Sekihan: mudanças entre as edições

De
(New page: ''Sekihan'' (赤飯), literalmente “arroz vermelho”, é um tipo de “''kowameshi''” ou “''okowa''”. Trata-se de um prato tradicional japonês feito de arroz glutinoso (''mochigo...)
 
 
(8 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
''Sekihan'' (赤飯), literalmente “arroz vermelho”, é um tipo de “''kowameshi''” ou “''okowa''”. Trata-se de um prato tradicional japonês feito de arroz glutinoso (''mochigome'', 餅米) cozido com feijão ''azuki'' (小豆), que dá cor avermelhada (ou antes, avinhada ou marrom rosada) ao arroz.
''Sekihan'' (赤飯), literalmente “arroz vermelho”, é um tipo de “''kowameshi''” ou “''okowa''”. Trata-se de um prato tradicional japonês feito de arroz glutinoso (''[[mochigome]]'', 餅米) cozido com feijão ''[[azuki]]'' (小豆), que dá cor avermelhada (ou antes, avinhada ou marrom rosada) ao arroz.


O ''sekihan'' é servido amiúde em datas festivas, como, por exemplo, aniversários, casamentos, dia das crianças (''kodomo-no-hi''), etc, significando-lhes votos de felicidades e boa sorte. Em algumas regiões é preparado para celebrar a menarca.
O ''sekihan'' é servido amiúde em datas festivas, como, por exemplo, aniversários, casamentos, dia das crianças (''kodomo-no-hi''), etc, significando-lhes votos de felicidades e boa sorte. Em algumas regiões é preparado para celebrar a menarca.


O ''sekihan'' é consumido logo após cozido, mas também pode ser comido frio. Pode-se-lhe salpicar ''gomashio'', i.e., sal com gergelim (sésamo) preto (''kurogoma'') torrado.
O ''sekihan'' é consumido logo após cozido, mas também pode ser comido frio. Pode-se-lhe salpicar ''gomashio'', i.e., sal com [[gergelim]] (sésamo) preto (''kurogoma'') torrado.


No passado o simbolismo desse prato variava de região para região; assim, afirma-se que em Kyoto o ''sekihan'' era reservado para ocasiões de infortúnio. Pretende a tradição que o feijão azuki, com o seu vermelho, espanta a má-sorte, além de ter virtudes medicinais. Segundo uma antiga obra - ''Waka-shokumotsu-honzo'' (Alimentos e Plantas Medicinais, 和歌食物本草) – o azuki diminui febres, retira o pus de locais infectados, suprime a diarréia, é diurético e sacia a sede.
No passado o simbolismo desse prato variava de região para região; assim, afirma-se que em [[Kyoto]] o ''sekihan'' era reservado para ocasiões de infortúnio. Pretende a tradição que o feijão ''azuki'', com o seu vermelho, espanta a má-sorte, além de ter virtudes medicinais. Segundo uma antiga obra - ''Waka-shokumotsu-honzo'' (Alimentos e Plantas Medicinais, 和歌食物本草) – o ''azuki'' diminui febres, retira o pus de locais infectados, suprime a diarréia, é diurético e sacia a sede.




== Receita de sekihan ==
== Receita de ''sekihan'' ==




Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (''suihanki'', ou ''denkigama''). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o sekihan embrulhado num pano.)
Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (''suihanki''). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o ''sekihan'' embrulhado num pano.)


Ingredientes:
'''Ingredientes''':
3 copos de mochigome (arroz glutinoso)
1/2 de feijão azuki


Modo de preparar:
3 copos de ''mochigome'' (arroz glutinoso)
Lave o arroz e deixe-o de molho por uma noite (ou pelo menos por uma hora). Faça o mesmo com o azuki. Ferva o azuki por 5 minutos e escorra. Ferva de novo o azuki com 2 copos de água; ao atingir a fervura, coza-o em fogo brando por 20 minutos, ou até amaciá-lo no ponto que se queira. Escorra e reserve a água colorida da fervura; quando fria, acrescente-lhe água até perfazer 3 copos. Ponha na panela elétrica o arroz, o feijão e os 3 copos da água avermelhada. Misture bem e ligue a panela. Após cozido, retire-o dela. Para fazer gomashio, torre 2 colheres de sopa de gergelim preto (kurogoma) com uma colher de sal numa canequinha em fogo brando, mexendo com uma colher e apagando assim que pipocar. Na região de Hirosaki, província de Aomori, era costume comer sekihan doce; neste caso, cozinhe-o com 3 colheres (de sopa) de açúcar.
 
1/2 de feijão ''azuki''
 
'''Modo de preparar''':
 
Lave o arroz e deixe-o de molho por uma noite (ou pelo menos por uma hora). Faça o mesmo com o ''azuki''. Ferva o ''azuki'' por 5 minutos e escorra. Ferva de novo o ''azuki'' com 2 copos de água; ao levantar fervura, coza-o em fogo brando por 20 minutos, ou até amaciá-lo no ponto que se queira. Escorra e reserve a água colorida da fervura; quando fria, acrescente-lhe água até perfazer 3 copos. Ponha na panela elétrica o arroz, o feijão e os 3 copos da água avermelhada. Misture bem e ligue a panela. Após cozido, retire-o dela. Para fazer ''gomashio'', torre 2 colheres de sopa de gergelim preto (''kurogoma'') com uma colher de sal numa canequinha em fogo brando, mexendo com uma colher e apagando assim que pipocar. Na região de Hirosaki, província de [[Aomori]], era costume comer ''sekihan'' doce; neste caso, cozinhe-o com 3 colheres (de sopa) de açúcar.
 
 
 
[[categoria:Culinaria]]
[[categoria:culinária do Japão]]
[[categoria:Culinária japonesa]][[categoria:cultura japonesa]]
[[categoria:Receitas]]

Edição atual tal como às 17h14min de 12 de agosto de 2010

Sekihan (赤飯), literalmente “arroz vermelho”, é um tipo de “kowameshi” ou “okowa”. Trata-se de um prato tradicional japonês feito de arroz glutinoso (mochigome, 餅米) cozido com feijão azuki (小豆), que dá cor avermelhada (ou antes, avinhada ou marrom rosada) ao arroz.

O sekihan é servido amiúde em datas festivas, como, por exemplo, aniversários, casamentos, dia das crianças (kodomo-no-hi), etc, significando-lhes votos de felicidades e boa sorte. Em algumas regiões é preparado para celebrar a menarca.

O sekihan é consumido logo após cozido, mas também pode ser comido frio. Pode-se-lhe salpicar gomashio, i.e., sal com gergelim (sésamo) preto (kurogoma) torrado.

No passado o simbolismo desse prato variava de região para região; assim, afirma-se que em Kyoto o sekihan era reservado para ocasiões de infortúnio. Pretende a tradição que o feijão azuki, com o seu vermelho, espanta a má-sorte, além de ter virtudes medicinais. Segundo uma antiga obra - Waka-shokumotsu-honzo (Alimentos e Plantas Medicinais, 和歌食物本草) – o azuki diminui febres, retira o pus de locais infectados, suprime a diarréia, é diurético e sacia a sede.


Receita de sekihan

Esta é uma receita prática, que usa a panela elétrica japonesa de arroz (suihanki). (O preparo tradicional, um tanto longo e trabalhoso, é feito com panela de cozer a vapor ou cuscuzeira em que se cozinha o sekihan embrulhado num pano.)

Ingredientes:

3 copos de mochigome (arroz glutinoso)

1/2 de feijão azuki

Modo de preparar:

Lave o arroz e deixe-o de molho por uma noite (ou pelo menos por uma hora). Faça o mesmo com o azuki. Ferva o azuki por 5 minutos e escorra. Ferva de novo o azuki com 2 copos de água; ao levantar fervura, coza-o em fogo brando por 20 minutos, ou até amaciá-lo no ponto que se queira. Escorra e reserve a água colorida da fervura; quando fria, acrescente-lhe água até perfazer 3 copos. Ponha na panela elétrica o arroz, o feijão e os 3 copos da água avermelhada. Misture bem e ligue a panela. Após cozido, retire-o dela. Para fazer gomashio, torre 2 colheres de sopa de gergelim preto (kurogoma) com uma colher de sal numa canequinha em fogo brando, mexendo com uma colher e apagando assim que pipocar. Na região de Hirosaki, província de Aomori, era costume comer sekihan doce; neste caso, cozinhe-o com 3 colheres (de sopa) de açúcar.