiga, mas as coreografias e as músicas usadas na dança, apesar de se basearem nas formas tradicionais do Yosakoi Bushi e do Soran Bushi, ganharam arranjos novos, misturando instrumentos típicos japoneses a guitarras, baterias e teclado, com compasso mais acelerado e ritmos contemporâneos, como de pop, de rock e até de hip-hop.

Em algumas versões destas músicas, o shamisen (cítara de três cordas tradicional japonesa) é tocado como se fosse uma guitarra ocidental, e há também versões que acrescentaram arranjos e instrumentos típicos de Okinawa, ampliando o leque de variações das mesmas músicas e canções. Tal atualização de duas tradições fundidas numa só dança agradou os jovens no Japão, e contrariando qualquer expectativa, virou mania e deu vida nova a antigas manifestações de cultura popular.

[editar] Yosakoi Soran

A primeira apresentação de Yosakoi Soran ocorreu em 1992 em Hokkaido, e rapidamente conquistou adeptos por todo o país. Embora atualmente o Yosakoi Soran seja dançado por inúmeros grupos de jovens por todo o Japão, o maior festival-concurso do Yosakoi é o Yosakoi Soran, realizado anualmente em Sapporo, Hokkaido, onde se tornou o maior evento de verão, com cerca de 375 grupos e 30 mil participantes. Além dos habitantes de Sapporo, pessoas de todo o Japão viajam para Hokkaido para participar do festival. Entre os inúmeros times japoneses formados por integrantes de todas as idades, há ainda um time russo, que vem da ilha Sacalina (próximo à ilha de Hokkaido) especialmente para participar do festival.

[editar] O Yosakoi no Brasil

No Brasil, o Yosakoi Soran foi introduzido sob a iniciativa do empresário Hideaki Iijima, da Soho Cabeleireiros, que encabeça o Festival Yosakoi Soran anual em São Paulo.

Em 2003, ocorreu o 1º Festival de Yosakoi Soran no Brasil no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, contando com a participação de 12 grupos. Na sua 2ª versão, conseguiu reunir mais de 20 grupos no Ginásio do Ibirapuera. As demais edições do Festival foram realizados na Via Funchal.

NO 9º Festival Yosakoi Soran, que foi realizado no dia 31 de julho de 2011, 16 grupos competiram em duas categorias: juvenil (4 grupos) e adulto (12 grupos). A classificação foi: Juvenil - 1º) Tomodachi de Birigui, 2º) Escola Japonesa de Biritiba Mirim, 3º) Heisei Naruko Kids. Adulto - 1º Saikyou de Maringá, 2º) Mugen Kyodai de Paranavaí, 3º) Wakaba de Curitiba. O prêmio máximo Grand Prix ficou para o grupo Sansey de Londrina, que se tornou hexacampeão.

Grupos Vencedores do Festival:

[editar] Grupos de Yosakoi Soran no Brasil

  • Paraná: Grupo Sansey - Grupo Wakaba

[editar] Predefinição:Ver também

[editar] Predefinição:Ligação externa

Ferramentas pessoais