Sakura

De Nikkeypedia

Flores de Sakura
Flores de Sakura
Floração de Sakura
Floração de Sakura
Sakurambo
Sakurambo
Campo de Sakura
Campo de Sakura

Cerejeira (sakura) é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas pessoas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluido no género Prunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas (sakurambo), algumas delas comestíveis.Ao fruto dá-se o nome de cereja (sakurambo). A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.

As cerejas (sakurambo) são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.

O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com invernos e chuvas.

Nas cidades japonesas existem muitas cerejeiras nas ruas e nos parques, responsáveis por um verdadeiro espetáculo da natureza no início da Primavera, época em que a maioria das famílias japonesas sai para o tradicional pique-nique embaixo das árvores floridas.


Entre as espécies deste gênero estão:

Conteúdo

[editar] Outras cerejeiras

A amburana é uma árvore brasileira da família Fabaceae, produtora de madeira nobre.

A cereja-do-rio-grande é uma árvore frutífera brasileira, da família Myrtaceae.

O pêssego-do-mato é outra árvore frutífera brasileira da família Myrtaceae.


[editar] Simbologia

Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura) a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira que se desprendia da árvore.

[editar] Fontes

  • Harri Lorenzi, Árvores Brasileiras, vol. 1, Instituto Plantarum.

Predefinição:Esboço-botânicaja:サクランボ

[editar] Predefinição:Ligações externas


Predefinição:Esboço-botânicaPredefinição:Link FA ja:桜

Ferramentas pessoais