Shinkansen

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O trem bala japonês


O trem bala japonês chama-se “Shinkansen” e eles foram os primeiros a implantar uma rede de trens de alta velocidade. 80% das linhas são operadas pela JR (Japan Railways) um consórcio privado que comprou nos anos 80 a concessão governamental.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

Uma dessas linhas, a Tokaido/Sanyo Shinkansen conecta Tóquio a Osaka (515,4 km) e foi inaugurada em 1964, sendo a primeira linha de shinkansen do Japão e a primeira linha de trem rápido do mundo. Em 1964 os trens dessa linha já alcançavam quase 200 km/hora, e hoje os trens de nova geração superam os 300 km/hora.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

Existem três categorias de trem: Nozomi, que só para nas estações mais importantes e que demora entre Tóquio e Osaka 2 horas e meia; Hikari, que para num número um pouco maior de estações e que demora 3 horas entre Tóquio e Osaka; e finalmente os Kodama, que param em todas as estações e são os mais lentos.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

Os trens que correm nessa linha foram fabricados em anos diferentes e são de diferentes séries. A 300 shinkansen começou a operar em 1992 e chega a uma velocidade máxima de 270 km/hora.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

A série 500 tem os trens mais rápidos, mais poderosos e mais caros. Por isso existem poucos trens dessa série. Eles operaram numa velocidade máxima de 300 km/hora. Eles começaram a ser usados em 1997.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

A série 700 começou a ser usada em 1999 e são trens mais baratos que os 500. Eles chegam a uma velocidade máxima de 285 km/hora e tem uma frente que lembra um bico de pato.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

Mas existem alguns trens da série 700 que não tem essa frente, e são chamados de Rail Star.

Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.
Ferramentas de pedra polida. Museu Nacional de Tokio.

E está chegando uma nova geração que só leva três carros e chega a 581 km/hora. É o JR Maglev.

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