Yuki/neve

De Nikkeypedia

Neve é um fenômeno meteorológico que consiste na queda leve, moderada ou forte de flocos de neve. É possível usar os termos tempestade de neve ou neve rarefeita dependendo de sua intensidade.

Cada floco de neve é uma precipitação de uma forma cristalina de água congelada. Acontece com freqüência nas regiões de clima frio e temperado do planeta Terra.

Conteúdo

[editar] Disposição física

A disposição física cristalina de cada floco de neve é bem peculiar, como mostra as figuras abaixo.

[editar] Efeitos negativos

Imagem:Dundas and University Winter.JPG
Cruzamento movimentado de Toronto em um dia de muita neve.

A neve é um problema de maior importância em vias públicas em geral, especialmente em temperaturas entre 2°C e -5°C, quando a neve que cai é úmida, ou derrete com relativa facilidade, sendo um agravante de acidentes, visto que facilita a derrapagem de veículos transitando nas vias públicas. Em temperaturas mais baixas, a neve é seca, e não facilita a derrapagem, mas acumula-se com facilidade, e pode atrapalhar facilmente o trânsito de veículos em vias públicas, caso acumule-se. Por isto, regiões que recebem regularmente precipitação de neve possuem empresas com veículos adaptados para remover a neve de vias públicas primárias, como avenidas e rodovias movimentadas, bem como em aeroportos movimentados.

Por causa das mesmas razões mencionadas acima, a neve também é um causador de acidentes entre pedestres em geral, especialmente em temperaturas entre 2°C e -5°C, fazendo com que pessoas escorreguem ou dificultando sua locomoção. Muitos países que recebem neve regularmente possuem legislação que obrigam os proprietários de um dado estabelecimento (residências, comércio, etc) a removerem parte da neve que acumula-se à frente de suas calçadas, para permitir o trânsito seguro de pedestres. Caso um pedestre acidente-se por causa de neve não removida localizada na calçada à frente de um dado estabelecimento, o proprietário deste dado estabelecimento pode ser judicialmente processado por isto. Muitas escolas americanas e canadenses proíbem que crianças brinquem com neve, dentro de suas propriedades, em horário escolar ou desacompanhados de um adulto, primariamente por causa da falta de inspectores a garantir a devida segurança das crianças.

Outro problema causado pela acumulação de neve em um dado local é que ela acumula lixo com facilidade. Neve, quando precisa ser removida, é removida através da adição de sais que derretem a neve, de máquinas que aquecem um dado local, derretendo a neve, ou removendo a neve manualmente, através de pás e veículos adaptados.

[editar] No Brasil

Predefinição:AP

A neve no Brasil ocorre de forma rara, mas pode ocorrer em alguns anos nos planaltos dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. É comum confundirem a neve do Brasil com "Chuva congelada". São muitas as vezes em que o que caiu, na verdade, não foi neve e sim chuva congelada. Na Gélida onda de frio anormal de 1975 todo o planalto sulino se cobriu de neve, inclusive na capital paranaense Curitiba. Também já foram registrados pontos isolados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, acontece principalmente em junho, julho e agosto, mas há registros de nevadas precoces nos meses de abril (17 de abril de 1999 em São Joaquim, Santa Catarina), maio e também nevadas tardias, em setembro e mesmo em outubro, já em plena primavera (em São Francisco de Paula (RS), o fenômeno chegou a ocorrer em 19 e 20 de outubro de 1946, sendo a nevada mais tardia registrada no país).

Os estados que registraram precipitação de neve em pelo menos uma ocasião foram:

  1. Santa Catarina
  2. Rio Grande do Sul
  3. Paraná
  4. São Paulo
  5. Minas Gerais
  6. Rio de Janeiro

[editar] Em Portugal

Imagem:Covilhanevao.JPG
Nevão na Serra da Estrela, em janeiro de 2007

Em Portugal é comum nevar nas zonas Norte, Centro e, ocasionalmente, na zona litorânea. Muito raramente neva no sul, nas regiões de Algarve e Alentejo, devido às temperaturas médias serem mais elevadas. Em 29 de janeiro de 2006, o país foi coberto de norte a sul pela neve. A localidade mais ao sul que registrou neve, nesta ocasião, foi a Serra de Monchique, na região do Algarve. Nevou também em Lisboa, algo que não ocorria desde a década de 50. Exatamente um ano depois, no final de janeiro de 2007, nevou novamente na capital portuguesa. Covilhã, Seia, Guarda, Bragança e Montalegre estão entre as cidades mais frias de Portugal, chegando a apanhar temperaturas de -10ºC. A localidade mais fria de Portugal (e de todos os países lusófonos) é a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental, onde temperaturas entre -15ºC e -20ºC não são muito raras.

No arquipélago de Açores, a queda de neve também se faz presente na Ponta do Pico, a montanha mais alta em território português, com 2.351 m de altitude, localizada na Ilha do Pico. No mês de janeiro, a neve pode ser vista a partir da altitude de 1.200 metros.

Quanto ao arquipélago da Madeira, as nevadas podem ocorrer nas partes mais elevadas da Ilha da Madeira, mais precisamente no Pico Ruivo e no Pico do Arieiro, durante os meses mais frios.

[editar] Predefinição:Ver também

Predefinição:Wikiquote Predefinição:Correlatos

Sneeu]]

an:Nieu ar:ثلج ast:Ñeve ay:Aqharapi az:Qar be-x-old:Сьнег bg:Сняг bs:Snijeg ca:Neu chr:ᎤᎾᏥ cs:Sníh cv:Юр da:Sne de:Schnee el:Χιόνι eml:Naiv en:Snow eo:Neĝo es:Nieve fa:برف fi:Lumi fr:Neige fy:Snie gl:Neve he:שלג hi:हिमपात hr:Snijeg hu:Hó id:Salju io:Nivo is:Snjór it:Neve ja:雪 ko:눈 (날씨) ku:Berf la:Nix ln:Neje lt:Sniegas lv:Sniegs ms:Salji nah:Cepayahuitl nds-nl:Snee nl:Sneeuw nn:Snø no:Snø oc:Nèu pdc:Schnee pl:Śnieg qu:Rit'i ro:Zăpadă ru:Снег sco:Snaw simple:Snow sk:Sneh sl:Sneg sq:Dëbora sr:Снег su:Salju sv:Snö sw:Theluji ta:பனித்தூவி th:หิมะ tr:Kar uk:Сніг vi:Tuyết yi:שניי zh:雪 zh-min-nan:Seh zh-yue:雪

Ferramentas pessoais