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O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental. | O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental. | ||
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Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora. | Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora. | ||
[[Image: | [[Image:Trem_bala1.jpg|center|frame|Monte Fuji.]] | ||
Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos. | Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos. | ||
[[Image: | [[Image:Trem_bala2.jpg|center|frame|A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.]] | ||
Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora. | Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora. | ||
[[Image: | [[Image:Trem_bala3.jpg|center|frame|trem da série 300/ 300 serie train.]] | ||
A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997. | A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997. | ||
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[[Image:Trem_bala_4.2.jpg|center|frame|serie 300 em Tóquio.]] | |||
A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato. | A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato. | ||
[[Image: | [[Image:Trem_bala_5.1.jpg|center|frame|photo by kamoda on Flickr.]] | ||
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Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star. | Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star. | ||
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[[Image:Trem_bala_7.1.jpg|center|frame|The Rail Star – photo by jiaren777.]] | |||
[[Image:Trem_bala_7.2.jpg|center|frame|E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.]] | |||
E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev. | E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev. | ||
[[Image:Trem_bala_8.1.jpg|center|frame|The Rail Star – photo by jiaren777.]] | |||
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=={{Ligações externas}}== | |||
*[http://www.theurbanearth.wordpress.com/2008/05/13/o-trem-bala-japones-the-japanese-bullet-train/ Trem Bala Japonês ] | |||
Edição atual tal como às 16h16min de 21 de novembro de 2009
O trem bala japonês
O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental.

Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora.

Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos.

Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.

A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997.


A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato.



Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star.







E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

