Restauração Meiji

De Nikkeypedia

A Restauração Meiji (明治維新; Meiji Ishin), também conhecida como Meiji Ishin, Revolução Meiji, ou simplesmente como Renovação, foi uma sucessão de eventos que conduziu a uma profunda mudança nas estruturas política, econômica e social do Japão.

Registou-se de 1866 a 1869, período de quatro anos que transcorre entre o Período Edo tardio (freqüentemente chamado de Xogunato Tokugawa tardio) e o início do Período Meiji.

Talvez o mais importante relato estrangeiro desses eventos esteja contido num documento de um diplomata servindo naquele país à época, de nome Ernest Satow.

Conteúdo

[editar] História

[editar] Antecedentes

A formação, em 1866, da Aliança Satcho entre Saigo Takamori, um líder proeminente do feudo de Satsuma (atual província de Kagoshima), e Kido Takayoshi, um líder oriundo do feudo de Chôshû (atual província de Yamaguchi), marcou o início da Restauração Meiji. Esses dois líderes apoiaram o Imperador e foram unidos por Sakamoto Ryoma que tinha o propósito de contestar o poder à época, o Xogunato Tokugawa (bakufu) e restaurar o Imperador no poder.

O bakufu Tokugawa veio a ter um fim oficial em 9 de Novembro de 1867, quando o décimo quinto Xogun Tokugawa Yoshinobu "colocou sua prerrogativa à disposição do Imperador" (Beasley, 52) e abdicou de sua posição dez dias depois. Ese evento constitui-se efetivamente na "restauração" (Taisei Hōkan) do governo imperial, embora Yoshinobu ainda retivesse uma considerável parcela de poder.

[editar] A Guerra Boshin

Guerra Boshin
Guerra Boshin

Em janeiro de 1868, iniciou-se um período de guerra civil, conhecido como Guerra Boshin ("Guerra do Ano do Dragão"), com a batalha de Toba Fushimi na qual um exército liderado pelas forças de Choshu e Satsuma derrotaram o exército do e forçaram o Imperador a despir Yoshinobu de qualquer poder que lhe restava. O conflito terminou no início de 1869 com o cerco de Hakodate Hokkaido. A derrota dos exércitos do antigo shogun (que contava com líderes como Ôtori Keisuke, Enomoto Takeaki e Hijikata Toshizo) marcou o fim da Restauração Meiji, tendo cessado todos os desafios ao Imperador e ao seu governo.

Os líderes da Restauração Meiji, como a revolução veio a ser conhecida, clamam que suas ações restauraram o poder do Imperador. Isso não é inteiramente verdadeiro. O poder simplesmente deslocou-se do shogunato Tokugawa para uma nova oligarquia dos daimyo que o derrotaram. Essas oligarquias eram em sua maioria, dos feudos de Satsuma (Okubo Toshimichi e Saigo Takamori), e de Choshu (Ito Hirobumi, Yamagata Aritomo, e Kido Koin/Kido Takayoshi/Katsura Kogoro).

[editar] Líderes

Esses foram os líderes quando o Imperador Japonês retomou o poder dos shoguns Tokugawa. Alguns deles tornaram-se Primeiro Ministro do país:

[editar] Predefinição:Bibliografia

  • BEASLEY, W. G. The Rise of Modern Japan: Political, Economic and Social Change Since 1850. New York: St. Martin's Press, 1995.
  • MURPHEY, Rhoades. East Asia: A New History. New York: Addison Wesley Longman, 1997.

[editar] Predefinição:Ver também

Ferramentas pessoais