Celebração de Longevidade (Ga no Iwai ou Chouju no Iwai)

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 20:05, 31 Agosto 2012 (editar)
Akio (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 20:06, 31 Agosto 2012 (editar) (undo)
Akio (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 3: Linha 3:
As expressões "Ga no Iwai"(賀の祝い) e Chouju no Iwai(長寿の祝い) são palavras da língua japonesa que apontam para o mesmo significado, ou seja, a celebração da longevidade, e representa uma tradição na sociedade e cultura japonesa de comemorar datas específicas de aniversário de nascimento. As expressões "Ga no Iwai"(賀の祝い) e Chouju no Iwai(長寿の祝い) são palavras da língua japonesa que apontam para o mesmo significado, ou seja, a celebração da longevidade, e representa uma tradição na sociedade e cultura japonesa de comemorar datas específicas de aniversário de nascimento.
-Originalmente trazido da China, o costume de comemoração da longevidade foi incorporado à cultura japonesa, sofrendo algumas alterações ou acréscimos posteriores. No princípio, comemorava-se à chegada à maturidade ou idade madura "Shorou"(初老) à partir do aniversário de 40 anos, sendo seguido pelas comemorações de 10 em 10 anos. A partir do período que vai desde o fim do Período Muromachi, Azuchi-Momoyama e início do Período Edo, começam a surgir algumas alterações na tradição dessas celebrações. A chegada à idade madura passa a ser considerada a partir dos 42 anos de idade, e novas datas passam a ser incorporadas ao calendário, como o aniversário de 61 anos, 70 anos, 77 anos, 80 anos, 88 anos, 90 anos e 99 anos. Cada uma dessas novas datas possuem nomes distintos, que surgiram do jogo de palavras e de idéias produzidas pela combinação de traços dos ideogramas, como '''"kanreki"'''(還暦), '''"Beiju"'''(米寿), etc. +Originalmente trazido da China, o costume de comemoração da longevidade foi incorporado à cultura japonesa, sofrendo algumas alterações ou acréscimos posteriores. No princípio, comemorava-se à chegada à maturidade ou idade madura "Shorou"(初老) à partir do aniversário de 40 anos, sendo seguido pelas comemorações de 10 em 10 anos. A partir do período que vai desde o fim do Período Muromachi, Azuchi-Momoyama e início do Período Edo, começam a surgir algumas alterações na tradição dessas celebrações. A chegada à idade madura passa a ser considerada a partir dos 42 anos de idade, e novas datas passam a ser incorporadas ao calendário, como o aniversário de 61 anos, 70 anos, 77 anos, 80 anos, 88 anos, 90 anos e 99 anos. Cada uma dessas novas datas possuem nomes distintos, que surgiram do jogo de palavras e de idéias produzidas pela combinação de traços dos ideogramas, como [["kanreki"]](還暦), [["Beiju"]](米寿), etc.
Mais que as comemorações de aniversários comuns, essas datas específicas são como ritos de passagem que celebram e rezam para uma vida cada vez mais longa. Mais que as comemorações de aniversários comuns, essas datas específicas são como ritos de passagem que celebram e rezam para uma vida cada vez mais longa.

Revisão de 20:06, 31 Agosto 2012

Celebração da Longevidade.
Celebração da Longevidade.

As expressões "Ga no Iwai"(賀の祝い) e Chouju no Iwai(長寿の祝い) são palavras da língua japonesa que apontam para o mesmo significado, ou seja, a celebração da longevidade, e representa uma tradição na sociedade e cultura japonesa de comemorar datas específicas de aniversário de nascimento.

Originalmente trazido da China, o costume de comemoração da longevidade foi incorporado à cultura japonesa, sofrendo algumas alterações ou acréscimos posteriores. No princípio, comemorava-se à chegada à maturidade ou idade madura "Shorou"(初老) à partir do aniversário de 40 anos, sendo seguido pelas comemorações de 10 em 10 anos. A partir do período que vai desde o fim do Período Muromachi, Azuchi-Momoyama e início do Período Edo, começam a surgir algumas alterações na tradição dessas celebrações. A chegada à idade madura passa a ser considerada a partir dos 42 anos de idade, e novas datas passam a ser incorporadas ao calendário, como o aniversário de 61 anos, 70 anos, 77 anos, 80 anos, 88 anos, 90 anos e 99 anos. Cada uma dessas novas datas possuem nomes distintos, que surgiram do jogo de palavras e de idéias produzidas pela combinação de traços dos ideogramas, como "kanreki"(還暦), "Beiju"(米寿), etc.

Mais que as comemorações de aniversários comuns, essas datas específicas são como ritos de passagem que celebram e rezam para uma vida cada vez mais longa.

Segue abaixo uma tabela com as datas:

Tabela das datas comemorativas.
Tabela das datas comemorativas.

Referência

Ferramentas pessoais