Lyoto Machida

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 17:57, 25 Outubro 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(New page: '''''Lyoto Carvalho Machida''''' (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador brasileiro de MMA e karatê, filho de pai japonês e de mãe brasileira. Apesar de ter nascido na capital ...)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 17:57, 25 Outubro 2010 (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(= K-1)
Ver a alteração posterior →
Linha 16: Linha 16:
-===== K-1 ====+===== K-1 =====
Após três vitórias. Lyoto começou a lutar no K-1's quando ainda era evento de MMA, Lyoto conseguiu duas boas vitórias contra dois altamente qualificados Kickboxers, Michael McDonald e Sam Greco. Em sua última luta pelo K-1, no K-1 Hero's 1, ele enfrentou o ex-Campeão dos Pesos Leves do UFC B.J. Penn, a luta era de peso livre onde Machida lutou pesando 102 kg, enquanto Penn pesava 86,5 kg. Machida massacrou Penn e venceu por decisão unânime, mas não obteve muito reconhecimento pela vitória. Após três vitórias. Lyoto começou a lutar no K-1's quando ainda era evento de MMA, Lyoto conseguiu duas boas vitórias contra dois altamente qualificados Kickboxers, Michael McDonald e Sam Greco. Em sua última luta pelo K-1, no K-1 Hero's 1, ele enfrentou o ex-Campeão dos Pesos Leves do UFC B.J. Penn, a luta era de peso livre onde Machida lutou pesando 102 kg, enquanto Penn pesava 86,5 kg. Machida massacrou Penn e venceu por decisão unânime, mas não obteve muito reconhecimento pela vitória.
Após se separar definitivamente de Inoki, Machida assinou com um recém-revitalizado World Fighting Alliance, e começou a competir nos Estados Unidos. Em sua estréia, Machida derrotou Vernon White por decisão unânime no WFA: King of the Streets em Inglewood, Califórnia. Após a luta Lyoto saiu do evento, e assinou com o UFC. Após se separar definitivamente de Inoki, Machida assinou com um recém-revitalizado World Fighting Alliance, e começou a competir nos Estados Unidos. Em sua estréia, Machida derrotou Vernon White por decisão unânime no WFA: King of the Streets em Inglewood, Califórnia. Após a luta Lyoto saiu do evento, e assinou com o UFC.

Revisão de 17:57, 25 Outubro 2010

Lyoto Carvalho Machida (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador brasileiro de MMA e karatê, filho de pai japonês e de mãe brasileira. Apesar de ter nascido na capital baiana, Lyoto é radicado em Belém, capital do Pará. É um ex-campeão dos meio-pesados do UFC e, desde Quinton Jackson, foi o único campeão a conseguir defender seu cinturão com sucesso na categoria. Lyoto estava invicto no MMA até a segunda luta com Maurício Shogun Rua e detinha o melhor cartel de qualquer lutador atuando profissionalmente, com 16 vitórias e nenhuma derrota. Lyoto possui notáveis vitórias sobre diversos atletas respeitados no esporte: Stephan Bonnar, Thiago Silva, Tito Ortiz, Rich Franklin, BJ Penn, Rashad Evans e Maurício Rua. Lyoto é conhecido como "The Dragon" e é considerado, pelo respeitado website Sherdog, o quarto melhor lutador de MMA dentre todas as categorias. Machida utiliza um estilo diferenciado de Karatê, apelidado de Karatê Machida, que implementa uma posição larga Shotokan e uma estratégia de esquiva. Trata-se de uma ramificação (ou filtro) do amplo estilo Shotokan voltado para Mixed Martial Arts (MMA). Em 23 de maio de 2009, Machida ganhou o cinturão dos meio-pesados do UFC, do até então invicto Rashad Evans, com um nocaute no segundo round.


Biografia

Machida é filho do mestre em Karatê Yoshizo Machida. Aos três anos de idade Lyoto iniciou seus treinamentos com seu pai, que adaptou o estilo do Karatê Shotokan criando uma metodologia de treino, hoje apelidada de Karate Machida. Aos 13 anos Lyoto se tornou faixa preta. Também começou a treinar sumô aos 12 anos e Brazilian Jiu-Jitsu aos 15 anos. Ganhou um número de torneios amadores de Karatê, incluindo o torneio de Karatê Pan-Americano de 2001. Foi o vice no campeonato Brasileiro de Sumô de 2000 na divisão de 115 kg. Já adulto, Lyoto foi bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Sul-americano. Além de seu sumô e realizações de karatê, ele tem um diploma universitário de Educação Física. O irmão de Lyoto, Chinzo Machida foi vice-campeão mundial de Karatê Shotokan (Austrália 2006), perdendo apenas para o número do ranking o mestre Koji Ogata. Lyoto e Chinzo lutaram em uma final Karatê há 10 anos em que Lyoto deu a Chinzo uma cicatriz no rosto que ainda hoje é visível. O mestre Yoshizo, pai do Lyoto, diz que a rivalidade entre os dois irmãos foi determinate para o sucesso dos dois. Seus outros irmãos são: Kenzo Machida, um jornalista de TV de uma das maiores estações de TV do Brasil, Take Machida e Francisco Machida. Atualmente Lyoto integra a equipe Black House ao lado de Antônio Rodrigo Nogueira, Antônio Rogério Nogueira, Anderson Silva, Paulo Filho, Ronaldo "Jacaré" Souza, Brunão THug, dentre outros.


Carreira no MMA

Na faculdade, Lyoto Machida conheceu o japonês e empresário Antonio Inoki. Após ver o potencial do Lyoto, Inoki o levou para o Japão como um protegido dizendo que da maneira certa Lyoto se tornaria uma estrela. Machida começou a aprender, Muay Thai tailandês na Tailândia e wrestling na New Japan Pro Wrestling Dojo em Tóquio. A mídia japonesa logo o apelidaram de "O segundo Inoki". Machida fez sua estréia no MMA no evento New Japan Pro Wrestling: Ultimate Crush em 2 de maio de 2003, onde ele derrotou o lutador do Pancrase Kengo Watanabe por decisão unânime. Ele parecia mais avontade na sua segunda luta contra o futuro vice-campeão do The Ultimate Fighter 1 Stephan Bonnar, a quem derrotou por paralisação devido a um corte, no primeiro evento do Jungle Fight. Em sua terceira luta, ele enfrentou o invicto com 12 vitórias e futuro Campeão dos Pesos Médios do UFC, Rich Franklin como um azarão no Inoki Bom-Ba-Ye 2003. Machida nocauteado Franklin usando ground-pound no início do segundo round.


K-1

Após três vitórias. Lyoto começou a lutar no K-1's quando ainda era evento de MMA, Lyoto conseguiu duas boas vitórias contra dois altamente qualificados Kickboxers, Michael McDonald e Sam Greco. Em sua última luta pelo K-1, no K-1 Hero's 1, ele enfrentou o ex-Campeão dos Pesos Leves do UFC B.J. Penn, a luta era de peso livre onde Machida lutou pesando 102 kg, enquanto Penn pesava 86,5 kg. Machida massacrou Penn e venceu por decisão unânime, mas não obteve muito reconhecimento pela vitória. Após se separar definitivamente de Inoki, Machida assinou com um recém-revitalizado World Fighting Alliance, e começou a competir nos Estados Unidos. Em sua estréia, Machida derrotou Vernon White por decisão unânime no WFA: King of the Streets em Inglewood, Califórnia. Após a luta Lyoto saiu do evento, e assinou com o UFC.

Ferramentas pessoais