Como preparar leite de soja: mudanças entre as edições

De
(New page: Como preparar leite de soja O leite de soja é para muitas pessoas (por exemplo, intolerantes à lactose ou vegetarianos) a melhor opção ao leite de vaca. Com uma máquina de leite de so...)
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Como preparar leite de soja
EXTRATO DE SOJA "LEITE DE SOJA"
O leite de soja é para muitas pessoas (por exemplo, intolerantes à lactose ou vegetarianos) a melhor opção ao leite de vaca.
Com uma máquina de leite de soja a sua preparação é simples, rápida e econômica. Em cerca de 13-15 minutos e por menos de 0,20 centavos o litro, obterá uma ótima bebida para o pequeno-almoço, o lanche e para usar em dezenas de receitas.Para preparar a bebida, proceda como se segue:


  1. Numa bacia, lave bem 100g de feijão de soja e passe por água. Repita 3 vezes até a água ficar limpa.
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar
- 4,5 litros de água
- 1 colher (chá) de sal
- 6 colheres (sopa) de açúcar


  2. Cubra os feijões com água e deixe de molho 8-10 horas em temperatura ambiente. De molho durante a noite é mais conveniente.


  3. Depois de molhos, certifique-se de lavar bem os feijões.
Modo de preparo:
- Ferver um litro e meio de água.
- Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura.
- Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente.
- Colocar o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água.
- Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos.
- Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre.
- Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem, com o auxílio das mãos, através do pano.
- O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara".
- Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos.
- Adicionar o açúcar e o sal ao extrato.
Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, etc.
02 - SOJA FRITA


  4. Encha o jarro com 1,3-1,5l de água. O nível da água deve ficar entre as ranhuras de nível marcadas na parede do jarro.
Ingredientes:


  5. Coloque os feijões de soja diretamente no filtro e enrosque o filtro na cabeça da máquina.
- 1 xícara (chá) de soja escolhida e seca
- 3 colheres (sopa) de sal
- 2 litros de água
- óleo de soja para fritura


  6. Coloque a cabeça da máquina sobre o jarro com a área de contato de funcionamento bem assente na boca do jarro e coloque a máquina numa área segura.
Modo de preparo:


  7. Ligue o cabo. O aparelho apita e a luz de ligação fica verde.
Ferver um litro e meio de água e colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura;
escorrer a água e lavar os grãos em água corrente;
colocar os grãos de molho, por oito horas, em uma quantidade de água fria correspondente a três xícaras (chá);
transferir os grãos para uma peneira (tipo escorredor de macarrão) e descascá-los sob água corrente, esfregando-os entre as mãos, para separar as cascas;
cozinhar os grãos descascados por 15 minutos em panela aberta com três vezes o volume de água, Adicionando o sal. A contagem do tempo inicia-se após a fervura;
descartar a água do cozimento e escorrer os grãos em peneira;
secar os grãos escorridos sobre pano de algodão limpo ou toalha de papel;
colocar o óleo para aquecer em uma panela funda;
fritar os grãos até que a espuma formada desapareça e os grãos comecem a dourar;
retirar os grãos fritos, escorrendo o excesso de óleo e colocá-los sobre papel absorvente; e guardar a soja frita, em vasilha fechada.


  8. Pressione o botão START. O aparelho começará automaticamente o programa.
Rendimento: aproximadamente 200g. O leite de soja de qualidade é confeccionado com feijão de soja de molho. Este método proporciona-lhe uma melhor qualidade (os nutrientes são mais facilmente assimilados) e sabor e torna os feijões mais digestivos, reduzindo a ocorrência de flatulência. Por isso, nunca deixe de demolhar o feijão.
 
  9. O processo demora entre 13 a 15 minutos. Múltiplos sinais acústicos e a luz de ligação intermitente indicam que o programa está completo.
 
 
 
O leite de soja de qualidade é confeccionado com feijão de soja de molho. Este método proporciona-lhe uma melhor qualidade (os nutrientes são mais facilmente assimilados) e sabor e torna os feijões mais digestivos, reduzindo a ocorrência de flatulência. Por isso, nunca deixe de demolhar o feijão.
Deixe o leite arrefecer antes de o colocar num recipiente de vidro. Mantenha-o no frigorífico a ou até 4º e use no período de 7 dias para assegurar a frescura.
Deixe o leite arrefecer antes de o colocar num recipiente de vidro. Mantenha-o no frigorífico a ou até 4º e use no período de 7 dias para assegurar a frescura.
A polpa de soja que fica no filtro chama-se okara. Okara é uma excelente fonte de fibra natural e pode ser adicionado a receitas de hamburgueres, croquetes, pães, molhos.
A polpa de soja que fica no filtro chama-se okara. Okara é uma excelente fonte de fibra natural e pode ser adicionado a receitas de hamburgueres, croquetes, pães, molhos.

Edição das 14h05min de 24 de março de 2008

EXTRATO DE SOJA "LEITE DE SOJA"

Ingredientes: - 3 xícaras (chá) de grãos de soja escolhidos e sem lavar - 4,5 litros de água - 1 colher (chá) de sal - 6 colheres (sopa) de açúcar


Modo de preparo: - Ferver um litro e meio de água. - Colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura. - Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente. - Colocar o restante da água (3 litros) para ferver, cozinhar os grãos por cinco minutos. Não descartar a água. - Quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador por três minutos. - Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre. - Quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem, com o auxílio das mãos, através do pano. - O líquido filtrado é o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resíduo ou "okara". - Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos. - Adicionar o açúcar e o sal ao extrato. Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, etc. 02 - SOJA FRITA

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de soja escolhida e seca - 3 colheres (sopa) de sal - 2 litros de água - óleo de soja para fritura

Modo de preparo:

Ferver um litro e meio de água e colocar os grãos e contar cinco minutos a partir da nova fervura; escorrer a água e lavar os grãos em água corrente; colocar os grãos de molho, por oito horas, em uma quantidade de água fria correspondente a três xícaras (chá); transferir os grãos para uma peneira (tipo escorredor de macarrão) e descascá-los sob água corrente, esfregando-os entre as mãos, para separar as cascas; cozinhar os grãos descascados por 15 minutos em panela aberta com três vezes o volume de água, Adicionando o sal. A contagem do tempo inicia-se após a fervura; descartar a água do cozimento e escorrer os grãos em peneira; secar os grãos escorridos sobre pano de algodão limpo ou toalha de papel; colocar o óleo para aquecer em uma panela funda; fritar os grãos até que a espuma formada desapareça e os grãos comecem a dourar; retirar os grãos fritos, escorrendo o excesso de óleo e colocá-los sobre papel absorvente; e guardar a soja frita, em vasilha fechada.

Rendimento: aproximadamente 200g. O leite de soja de qualidade é confeccionado com feijão de soja de molho. Este método proporciona-lhe uma melhor qualidade (os nutrientes são mais facilmente assimilados) e sabor e torna os feijões mais digestivos, reduzindo a ocorrência de flatulência. Por isso, nunca deixe de demolhar o feijão. Deixe o leite arrefecer antes de o colocar num recipiente de vidro. Mantenha-o no frigorífico a ou até 4º e use no período de 7 dias para assegurar a frescura. A polpa de soja que fica no filtro chama-se okara. Okara é uma excelente fonte de fibra natural e pode ser adicionado a receitas de hamburgueres, croquetes, pães, molhos. Pode usar o leite de soja como bebida simples, adicionar a cereais ou misturar com sabores (café, chocolate, baunilha), fruta ou adoçantes. Pode usar também para enriquecer sopas ou molhos, substituindo a água por leite de soja. Experimente também em receitas de pães, bolos, pudins, mousses, gelados, biscoitos, crepes ou batidos.

Veja também

Predefinição:Ligações externas