Koubou San

De Nikkeypedia

(Redirecionado de Monge Budista japonês)

[editar] KOUBOU SAN (MONGE BUDISTA JAPONÊS)

Imagem em ouro do Koubou San
Imagem em ouro do Koubou San



Esta lenda é originada da região de Kamishigehara (Hongo), no Japão.

Era hora do pôr-do-sol num dia quente de verão, no ano 13 da era Kounin (822). Havia um monge viajante, que passou pela terra de Shigehara. O Monge por acaso sentiu sede e parou numa casa rural, pedindo água para saciar a sua sede. O dono desta casa atendeu ao pedido com muito prazer, oferecendo água fresca. Mas esta água parecia ter sido trazida de longe. O monge, achando estranho, perguntou o motivo.

- Sim, sim. Por aqui o terreno é alto, e não sai água. Só é possível ter água se o poço for cavado bem fundo. Mas, para nós que somos pobres, é difícil, muito difícil.

Ouvindo isso, o monge percebeu que as pessoas tinham dificuldade na Vila de obter água, e levantando-se, colocou o bastão de madeira que carregava em pé numa depressão em frente da casa. Ao fazer uma oração, imediatamente a água começou a jorrar como um riacho. Logo todos pularam da casa de alegria.

Entretanto, começou a escurecer na Terra de Shigehara. Então, o monge pediu para ser hospedado por uma noite. O dono da casa respondeu:


- Nós podemos hospeda-lo, mas nossa vida é precária, por isso não podemos oferecer-lhe nada.

Então o monge respondeu:

- Eu sou apenas um aprendiz de monge e viajante. Parei por aqui por alguma força do destino, mas podendo me proteger da chuva e do vento já é o suficiente.

O monge dormiu uma noite num canto dessa casa.

Na manhã seguinte, o dono dessa casa, que só comia arroz de curral, mas pelo monge tão abençoado que lhes proporcionou água, misturou um punhado de arroz branco que deixava guardado para casos de doença, e cozinhou o arroz. Mas o arroz que ficou pronto, havia se transformado em arroz todo branco e brilhante. Ao ver tanto mistério, divulgou ao monge:

- A sinceridade de seu coração deve ter sido transmitida a Buda.

E então, pela primeira vez, o Monge revelou-se:

- O nome deste simples monge é Kuukai.


Este era aquele monge, que seria considerado o santo Kuukai (Kuukai shounin), que mais tarde se Tornaria o Koubou Daishi fundador (não Shingonshu, uma religião budista do Japão.

Num instante, os moradores da vizinha e da vila, amontoaram-se, pedindo, "ao menos uma virtude!", E o homem santo não pode deixar essa terra, e decidiu permanecer nessa região por algum tempo.

Durante todo esse tempo, o santo ensinou ao povo da Vila, os conhecimentos de um novo modo de vida, que aprendeu em Tang (China), dessa maneira, salvou do sofrimento muitas pessoas doentes. O monge Kuukai ensinou o povo a fazer panelas de cerâmica mais resistentes, porque as suas panelas tinham as abas frágeis, não eram duráveis, logo caíam, o que para eles todos era um grande problema.

Assim, o santo era muito querido pelos moradores da Vila, mas chegou a altura de ele os deixar. "Por favor, fique neste lugar para sempre", pediram os habitantes da Vila. Então, o santo cortou uma árvore Akamegashi, e esculpiu três imagens de si próprio. E respondeu:

- Quando, vires estas imagens estareis vendo a mim próprio, quando chamares o meu nome, sempre vos protegerei.

E dizendo isto, disse adeus aquela terra.

Dessas três imagens, a que está voltada à direita, é como se o Grande Mestre estivesse lamentando a separação, é conhecido como "Mikaeri Koubou (Koubou olhando para trás) "(Henshouin (Templo Henshou);

A segunda imagem, como foi uma despedida lamentando a separação com o grande mestre, é conhecido como "Miokuri Koubou (Koubou despedindo-se) "(Saifukuji (Templo Saifuku));

A terceira imagem, por derramar lágrimas no momento da despedida, é conhecida como "Ryuutei Koubou (Koubou chorando) "(Mitsuzouin (Templo Mitsuzou)).


Templo budistas em Hongo.
Templo budistas em Hongo.


Entrada do Templo em Hongo, construidos na altura da lenda.
Entrada do Templo em Hongo, construidos na altura da lenda.


É um dos maiores zimbros japoneses em Hongo, a árvore tem cerca de 500 anos.
É um dos maiores zimbros japoneses em Hongo, a árvore tem cerca de 500 anos.





Ferramentas pessoais