Son Goku

De Nikkeypedia

Son Goku
Son Goku

Son Goku (孫 悟空 Son Gokū, também conhecido apenas como Goku) é um personagem fictício e o protagonista da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição ocorreu em 1984, no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, publicado na revista Weekly Shōnen Jump. Goku é inspirado em Sun Wukong, personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Akira Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, os mais fortes guerreiros do universo da franquia.

Como protagonista da franquia, Goku é apresentando em todos animes, mangás, filmes, jogos eletrônicos e OVAs da série. Também é alvo de paródias e já fez várias aparições em eventos televisivos e outras séries como Dr. Slump e Neko Majin Z. Graças a grande popularidade de Dragon Ball, Goku se tornou um ícone japonês e as críticas a seu respeito são extremamente positivas, fazendo dele um dos maiores personagens de anime e mangá de todos os tempos.

[editar] Criação e concepção

Goku foi baseado em um do primeiros personagens de Akira Toriyama chamado Tanton, o protagonista da série Dragon Boy. Nessa história, a principal característica física de Tanton era um par de asas. Quando Akira Toriyama decidiu criar Dragon Ball, ele usou o romance Jornada ao Oeste de Wu Cheng'en como inspiração. O nome adotado por Toriyama para a personagem é a escrita japonesa do nome chinês Sun Wukong, que é a personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama declarou que ele projetou Goku para ser um garoto humano com um rabo de macaco, em vez de ser um símio completo como Sun Wukong. Ele deciciu fazer isso por que o rabo seria visível até mesmo quando Goku tentava escondê-lo.

Com o fim da Saga Cell, no volume 35, Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Akira Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então houve a Saga Boo.

[editar] Aparência

Goku é geralmente reconhecido por seu estilo único de cabelo, que nunca muda, exceto em suas formas Super Saiyajin, em que seu cabelo muda de cor e tamanho com base no nível. Na Saga Cell Vegeta explica que os puros Saiyajins nascem com um penteado que permanecerá do mesmo jeito pelo resto da vida. Devido à sua devoção à Terra, Goku prefere se vestir com um uniforme da tartaruga, e recusa todas as ofertas para utilizar as roupas de batalha usadas pelos Saiyajins, devido ao fato de que ele se auto considera um Saiyajin que foi criado como humano. Contudo, ele veste uma das armaduras Saiyajins feita por Bulma, durante seu treinamento com Gohan na Morada do Tempo, em virtude de ficar mais poderoso para enfrentar Cell. Em sua infância, Goku foi introduzido pela primeira vez vestindo um uniforme azul com pulseiras vermelhas e uma faixa branca amarrada em uma curva. Assim que começa seu treinamento com Kame, ele recebe seu uniforme da tartaruga, laranja, com pulseiras azuis e uma faixa preta amarrada em um nó, e depois de seu treinamento com Kami-Sama, acrescenta a camiseta azul por baixo do uniforme as, botas azuis com uma listra vermelha e um cinto azul. Goku também é visto frequentemente a usando o kanji de seus mestres na frente e no verso de seus uniformes, o primeiro kanji sendo de Kame (亀 "Tartaruga"), o segundo de Kaioh (王"Rei dos Mundos") e o terceiro, sendo seu próprio kanji, Go (悟 ,significando "sabedoria" ou "iluminação"?). Eventualmente, ele deixa de usar um kanji e também usa uma cinta de ceda azul no lugar do cinto. Até o final do mangá, Goku é mostrado vestindo um novo traje composto de uma camisa azul aberta, calças cinza e pulseiras laranja e caneleiras. Em Dragon Ball GT, sua aparência inteira foi renovada, com ele vestindo uma camisa azul dobrável, calça amarela, pulseiras cor de rosa, e caneleiras brancas, assim como uma pele mais bronzeada.

[editar] Personalidade

Son Goku começa a série como um bebê violento e agitado, mas ao bater a cabeça quando sofreu de uma queda d'água, o seu comportamento muda bruscamente. Ele torna-se educado, obediente e calmo, seguindo sempre as ordens do seu avô adotivo, Son Gohan. Contudo, Son Goku tem um grande poder Saiyajin dentro de si, que muitas vezes é libertado pela sua fúria. Devido ao seu sangue Saiyajin, ele era mais poderoso que a maioria dos inimigos que enfrentava e retornando-se sempre mais forte do que antes. Mesmo assim, por causa dos seus mestres Son Gohan e Kame, sempre é gentil com os outros, chegando ao ponto de tentar não matar nenhum inimigo. É mostrado em Dragon Ball que Son Goku não tem maldade no coração. Quando perde uma luta, não se enfurece, mas aceita isso com uma lição. Tem uma grande facilidade para aprender técnicas, podendo dominá-las observando-as unicamente. Quando adulto, Son Goku torna-se mais cuidadoso e poderoso. Ao longo de toda sua vida, Goku demonstra apreço por pescar, comer e lutar contra inimigos mais poderosos do que ele. Son Goku tem um afeição especial por cada um dos seus amigos, e a perda de qualquer um pode fazê-lo descontrolar-se e liberar todo o seu poder. Ao longo da série é possível concluir que ele é na maior parte das vezes quem alcança o poder mais elevado da história do Dragon Ball (Z, GT). Contudo, e apesar da sua significativa dedicação em árduos treinos, existe sempre alguém mais forte ainda o que o obriga a treinar sempre a redobrar. O seu poder alcança dimensões descomunais, fazendo com que a sua missão seja a de proteger todo o universo. Na maioria dos casos, a vontade de resguardar os seus amigos, assim como o planeta terra são o motivo substancial que lhe dá forças para continuar a lutar até a exaustação. Esta persistência em vencer a todo o custo o inimigo, torna-o num guerreiro audaz, corajoso e destemido, sendo para muitas das outras personagens, o paradigma de um Saiyajin (サイヤ人 Saiya-jin) ou, como em Portugal se designa, de um Super-Guerreiro. A sua personalidade única, faz com que alguns dos seus inimigos passem a olha-lo como uma meta e não propriamente como um obstáculo a ser eliminado. É o personagem preferido, por muitos, desta série televisiva.

Ferramentas pessoais