Bunraku: mudanças entre as edições
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O '''bunraku''', teatro de bonecos profissional, foi criado ao longo dos séculos XVII e XVIII no [[Japão]].Ao lado do [[kabuki]], do [[nô]] e do [[kyogen]], é considerado uma das modalidades do teatro clássico japonês. | O '''bunraku''', teatro de bonecos profissional, foi criado ao longo dos séculos XVII e XVIII no [[Japão]].Ao lado do [[kabuki]], do [[nô]] e do [[kyogen]], é considerado uma das modalidades do teatro clássico japonês. | ||
O termo '''bunraku''' vem de '''Bunraku-za''', nome do único teatro comercial do gênero, que se manteve até a era moderna. | O termo '''bunraku''' vem de '''Bunraku-za''', nome do único teatro comercial do gênero, que se manteve até a era moderna. | ||
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O '''bunraku''' também é chamado [[ningyo]] '''joruri''', um nome que remete a sua origem e essência. [[Ningyo]] quer dizer "boneco" e '''joruri''' designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo [[shamisen]], um instrumento musical de três cordas. | O '''bunraku''' também é chamado [[ningyo]] '''joruri''', um nome que remete a sua origem e essência. [[Ningyo]] quer dizer "boneco" e '''joruri''' designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo [[shamisen]], um instrumento musical de três cordas. | ||
Edição das 22h56min de 2 de março de 2011

O bunraku, teatro de bonecos profissional, foi criado ao longo dos séculos XVII e XVIII no Japão.Ao lado do kabuki, do nô e do kyogen, é considerado uma das modalidades do teatro clássico japonês.
O termo bunraku vem de Bunraku-za, nome do único teatro comercial do gênero, que se manteve até a era moderna.

O bunraku também é chamado ningyo joruri, um nome que remete a sua origem e essência. Ningyo quer dizer "boneco" e joruri designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo shamisen, um instrumento musical de três cordas.
Paralelamente ao kabuki, o bunraku desenvolveu-se como uma parte da vibrante cultura mercantil do período Edo (1600-1868).
Apesar do uso de bonecos, não é um espetáculo para crianças. Muitas de suas peças mais famosas foram escritas pelo maior dramaturgo japonês, Chikamatsu Monzaemon (1653-1724). A encenação com bonecos tão refinados requer manipuladores de notável habilidade, treinados ao longo de muitos anos.