Fukushima

De Nikkeypedia

Província de Fukushima (福島県)
Província de Fukushima (福島県)

Fukushima (japonês: 福島県; Fukushima-ken) é uma província do Japão localizada na região de Tohoku, na ilha de Honshu. A capital é Fukushima.

Conteúdo

[editar] História

Castelo em Aizuwakamatsu
Castelo em Aizuwakamatsu

A província de Fukushima pertencia à província histórica de Mutsu. Esta região do Japão é também conhecida como Michinoku ou Ōshū. Acredita-se que os primeiros habitantes de Fukushima tenham se estabelecido há mais de 100 mil anos, embora as evidencias mais concretas surjam apenas a partir de 10 mil anos atrás.

A região começou a ganhar importância nos séculos 9 a 12 com um dos centros da cultura budista. Vários templos de Fukushima foram erguidos nesta época. No século 12, com o inicio do governo controlado pela casta dos guerreiros, estabeleceram-se às primeiras famílias (Ashina, Date e Soma) de guerreiros a controlar a região. Mas tal domínio durou pouco. A guerra civil que varreu o Japão nos séculos 15 e 16 mudou o panorama do poder e Fukushima ficou sob controle de vários lordes, até que, com a ascensão dos Tokugawa ao poder, a família do Xogum colocou dois de seus membros na região, especificamente em Aizu e Shirakawa, para controlar todo o nordeste do pais.

Em particular, a família Matsudaira do feudo de Aizu foi sempre um aliado do Xogum até a sua queda em 1868 por causa da Restauração Meiji, marcada por incontáveis tragédias, como a do Byakkotai, a Tropa do Tigre Branco. Depois desse período turbulento, o governo Meiji dividiu a região em três províncias (Fukushima, Wakamatsu e Iwasaki), que depois foram aglutinadas e deram origem à atual de Fukushima. Atualmente, a província possui uma economia em expansão, aliando a modernidade das duas industrias de ponta com a tradição da sua cultura.

[editar] Geografia

A província de Fukushima é a que se situa mais a sul, na região de Tohoku, e a que mais perto está de Tóquio. Está dividida por cordilheiras de montanhas em três regiões designadas (de Oeste para Este): Aizu, Nakadori, e Hamadori. A zona costeira de Hamadori, junto ao Oceano Pacífico é a região mais plana e temperada, enquanto que Nakadori é o seu centro agrícola, onde se situa a capital, Fukushima; finalmente, Aizu é montanhosa, com vários lagos e invernos rigorosos.

[editar] Cidades

[editar] Distritos

[editar] Fusões

[editar] Fusão de Tamura

A1 de Março de 2005 as cidades de Funehiki, Ogoe, Takine, e Tokiwa, bem como a aldeia de Miyakoji, todas do distrito de Tamura, foram unidas, de forma a criar a cidade de Tamura.

[editar] Expansão de Aizuwakamatsu

A 1 de Novembro de 2004 a antiga aldeia de Kitaaizu do antigo distrito de Kitaaizu (dissolvido por esta fusão) fundiu-se na cidade expandida de Aizuwakamatsu.

[editar] Economia

A região costeira é, tradicionalmente, especializada na pesca e tem uma importância relevante na produção de energia eléctrica, particularmente através das suas centrais nucleares. As regiões mais altas baseiam a economia na agricultura. A capital da região é particularmente vocacionada para a produção de software e dispositivos electrónicos.

[editar] Demografia

[editar] Cultura

[editar] Turismo

[editar] Símbolos provinciais


Conta uma lenda antiga que uma ogre, de nome Adachigahara terá deambulado pela planície que depois recebeu o seu nome. Essa planície fica junto à cidade de Fukushima.

[editar] Tópicos diversos

[editar] Predefinição:Links externos

Predefinição:Esboço-geojp-fukushima

Predefinição:Fukushima Predefinição:Japãoja:福島県

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais