Naruto - Anime

De Nikkeypedia

Lista de episódios

Em Naruto há duas sagas: a comum, já completada, com 220 episódios e 9 temporadas e a Shippuuden, com 141 episódios atualmente (ainda em processo).

"Naruto"

Dirigido por Hayate Date e produzido por Studio Pierrot e TV Tokyo, a adaptação para anime de Naruto estreou no Japão na TV Tokyo em 3 de Outubro de 2002 e teve 220 episódios, até a sua conclusão em 8 de Fevereiro de 2007.

Os 135 primeiros episódios foram adaptados dos primeiros 27 volumes do mangá, enquanto os 80 episódios restantes são episódios fillers que utilizam elementos da história que não são vistos no mangá original.

No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de Janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network, em uma edição feita pela licenciadora norte-americana VIZ Media. Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT - em uma terceira edição - em 3 de Julho de 2007. Os DVDs são lançados pela PlayArte com ambas versões - original sem cortes com legendas, e dubladas em um mesmo disco.

O mangá é publicado pela Panini Comics

Em Portugal, a série estreou-se a 16 de Julho de 2008, no canal fechado Sic Radical, na versão original com legendas. A SIC Generalista exibe desde 30 de agosto a versão da norte-americana, porém, com dublagem portuguesa.

Viz licenciou a exibição e a distribuição do anime no mercado da Região 1. A exibição em inglês do anime começou a ser exibida em 10 de Setembro de 2005.Predefinição:Citar web Os episódios foram transmitidos no canal Toonami do Cartoon Network, Bionix da YTV e Jetix.

Na exibição americana, referências ao álcool, cultura japonesa, conteúdo sexual, e até sangue e mortes foram as vezes editados, mas foram deixados intactos nas edições de DVD.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Outras redes de TV fizeram mais edições além das feitas pelo Cartoon Network, como a edição de Jetix com mais censura a sangue, linguagem, fumo e similares.<ref name="Fim dos Fillers">Predefinição:Citar web</ref>

A série foi também licenciada pelos sites Hulu e Joost para transmiti-las online em japonês com legendas em inglês.<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>

"Naruto: Shippuuden"

Predefinição:Nihongo é o anime atualmente em exibição, sequência do anime original Naruto, e cobre o mangá Naruto a partir do volume 28.

O anime fez sua estréia no Japão em 15 de Fevereiro de 2007 na TV Tokyo, e nas Filipinas em 28 de Janeiro de 2008 na ABS-CBN. A ABS-CBN foi a primeira rede de TV internacional fora do Japão a transmitir Naruto: Shippūden. ABS-CBN inicialmente transmitiu os primeiros 40 episódios do anime, já que a série ainda está em exibição no Japão.

Desde 8 de Janeiro de 2005 a TV Tokyo começou a transmitir novos episódios via internet diretamente para assinantes. Os vídeos via internet estarão disponíveis dentro de uma hora após a exibição na televisão, e incluem legendas em inglês.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Viz também vai começar a passar os episódios via internet com legendas em inglês a partir de 15 de Janeiro de 2009 no seu site oficial da série. Dentre os episódios transmitidos estarão os episódios antigos e também os episódios que estão sendo exibidos no Japão.<ref>Predefinição:Citar web</ref>

Ferramentas pessoais