Aikido

De Nikkeypedia

Revisão de 03:10, 1 Maio 2012; Matheus (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Combate
Combate

O Aikido é uma arte marcial criada no Japão nas décadas de 1920 a 1960 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, o kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto).

Caracteres
Caracteres

O termo aikido é composto por três caracteres kanji:

  • Ai : harmonia
  • Ki : energia
  •  : caminho

Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias".

É uma arte marcial espiritualizada, que não tem competições e cujo treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Essencialmente defensiva, baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Os ataques são neutralizados por meio da absorção da energia do atacante, que é então incorporada ao movimento de defesa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).

Combate
Combate
  • O Aikido tem por costume durante o combate, nunca recuar.
  • Se o adversário puxa o aikidoca, este o empura e tão logo o gira.
  • Se o adversário avança, o aikidoca o gira e tão logo o puxa.
  • Se especializa em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.

Na sua teoria espiritual o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia, ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).

Foto: Sokaku Takeda
Foto: Sokaku Takeda
Foto: Onisaburo Deguchi
Foto: Onisaburo Deguchi

Morihei Ueshiba teve dois mestres: Sokaku Takeda, mestre de daito-ryu aikijujutsu, e Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão.

Conteúdo

[editar] Estilos principais

Aikikai - principal estilo, atualmente encabeçado por Moriteru Ueshiba, neto do Fundador. No Brasil existem até o momento duas organizações reconhecidas pela sede central do Japão conforme consta do site internacional do AIkikai Hombu Dojo, na seção "Overseas Organizations". A Federação Paulista de Aikido (FEPAI) e o Instituto Takemussu-Brazil Aikikai constitutido como uma Confederação Brasileira de Aikido, são as unicas organizações oficialmente reconhecidas no Brasil pela Fundação Aikikai do Japão que podem realizar exames de faixas pretas para promoção de graus nesta arte. Ambas organizações tem sites bem completos na internet que podem ser consultados para maiores informações e são presididas pelo Shihan Makoto Nishida 6º Dan, e Wagner Bull 6º Dan, respectivamente. Estão ainda individualmente autorizados oficialmente a examinar alunos para faixas pretas no Brasil junto ao AIkikai, o Shihan Reishin Kawai, 8º Dan, o Shihan Ichitami Shikanai, 7º Dan, Roberto Maruyama, 6º Dan. No entanto, existem professores no Brasil que embora não estejam autorizados a examinar diretamente seus alunos , solicitam a shihan no exterior que examinem seus alunos, como é o caso daqueles ligados aos shihan Masatake Fujita, Yoshimitsu Yamada e Christian Tissier, que vivem respectivamente no Japão, EUA, e França. Estes exames normalmente são feitos quando vem ao Brasil fazerem seminarios.

Iwama - (conhecido como Iwama Ryu ou, mais recentemente, Iwama Juku) - estilo tradicional, com grande ênfase no treino de armas e na sua relação com o treino de mãos vazias. Fundado por Morihiro Saito, uchideshi do Fundador de 1946 até 1969. Muitos consideram que sensei Saito foi o aluno que mais tempo passou estudando diretamente com O-Sensei. Saito afirmou estar tentando preservar e ensinar a arte exatamente como ensinada a ele pelo Fundador; tecnicamente assemelhando-se ao aikido ensinado por O-Sensei no início da década de 50 principalmente no dojô de Iwama. Desde a morte de Morihiro Saito, o estilo tem sido praticado dentro de uma associação independente encabeçada por seu filho, Hitohiro Saito.No entanto, existem muitas pessoas dentro da organização AIkikai , que praticam o Takemussu Aiki , o estilo que Saito ensinava, visto que muitas pessoas praticaram com Saito Sensei e que decidiram continuar dentro do Aikikai. Na verdade, o Aikikai é uma organização de AIkido e não propriamente um estilo, pois existe liberdade para a prática dentro desta organização e cada professor de cada dojo, faz o AIkido no estilo com o qual mais se afina. As competições, são proibidas em qualquer caso salvo no estilo Tomiki onde elas são estimuladas.

Shin Shin Toitsu Aikido - também conhecido como Ki-Aikido, linha fundada por Koichi Tohei com base em seus estudos com o mestre Tempu Nakamura (fundador do Shin Shin Toitsu Do, ou caminho da unificação mente-corpo). O Shin Shin Toitsu Aikido é caracterizado por técnicas muito subtis e fluidas, com ênfase no desenvolvimento do ki.

Shodokan - também conhecido como Tomiki Aikido. Fundado por Shihan Kenji Tomiki, o Shodokan Aikido é o único estilo de Aikido que permite a competição, é uma mistura do Aikido tradicional com o método de ensino do Judo moderno. Incorpora várias formas de desequilíbrio, esquiva, golpes, torções, arremessos, rolamentos e giros no seu repertório técnico. Ele ensina desde técnicas tradicionais até técnicas desenvolvidas para o meio competitivo. O Shodokan engloba kata, treino livre, competição e defesa pessoal. A participação em competições não é obrigatória.

Yoshinkan - fundado por Gozo Shioda com ênfase na eficiência em combate devido à qual é frequentemente visto como um estilo duro (hard style) em alternativa aos estilos concentrados na fluidez, estética e espiritualidade. Ensinado à polícia municipal de Tóquio.

Yoseikan Budo - une caratê, judô, aikido e kobudo, criado por sensei Minoru Mochizuki, antigo aluno de daito ryu e de aikido de Morihei Ueshiba, e do fundador do judô, Jigoro Kano.

Shin'ei Taido - criado pelo sobrinho do Fundador do aikido, sensei Noriaki (Yoichiro) Inoue (1902-1994).

Korindo - criado por Minoru Hirai Sensei, antigo discípulo do Fundador no Aikikai Hombu Dojo em Tóquio. Foi esse mestre também o responsável pela criação do nome "Aikido".

Reconhecimento oficial pelo Aikikai: No Brasil, dojos e academias independentes e que não estejam filiados a alguma organização reconhecida pelo Aikikai de Tokyo, ou filiados a algum shihan habilitado, e que necessitem de reconhecimento oficial do Japão de seus graus para obtenção de diplomas de faixa preta, podem solicitar à Confederação Brasileira de AIkido- Brazil Aikikai seu exames de avaliação frente a uma banca examinadora de alto nivel, que verificará se os candidatos tem nível minimo internacional. Se aprovados, receberão a graduação e os diplomas vindos do Japão.O Brazil Aikikai tem site na internet contendo todas os requerimentos necessários para se habilitar a estes exames de faixa. Somente as organizações oficialmente reconhecidas pela Central Mundial, a Fundação AIkikai (Hombu DOjo), em cada país, podem organizar visitas oficiais de autoridades, e grandes mestres quando viajam representando esta entidade international. No passado no Brasil muitas pessoas ficavam vinculadas a mestres com os quais não tinham simpatia porque necessitava de certificados de promoção para si e seus alunos. Hoje isto não é mais necessário pois existem várias formas legais de se conseguir estas graduações, e os aikidoistas ligados ao Aikikai realmente podem ficar vinculados aos mestres pelos quais tenham admiração e identidade.

[editar] Predefinição:Veja também

[editar] Predefinição:Ligações externas


[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais