Sumô

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:01, 30 Agosto 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)
(Treinamentos)
← Ver a alteração anterior
Revisão atual (12:04, 16 Novembro 2010) (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)

 
Linha 19: Linha 19:
-Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do '''Sumotori Konishiki''', um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do '''Sumô''' acabou virando apresentador de um programa infantil.[[Imagem:Sumotori150.jpg|frame|center|Sumotori Konishiki]]+Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do '''Sumotori Konishiki''', um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do '''Sumô''' acabou virando apresentador de um programa infantil.
 +[[Imagem:Sumotori150.jpg|frame|center|Sumotori Konishiki]]

Revisão atual

Uma luta de sumô (Ozeki Kaio contra Tamanoshima
Uma luta de sumô (Ozeki Kaio contra Tamanoshima
Gyoji (árbitro) com gunbai (leque).
Gyoji (árbitro) com gunbai (leque).

Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas rikishi competem num ringue círculocircular 土俵 dohyō onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

O sumô é um esporte muito popular no Japão. Todos os seis torneios anuais são transmitidos ao vivo pela tv, podendo também serem assistidos indo-se ao estádio, quase sempre lotado de fãs do esporte.








Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do Sumotori Konishiki, um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do Sumô acabou virando apresentador de um programa infantil.

Sumotori Konishiki
Sumotori Konishiki










[editar] Predefinição:Links externos



[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais