Tokonoma: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada) | |||
Linha 3: | Linha 3: | ||
'''Tokonoma'''(床の間) é uma palavra da língua japonesa que refere-se a uma parte específica de um quarto tipicamente japonês, onde há uma reentrância com piso de tatami mais elevado, decorado com flores, cerâmicas e o tradicional pergaminho "kakejiku" (掛け軸) . | '''Tokonoma'''(床の間) é uma palavra da língua japonesa que refere-se a uma parte específica de um quarto tipicamente japonês, onde há uma reentrância com piso de tatami mais elevado, decorado com flores, cerâmicas e o tradicional pergaminho "kakejiku" (掛け軸) . | ||
A palavra '''Toko''', que compõe a palavra '''Tokonoma''' começou a ser usada no Período Nara (奈良時代) para se referir ao local onde as pessoas sentavam (座 - Za) ou dormiam (寝床 - Nedoko). Posteriormente, no Período Muromachi (室町時代), o quarto da casa que possuía um nível mais alto que demais cômodos (Joudan no Ma - 上段の間) passou a ser chamado de '''Toko''' (床) e era usado como local para reuniões entre Suserano (Shukun - 主君) e Vassalo (Kashin - 家臣). Devido a sua importância como um lugar superior, o quarto passou a ser chamado de '''Tokonoma'''(床の間). | A palavra '''Toko''', que compõe a palavra '''Tokonoma''' começou a ser usada no Período Nara (奈良時代) para se referir ao local onde as pessoas sentavam (座 - Za) ou dormiam (寝床 - Nedoko). Posteriormente, no Período Muromachi (室町時代), o quarto da casa que possuía um nível mais alto que os demais cômodos (Joudan no Ma - 上段の間) passou a ser chamado de '''Toko''' (床) e era usado como local para reuniões entre Suserano (Shukun - 主君) e Vassalo (Kashin - 家臣). Devido a sua importância como um lugar superior, o quarto passou a ser chamado de '''Tokonoma'''(床の間). | ||
A partir do Período Meiji, o piso desnivelado do Tokonoma foi diminuído e o quarto passou a ser usado como uma sala de recepção a eventuais convidados. | A partir do Período Meiji, o piso desnivelado do Tokonoma foi diminuído e o quarto passou a ser usado como uma sala de recepção a eventuais convidados e até mesmo como um quarto de chá (茶室). | ||
=={{Referência}}== | |||
*[http://gogen-allguide.com/to/tokonoma.html Gogen-allguide ] (em japonês) | |||
*[http://www2u.biglobe.ne.jp/~tyouken/yougo/tokonoma/tokonoma.html Biglobe] (em japonês) | |||
[[Categoria:Cultura japonesa]] |
Edição atual tal como às 22h09min de 11 de junho de 2012

Tokonoma(床の間) é uma palavra da língua japonesa que refere-se a uma parte específica de um quarto tipicamente japonês, onde há uma reentrância com piso de tatami mais elevado, decorado com flores, cerâmicas e o tradicional pergaminho "kakejiku" (掛け軸) .
A palavra Toko, que compõe a palavra Tokonoma começou a ser usada no Período Nara (奈良時代) para se referir ao local onde as pessoas sentavam (座 - Za) ou dormiam (寝床 - Nedoko). Posteriormente, no Período Muromachi (室町時代), o quarto da casa que possuía um nível mais alto que os demais cômodos (Joudan no Ma - 上段の間) passou a ser chamado de Toko (床) e era usado como local para reuniões entre Suserano (Shukun - 主君) e Vassalo (Kashin - 家臣). Devido a sua importância como um lugar superior, o quarto passou a ser chamado de Tokonoma(床の間).
A partir do Período Meiji, o piso desnivelado do Tokonoma foi diminuído e o quarto passou a ser usado como uma sala de recepção a eventuais convidados e até mesmo como um quarto de chá (茶室).
Predefinição:Referência
- Gogen-allguide (em japonês)
- Biglobe (em japonês)